10 melhores estratégias para gerar leads

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Você deseja gerar mais leads para expandir sua imobiliária, escola, clínica enfim, o seu negóco, mas possui tempo e orçamento limitados para isso?

Você estar se perguntando o que você deveria fazer, quais táticas de geração de leads são mais eficazes (...).

A boa notícia, nós, da ALT, fizemos uma pesquisa, conversamos com especialistas e testamos dezenas de táticas e chegamos as 10 melhores táticas de geração de leads mais eficazes.

Vamos explicar por que cada um é tão eficaz e como fazê-los corretamente.

Algumas coisas que você deve saber primeiro sobre geração de leads.

1. Não há bala de prata.

Os melhores resultados da geração de leads vêm do uso de algumas táticas eficazes ao mesmo tempo.

Eles se diferem durante a jornada do cliente para converter mais pessoas. 

Talvez você precise desenvolver lentamente várias táticas, mas valerá a pena.

2. Você precisa investir para ganhar dinheiro

As pessoas tendem a ver a possibilidade de gerar leads através de ferramentas gratuitas como algo barato.

São os chamados hacks.

Apesar de estratégias inestimáveis, sem investir em tráfego (pago ou orgânico, na forma de SEO), a geração de leads dificilmente escalará.

Acreditamos que o seu tempo é limitado, portanto, um recurso inestimável para sua empresa e, em última análise, o tempo é mais valioso que dinheiro.

Então, não tem como fugir: para gerar leads e fazer o seu negócio crescer, você precisará contar com algum investimento.

3. A geração de leads é um processo multi-touch.

Os leads irão interagir com sua marca de várias formas, talvez uma dúzia de maneiras antes da conversão.

Rastrear os canais e dispositivos é vital.

A atribuição adequada tende a ser o maior desafio dos profissionais de marketing.

Como você pode saber se uma estratégia de geração de leads está funcionando?

Você precisará fazer a conexão, mas há algumas métricas para focar e uma fórmula simples que pode ajudar.

Custo por lead: quanto você gasta nesse canal ou tática para atrair uma pessoa interessada em comprar de você?

Se isso custa apenas tempo, normalmente atribuímos esse valor a "de graça".

Fonte: Linchpin SEO

Qualidade do lead: qual a probabilidade desse contato comprar de você?

Se 1 em cada 10 contatos gerados a partir desse canal comprar o seu produto ou serviço, sua qualidade de lead será de 10%.

Custo por clique: para anúncios digitais, quanto você precisa pagar para que uma pessoa clique no seu anúncio e visite seu site?

Taxa de cliques (CTR): de todas as pessoas para quem você envia uma mensagem ou exibe um anúncio, qual a porcentagem delas clicam no seu site?

Custo por aquisição: geralmente visto como custo para adquirir um cliente (CAC), é quanto você gasta para obter uma nova compra.

Valor médio do cliente / Tempo de contrato: quanto um cliente gasta com você?

Uma fórmula simples para verificar o desempenho de uma tática é "(custo por lead / taxa de conversão) / valor médio do cliente = X"

Se X for menor que 1, a tática é lucrativa.

Se for maior, você está perdendo dinheiro.

Depois, você pode determinar o quão lucrativo precisa de uma tática para chamá-la de "bem-sucedida".

Exemplo:

Digamos que custa R$ 100 para obter um lead, 20% deles compram e eles pagam R$ 1.000 em média.

A matemática é (R$ 100 / 0,20) / R$ 1.000 = 0,5. Essa é uma tática lucrativa.

10 melhores táticas para gerar leads

1. Fale em eventos educacionais.

Ninguém quer "ser comprado", mas a maioria das pessoas quer aprender.

Falar em eventos oferece a oportunidade de flexibilizar seus conhecimentos, criar confiança e aprimorar seu público-alvo.

Essa tática tende a funcionar melhor para produtos e serviços com ticket mais alto, mas pode funcionar bem para todos os tipos, seja falando em uma grande associação ou em um pequeno almoço local.

Algumas dicas para fazê-lo funcionar:

Concentre-se no problema, problema, problema.

Seu público-alvo está tentando atingir uma meta, mas algo está impedindo-a.

Construa esse problema para ser um monstro enorme (é o que os especialistas em copy chamam de agitação) destruindo suas chances de conquista (porque é).

No final, você gastará tanto tempo conversando sobre o problema que o público sabe que você entende a situação deles e deseja uma solução.

Depois, você toca na solução que sua empresa fornece e seu público ficará empolgado.

Para obter mais dicas sobre como contar uma história interessante, consulte a estrutura do keynote do Storybrand.

