5 dicas essenciais de marketing para pequenas empresas

O marketing para pequenas empresas é um grande aliado nas vendas, no aumento dos lucros e no reconhecimento de sua marca. Para esclarecer suas dúvidas e te fazer colocar os dois pés à frente desse projeto, trouxemos 5 dicas essenciais de como utilizar o marketing em sua empresa.

1. Não entre em pânico: tenha um plano

O item mais importante aqui é o planejamento. É nesta parte da história que você dará um rumo para seu investimento no marketing. As ações serão norteadas e haverá um registro de tudo o que você pretende fazer, o que já foi feito e os resultados disso. Com isso, fica claro o quanto é importante sentar junto aos seus sócios e escrever todos os tópicos essenciais nesse processo.

2. Fique de olho: conheça seus concorrentes

É fundamental conhecer seus concorrentes e saber como eles se comportam no mercado. Saiba quem eles são, o que eles vendem, quais são seus pontos positivos e negativos e qual o seu comportamento de forma geral no segmento. Você pode realizar essa pesquisa nos sites da concorrência, por exemplo, avaliando a forma com que eles atendem nas diversas redes de contato disponíveis.

3. Seja compreensivo: entenda seu público

Para resultados mais eficazes, você deve conhecer primeiro o público que receberá a sua divulgação e entender qual a melhor maneira dos seus esforços chegarem até eles. Um dos maiores erros das pequenas empresas é não conhecer exatamente quem consome seus produtos e serviços. Saiba quem eles são, do que gostam e quais desejos podem vir a ser uma grande demanda de mercado.

4. Pense no online: invista no marketing digital

Todos nós em algum momento, já procuramos online antes de ir a alguma loja. Temos tendência a clicar no primeiro link e confiar naquela pesquisa. É aí que entra o marketing digital. Algumas estratégias que podem fazer sua empresa ser mais vista são: o uso de anúncios em rede de pesquisa, sites, redes sociais e o famoso SEO (otimização de sites). No Facebook, por exemplo, você fica sabendo quais os posts mais relevantes e interessantes por meio das curtidas. No seu site, sabe quantas pessoas o acessaram e quais a palavras-chave utilizadas para chegar até ali. Utilize a internet para aumentar seu relacionamento com o público e para trazer a identificação deles com a sua marca. A web possui ferramentas bastante úteis para conhecer seu consumidor, saber seus interesses e identificar quais conteúdos mais os agradam.

5. Entenda o que houve: não se esqueça dos resultados

Para que o seu trabalho no marketing tenha valido a pena, é essencial mensurar os resultados. Com o planejamento inicial em mãos, veja quais ações foram feitas, o que foi mudado, o que funcionou e o que pode não ter dado tão certo. Esses dados vão te auxiliar nas decisões futuras e nas possíveis mudanças a serem realizadas no projeto. O rumo das campanhas depende disso. Viu como o marketing para pequenas empresas parece ser um assunto menos assustador agora? Seguindo as nossas dicas, você pode se jogar no investimento e colher os louros dessa estratégia. Mas não se esqueça que é fundamental investir também na sua equipe. Quer aprender como otimizar a gestão do seu time? Então, leia nosso artigo sobre o assunto para entender como deixar sua equipe eficiente e motivada.

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.