Gerenciar uma loja virtual requer planejamento. Isso porque antes de mais nada, é imprescindível elaborar uma boa estratégia, conhecendo o público-alvo e pensando na experiência do usuário.
Existem no mercado muitas plataformas de e-commerce para desenvolver sua loja. Mas afinal, qual é o mais assertivo para o seu negócio?
É comum que os empreendedores fujam de serviços como Mercado Livre e eBay, por conta das altas comissões sobre as vendas. Para quem quer uma loja completa e profissional, a alternativa é optar por um negócio próprio na internet.
No artigo de hoje, a Alt apresenta para você algumas das plataformas mais utilizadas para e-commerce na atualidade, independentemente do seu segmento. Boa leitura!
Conteúdo deste artigo
- Por onde começo a montar meu comércio virtual?
- O que não pode faltar em uma loja virtual?
- 15 plataformas de e-commerce para desenvolver sua loja
- Qual a melhor plataforma de e-commerce?
Por onde começo a montar meu comércio virtual?
Uma plataforma de e-commerce nada mais é do que uma plataforma de vendas online que visa oferecer as ferramentas completas para gerenciar uma loja online.
Incluir e excluir produtos, modificar layouts, possibilitar integrações, acompanhar desempenho, interagir com clientes e prospects são apenas algumas das funcionalidades fundamentais.
O ideal para primeiro passo é contar com alguém com expertise em programação. Mas se você quer mesmo é se jogar por conta própria no mundo do comércio virtual, saiba que existem plataformas bastante didáticas.
Pensadas para leigos, elas facilitam muito na hora de iniciar a empreitada da sua loja online.
Antes de partir para os nomes propriamente ditos, fizemos uma lista de pontos aos quais você deve se ater antes de criar sua loja virtual. O que não pode faltar em uma loja virtual:
Experiência do usuário: ao entrar em uma loja física, precisamos nos sentir bem. O mesmo ocorre no ambiente online.
Personalização: a aparência conta. Sempre que possível, optar por plataformas de código aberto é a garantia de mais personalização.
Isso significa que elas podem ser estudadas, modificadas e distribuídas aos usuários livremente.
Ferramentas de marketing: ferramentas de recuperação de carrinho abandonado, SEO e e-mail marketing contribuem para melhorar os resultados.
Facilidade de uso: afinal de contas, quando mais ágil for o gerenciamento da plataforma, melhor. Tempo é dinheiro.
Desempenho: ninguém tem paciência para sites que não carregam rapidamente. Este é um dos grandes fatores de abandono de carrinho.
O cliente vai para a concorrência.
Ferramentas de back-end: dizem respeito ao suporte necessário para gerenciar a loja online. Quanto mais práticas (e ao mesmo tempo completas), melhor!
Escalabilidade: conforme sua empresa cresce, sua loja precisa acompanhar o ritmo. Opte por plataformas nas quais haja suporte para produtos ilimitados e mais opções de pagamento, por exemplo.
Agora que você já tem uma boa ideia dos atributos necessários, é hora de verificar as possibilidades. A lista é vasta e procuramos expor alguns prós e contras para facilitar a tomada de decisão.
Com certeza alguma delas vai se encaixar perfeitamente com os seus objetivos.
Lista de plataformas de e-commerce para desenvolver sua loja
Wix
O Wix é uma das mais utilizadas plataformas justamente por ser de fácil administração.
Otimizado para dispositivos móveis (ponto importante), ele permite atrelar o pagamento ao PayPal.
E para ficar ainda melhor, ele disponibiliza sistema de gerenciamento de pagamentos e até acompanhamento de entregas.
Um ponto desfavorável é que o Wix não tem código aberto, sendo complicado adicionar funções extras.
Magento
É considerada por muitos uma das mais queridinhas plataformas de e-commerce da atualidade, apesar de não ser tão fácil de gerenciá-la.
É paga e oferece uma série de planos, incluindo alguns bastante acessíveis para quem está começando. Ao adquirir algum plano, inclusive, há a possibilidade de inserir extensões com ótimas funcionalidades.
Entre as plataformas que permitem boa personalização da loja virtual, o Magento desponta.
WooCommerce
É basicamente um plugin do WordPress, sendo, portanto, destinado apenas a sites que utilizam esta plataforma.
Trata-se de uma excelente funcionalidade, porque praticamente transforma blogs e outros sites em comércios online.
Muitos influenciadores digitais usam o WooCommerce para a venda de produtos que mencionam nos seus conteúdos diários, inclusive.
O bom é que existe a possibilidade de adicionar algumas facilidades, como chat para atendimento aos clientes.
Ponto negativo é que o WooCommerce requer algum conhecimento técnico.
Shopify
Plataforma que funciona por assinatura, o Shopify é também bastante popular.
Ele conta com modelos prontos e de fácil administração, sendo possível montar e configurar uma loja virtual a partir de poucos cliques.