Adicione oportunidades de captura de leads aos seus slides.

No final da apresentação, separamos um slide com um URL de uma landing page com um formulário na qual o lead deverá preencher para obter os slides da apresentação.

Os participantes preenchem o formulário e recebem uma mensagem de resposta automática com um link do Apresentações Google Drive.

Em seguida, acompanhamos quem mandou uma mensagem no Linkedin.

Oferecemos valor a eles enquanto aumentamos o envolvimento com nossas redes sociais.

Acompanhe todos.

Você deve obter uma lista dos participantes de qualquer evento em que falar.

Pergunte se necessário.

Porém, antes de sair do evento, faça o maior conexões possíveis.

Responda perguntas individuais, fique por perto, ofereça conselhos, marque reuniões e chamadas.

Aproveite ao máximo a oportunidade.

técnicas de geração de leads

Fonte: MarketingCharts

2. Envie emails frios com prova social.

A maioria das pessoas ainda verifica seus e-mails quase 80 vezes por dia.

Eles estão procurando trabalho, parcerias e coisas para melhorar sua vida pessoal ou profissional.

Mas a má notícia é que ignoramos 85% dos e-mails que recebemos.

O principal problema é que as pessoas costumam ter pouco tempo a perder com emails, e costumam julgar rapidamente vão, ou não, obter valor com seu e-mail (ou se seria muito trabalhoso lê-lo).

Então, o que deve fazer?

- Toque diretamente no problema com o qual estão lidando;
- Prometa que vai ajudá-los a resolvê-lo;
- Forneça uma etapa de ação simples para transformá-los de contato em lead (como marcar uma chamada);
- Compartilhe um conteúdo visual, como uma imagem de avaliação de um cliente ou marca conhecida, ou um vídeo de estudo de caso;
- Use uma linha de assunto que pareça uma conversa pessoal, não uma promoção;
- Mantenha todo o seu email conciso, com o mínimo de palavras possíveis;

Agora que você acertou em cheio, como encontra os contatos?

Primeiro você precisa saber quem é seu alvo.

Qual é o setor, tipo de empresa, cargo e outros detalhes?

Em seguida, use o Google Earth e pesquise essas empresas em uma determinada cidade.

Acesse seus sites e obtenha seus endereços de e-mail usando uma ferramenta como Hunter.io ou Snov.io .

Use uma ferramenta para limpar emails inexistentes e evitar hard e soft bounces, que podem bloquear a sua conta se estiver usando uma ferramenta de disparo em massa.

Ao resolver o processo, você perceberá que é eficaz, mas entediante.

É quando um assistente virtual (ou vários) se torna valioso. 

3. Crie e promova conteúdo de vídeo envolvente.

O vídeo não é todo o futuro do marketing ou do conteúdo, como todos dizem.

Mas o conteúdo de vídeo funciona muito bem em qualquer mercado.

O vídeo também oferece o poder de agregar uma tonelada de valor em um pequeno espaço de tempo, e existem várias maneiras de ajudá-lo a gerar leads.

Conteúdo "gate" para demonstrações de produtos e eventos ao vivo.

Você tem algo que as pessoas querem ver e estão dispostas a trocar seus dados de contato para obtê-lo.

Portanto, "bloqueie" esse conteúdo, adicionando um formulário de contato que os espectadores precisam preencher antes de poder assistir.

É especialmente eficaz para demonstrações de produtos.

Em seguida, peça à sua equipe de vendas que acompanhe todos os leads que entrarem.

Ferramentas como Wistia e Vimeo (entre outros) oferecem conteúdo restrito nos planos de negócios.

Grave vídeos personalizados curtos para cada cliente em potencial.

Um vídeo personalizado deve informar aos possíveis clientes

(a) quem você é,

(b) por que está entrando em contato ou como pode ajudar; e

(c) que etapa você precisa que eles façam (faça uma chamada, verifique seu site, responda à sua mensagem etc.).

Isso pode parecer demorado, mas cumpre a regra nº 1 de marketing digital - prenda a atenção deles.

Compartilhe os depoimentos dos seus clientes.

Vídeos de seus clientes dizendo o quão bom você é, é uma ferramenta poderosa para transformar estranhos em leads de qualidade.

Vídeos de alto valor de produção com executivos de grande nome que compartilham o problema que eles têm podem parecer sofisticados (e fora de alcance).

Mas o que é mais eficaz, e bem abaixo do orçamento, é pedir a qualquer cliente para gravar um vídeo selfie rápido no próprio telefone, e compartilhar o problema que tiveram e como a sua empresa ajudou.

4. Acumule leads frios em seus DMs.

Uma das partes mais difíceis da geração de leads é conectar-se aos seus alvos ideais.