Também responsivo, isto é, adaptável a todos os dispositivos, o Shopify também se preocupa com as redes sociais: você pode colocar o pixel do Facebook na loja virtual, assim criando públicos personalizados para os anúncios.
Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma repleta de possibilidades de personalização.
Podendo ser associada ao Google Analytics, ela facilita a vida também na hora de lançar os produtos e categorizá-los.
Mas sua melhor parte é a integração junto a serviços de entregas, como os Correios, e de pagamento, a exemplo do PayPal e do Mercado Pago.
GoDaddy
Fácil de usar, o GoDaddy se popularizou bastante nos últimos tempos.
Por não requerer grandes conhecimentos sobre codificação, ele acaba sendo uma ótima alternativa.
Com diversos planos à escolha, normalmente quem está iniciando nos negócios virtuais utiliza esta plataforma.
Em contrapartida, ela não apresenta muitas ferramentas criativas e de controle avançado.
Squarespace
O Squarespace é muito semelhante ao Wix.
Trata-se de uma plataforma paga de comércio eletrônico com alta capacidade de controle criativo.
O mais legal é que ele permite integrar totalmente às redes sociais. Então se o negócio é encantar com um portfolio atraente, esta é uma boa opção.
O ponto negativo é a falta de diversidade de pagamentos.
Loja Integrada
Bastante utilizada no Brasil, a Loja Integrada conta com planos grátis e pagos em real.
Completa, a plataforma oferece basicamente todas as soluções para uma loja virtual bombar.
O melhor é que o pagamento é integrado com Mercado Pago, PayPal, PagSeguro e conta até mesmo com a opção de pagamento no ato da entrega do produto.
XTech
A XTech pertence ao mesmo grupo da Loja Integrada.
Entretanto, é mais voltada a lojas maiores, com orçamentos mais robustos.
Toda personalizada, é possível customizar totalmente os layouts, deixando-os a cara da sua marca.
Integração com sistema ERP e sistemas de transporte é outra funcionalidade marcante.
Além disso, a XTech ainda oferece uma série de opções de pagamento e cuidados com o importantíssimo SEO.
OpenCart
Plataforma de código aberto com boa comunidade de suporte, o OpenCart é fácil de usar.
Em poucos minutos, a loja já pode estar no ar. Entre as vantagens, também estão os planos acessíveis.
Um ponto nem tão positivo é a baixa incidência de plugins disponíveis para incrementar o negócio.
Tray
Esta é outra plataforma bastante difundida no Brasil.
Ela reúne todos os recursos necessários para iniciar um comércio eletrônico do zero.
Está há 17 anos no mercado. A empresa afirma que no total, são 200 recursos disponíveis para adicionar às lojas.
Outra vantagem é a integração com alguns dos principais marketplaces do mercado, além de suporte online e por telefone.
osCommerce
De fácil configuração, o osCommerce não exige experiência em plataformas de comércio eletrônico.
Um fator positivo é a grande comunidade ativa que garante muitas extensões e temas grátis.
Entretanto, em função de ser pouco escalonada, esta não é uma plataforma indicada para grandes lojas.
Drupal
O Drupal é uma plataforma de código aberto, motivo pelo qual é mais indicado a programadores ou pessoas que já tenham algum conhecimento sobre softwares.
Trata-se de uma ferramenta de ótimo custo-benefício, também aprimorada constantemente por uma comunidade bastante ativa.
AbanteCart
Esta não é uma plataforma cujo nome você tenha ouvido por aí.
No entanto, trata-se de uma formidável opção para iniciantes no mundo do e-commerce, por ser didática na medida. Conta com muitas funções e um painel de controle intuitivo.
VTEX
A VTEX é utilizada por grandes marcas, como Walmart e Nokia.
Ela é sensacional, porque consegue reunir todo o processo administrativo.
Seu valor varia de acordo com o faturamento da empresa, partindo de R$ 18 mil. Grandes e-commerces do mercado a utilizam.
É hoje reconhecida como uma das plataformas mais completas, porém mais caras do mercado.
Dooca
Ótima plataforma, oferece planos acessíveis que permitem escalar sua loja.
Possui todas as ferramentas de marketing e integrações.
Conclusão
Afinal, de todas estas, qual é a melhor plataforma de e-commerce?
A resposta é: depende! Isso mesmo. Pode parecer vago, mas a melhor plataforma será aquela que reunir o melhor custo benefício para o seu negócio.
Neste sentido, voltamos ao começo do artigo: planejamento é a palavra de ordem.
Qual o objetivo da minha loja?
O que quero vender?
E para quem?
Quanto disponho para montar meu e-commerce?
Tendo respondidas estas perguntas, fica mais fácil.
E sempre que puder, utilize um parceiro confiável e expert em programação.
As plataformas ajudam, mas não há nada como contar com um suporte personalizado e focado no seu negócio.
Estamos aqui para isso!
Vamos bater um papo sobre sua futura loja virtual?