Por menos do que o custo da mala direta, você pode receber sua mensagem na caixa de entrada desses destinos.

E com a mensagem certa, você pode obter taxas de cliques de 30 a 50%, mantendo o custo por clique em R$ 1 ou menos (no Facebook, pelo menos).

Os Anúncios de mensagens do LinkedIn e os Anúncios do Facebook Messenger são as duas plataformas mais eficazes, dependendo de quem você está tentando alcançar (LinkedIn para empresas B2B, Facebook com um apelo maior para para o B2C mas pode ser usado para o B2B também).

Para que essas mensagens funcionem, elas devem ser compreensivas e informais, mostrar o que você/sua empresa pode oferecer de valor real e caber inteiramente dentro da caixa de mensagens do alvo sem fazê-las rolar.

Resolva um problema, diga a eles que você pode ajudar e execute uma etapa de ação simples.

custo por lead

PC: Examinador de mídia social

5. Use ímãs de leads para atrair clientes em potencial.

Os ímãs são brindes que você oferece aos visitantes do site ou nas redes sociais em troca dos seus contatos.

Isso os coloca no seu funil de leads.

Um varejista pode oferecer 20% de desconto em sua primeira compra em troca de detalhes de contato que eles podem usar para enviar textos, e-mails e anúncios de redirecionamento mais tarde.

Uma empresa de segurança cibernética pode oferecer uma auditoria gratuita de todos os seus sistemas e sugerir um plano, o que seria difícil dizer "não" se encontrassem algo que precisasse ser consertado.

O ímã remove a barreira de entrada (custo), ao mesmo tempo, oferece algo valioso.

E funcionam bem em todos os setores.

Você pode oferecer um produto pequeno e gratuito, descontos em compras feitas no mesmo dia, consultas ou testes gratuitos e muito mais.

6. Crie conteúdo de qualidade no blog

As pessoas estão pesquisando on-line informações relacionadas aos produtos e serviços que você oferece.

Eles podem não estar prontos para comprar ainda, mas estão interessados em aprender mais.

Produzir conteúdo é talvez a melhor maneira de capturar esse interesse.

Mas você não pode simplesmente "jogar" algumas centenas de palavras de vez em quando e achar que vai gerar leads aos milhões.

Os sites que ocupam a primeira página dos resultados da pesquisa no Google fornecem o conteúdo mais relevante, útil e atraente para abordar cada pesquisa específica.

Portanto, se o seu conteúdo estiver mais ou menos, você será classificado da mesmas forma nos resultados de busca, o que significa que ninguém nunca verá sua página.

Você precisa criar "conteúdo de qualidade" para combater isso - conteúdo criado com a intenção de ser 10X melhor do que qualquer outra coisa sobre esse tópico.

Quando o seu conteúdo for o melhor - o mais relevante, útil e envolvente -, você será classificado no topo dos resultados de pesquisa, obterá tráfego orgânico e gerará mais leads.

As postagens do seu blog precisam:

1. Discussão aprofundada de um tópico específico usando variações de palavras-chave ao longo do post (como "mensagens de texto para assistência médica", "mensagens de texto para pacientes", "mensagens de médicos com pacientes" etc.). Normalmente, as postagens mais longas (algumas mil palavras) têm melhor desempenho.

2. Envolver conteúdo multimídia, como vídeos, gráficos, questionários e formulários. 

3. Backlinks de outros sites respeitáveis, que informam aos motores de busca que você é confiável.

Esses três pontos são cruciais para classificar bem na pesquisa, mas o conteúdo interativo em particular (como formulários incorporados, vídeos restritos e muito mais) é particularmente útil para transformar espectadores em leads.

Eles fornecem ações simples para o lead entrar no seu funil de vendas. 

7. Realize webinários, lives e demonstrações de produtos.

À medida que você se sai bem na criação de demanda por seus produtos e serviços, os potenciais clientes em potencial desejarão

(a) aprender mais com você e

(b) aprender mais sobre você.

Isso torna os webinars e demos virtuais adequados para a geração de leads.

Os seminários on-line são apresentações ou discussões com vários participantes sobre tópicos nos quais você tem experiência, geralmente tópicos para os quais sua empresa tem soluções.

Você promoverá um webinar ou live nas listas de assinantes, nas mídias sociais e em seu site para impulsionar os cadastros.

Você acompanhará esses usuários cadastrados com lembretes em forma de mensagens pela rede social ou emails, realizará o seminário on-line e continuará a nutrição destes leads com conteúdo, monitorando (através de uma ferramenta de lead scoring) quando eles estiverem prontos para comprar.

As demonstrações de produtos, por outro lado, são tipicamente individuais, ou talvez uma equipe individual, e se concentram especificamente em como seu produto ajuda essa pessoa ou organização a atingir seus objetivos.

São muito eficazes.

8. Acelere seu site.

Como isso é uma tática de geração de leads?

40% das pessoas saem de um site se levar mais de 3 segundos para carregar.

Portanto, se você não for rápido o suficiente, estará perdendo automaticamente 40% de suas oportunidades.

Pior, os mecanismos de pesquisa priorizam sites que carregam mais rápido e punem sites que não carregam.

Por que o Google enviaria seus usuários para sites que apenas os frustram?

Ter um site lento coloca você em um buraco profundo rapidamente.

Então, o que acontece se você acelerar o seu site?

velocidade do site e a taxa de conversão

PC: Cloudflare

Os estudos de caso mostram melhorias na conversão de 15 a 50% (dependendo de onde você iniciou e outros fatores) e aumentos nas vendas de milhares a centenas de milhares todos os meses.

O aumento da velocidade da página também tem efeitos em cascata na otimização de mecanismos de pesquisa e geração de leads ao longo do tempo.

Você parece mais confiável e ainda mais quando o seu site oferece boas experiências de forma consistente.

Não sabe o quão rápido é o seu site? Tente usar o Pingdom ou o PageSpeed Insights .

9. Gere leads e conversões com mensagens de texto recebidas.

Você quer que as pessoas entrem em contato, e 9 em 10 preferem enviar mensagens pelo WhatsApp do que ligar.

Portanto, ofereça aos visitantes do site a opção de enviar uma mensagem de texto para você.

É mostrado que a oferta de mensagens aumenta a geração de leads em 30 a 100%.

Portando, crie um link para o WhatsApp, basta pesquisar diversas ferramentas de criação de links para WhatsApp.

10. Aperte o cinto na otimização do mecanismo de busca.

Quanto melhor o seu SEO, mais pessoas você atrairá para o seu site e, com uma boa taxa de conversão , mais visitantes serão convertidos em leads.

Existem mais de 200 fatores comprovados que determinam como os mecanismos de pesquisa classificam as páginas, mas você encontrará bastante sucesso concentrando-se em apenas alguns.

Use variações de palavras-chave em conversação.

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa não são mágicos, mas eles leem as palavras das suas páginas para ver o quão relevantes e úteis são para termos de pesquisa específicos.

É por isso que escolher uma palavra-chave para classificar e, em seguida, usar variações dessa frase em toda a página ajuda a classificar e atingir melhores posições.

Anote URLs, cabeçalhos e meta.

Seus URLs devem ser curtos e incluir a palavra-chave para a qual você deseja classificar.

Suas páginas também devem ter definido cabeçalhos H1 e H2 que incluem variações de palavras-chave, assim como sua meta descrição.

Melhore o tempo de carregamento da página.

Como já falamos, sites mais rápidos geram mais leads e têm uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Atualize seu site regularmente.

Os mecanismos de pesquisa estão procurando relevância , e uma maneira de identificar o quanto você é relevante é a frequência com que você atualiza seu site.

A publicação de novas postagens no blog e a criação de novas páginas de destino são ótimas (e geralmente fáceis) de serem adicionadas.

Mas você ainda precisa atualizar as páginas existentes regularmente também.

As páginas têm uma vida útil de pesquisa de dois anos, portanto, volte e atualize-as o suficiente.

Torne seu site mais fácil de navegar.

Sites que são úteis para os usuários são fáceis de navegar.

É por isso que os mecanismos de pesquisa analisam a clareza da navegação no site.

Se alguém está na sua página inicial, por exemplo, quão fácil é acessar outra página de que precisa? 

Suas páginas principais normalmente precisam vincular umas às outras, e é útil quando as suas navegações de cabeçalho e rodapé definem claramente todas as opções que as pessoas podem visualizar por categoria.

Ganhe backlinks de alta qualidade.

O algoritmo de busca do Google foi modelado em pesquisa acadêmica.

Nos acadêmicos, você avalia o valor de um determinado artigo e quantas vezes outros o citam em suas próprias pesquisas.

Os sites funcionam da mesma maneira - você obtém pontos sempre que outro site respeitável é vinculado ao seu.

Como você começa a gerar mais leads?

Há muitas táticas para implementar aqui, e quanto mais você usar, melhor.

Mas se você está apenas começando, comece pequeno.

Escolha uma tática, trabalhe nela, monitore o progresso e depois passe para a próxima tática.

Para obter mais ajuda, acesse outros artigos ou nossos materiais ricos.


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