5 dicas para vender imóveis pelo Facebook

O Facebook tem um grande potencial de aquisição e venda, isso todo mundo já sabe, o que as imobiliárias ainda não sabem (digo isto exclusivamente por observação e experiência) é como tornar todo este potencial em vendas ou negócios.

A seguir, contamos diversos segredos exclusivos para você utilizar esta rede social de forma muito mais eficiente na hora de divulgar e vender imóveis.

Como alcançar o público certo com suas publicações

Já realizamos diversos testes trabalhando com o mercado imobiliário e podemos dizer que duas audiências precisam estar nos seus anúncios:

- Anunciar para o público que segue sua página no Facebook ou perfil no Instagram;
- Público envolvido por estas página/perfil.

Isso porque estes públicos já deixaram claro que conhecem a sua imobiliária e estão querendo receber as suas ofertas, portanto, tem uma chance muito maior de responder às suas publicações/anúncios.

O Facebook também permite que você crie um público personalizado e semelhante.

Você pode fazer isso de 3 formas principais:

- Público de lista de clientes: Utilize uma lista de clientes que já compraram, ou se interessaram através de algum cadastro, algum imóvel seu ou da sua agência;
- Tráfego do site: Você pode impactar pessoas que acessaram páginas específicas do site ou o site como um todo;
- Envolvimento no Facebook/Instagram: Impacte as pessoas que já curtiram, comentaram ou compartilharam suas postagens no Facebook.

O público semelhante a uma lista de clientes compradores, de longe, gera mais resultado.

Para criá-lo, você deve subir a lista no gerenciador de anúncios, criar um público personalizado desta lista e, depois, criar públicos semelhantes de 1% até 5%.

 

publico semelhante

Uma última dica sobre impactar o público correto é realizar uma segmentação com faixa de valor.

O Facebook retirou a possibilidade de impactar as pessoas com base em sua faixa de rendimento familiar, porém existe ainda a opção de impactar pessoas com base na afinidade a produtos com médio ou alto valor.

Além disso, é possível impactar pessoas que viajam internacionalmente frequentemente, o que, com o atual valor das moedas como euro e dólar, é um indicativo claro de alto poder aquisitivo.

Pode-se impactar também usuários proprietários de determinadas marcas como IPhone, entre outras características que, juntas, podem auxiliar na segmentação do público correto.

Dê preferência à divulgação dos imóveis

Quem curte uma página de imobiliária, não está lá muito interessado em receber conteúdo sobre o dia da natureza, dia do silêncio e etc.

É claro que pensar em uma agenda de conteúdo diversificada e interessante é muito importante, e eu saliento que você deve fazer isto mesmo, mas dê preferência à divulgação de bons produtos, afinal, as pessoas que estão procurando imóveis uma hora encontram, então você precisa alimentá-las e se fazer presente. 

Geração de Cadastros: a campanha para gerar leads

Se você está iniciando nas divulgações pelo Facebook, esta deveria ser sua primeira campanha.

A campanha de geração de leads oferece a possibilidade de gerar leads de forma simples e fácil e começar a realizar seus atendimentos.

Se você precisar de alguma ajuda, recomendamos este ebook que oferece um ótima visão sobre como iniciar no marketing digital para o mercado imobiliário.

Além disso, você receberá um curso simplificado para criar suas campanhas de leads no Facebook e 30 templates de anúncios testados para você usar.

Algumas sugestões que sugerimos que você implemente quando criar seus anúncios:

Teste deixar a segmentação o mais ampla possível

Este estudo realizado e comprovado pelo próprio Facebook mostrou que dar liberdade para o algoritmo escolher o melhor público para o seu anúncio pode aumentar muito o seu resultado. O artigo mostra que deixar a segmentação sem interesse fez a performance de um anúncio melhorar 23x.

Posicionamentos automáticos e uma segmentação sem interesses, sem públicos semelhantes (...), sei que é difícil de acreditar, trouxe 23x no desempenho de conjuntos de anúncios. Por que não experimentar?

Opte pela Otimização de Campanha (CBO)

Optar pela otimização de orçamento de campanha faz com que o seu orçamento seja direcionado para o público com a melhor performance.

Evita o microgerenciamento da campanha e o "pausa, edita e roda" que prejudica bastante a performance do anúncio.

Separe públicos com tamanhos diferentes em campanhas diferentes

É comum encontrar conjuntos de anúncios dentro de uma mesma campanha cujos públicos são muito discrepantes.

Um possui uma segmentação de 300mil e outro de 30mil.

O que acontecerá?

De forma a entender qual público é melhor, Facebook tentará mostrar o anúncio de forma proporcional.

Exemplo, para 5% de 300mil e 30mil.

O público maior gastará muito mais do que outro, mesmo que esteja com uma performance pior.

Procure agrupar públicos com tamanhos semelhantes nas mesmas campanhas para evitar este problema.

Crie uma hierarquia para os públicos

Um erro muito comum é ter diversas campanhas concorrendo entre si, impactando diversas vezes o mesmo usuário e prejudicando a otimização e alocação de verba.

Como resolver?

Monte uma hierarquia para seus públicos indo do menor ao maior (em tamanho) ou qualidade e exclua os públicos dentro do conjunto de anúncios de cada público.

Exemplo:

A (público de site, que possui 10mil de tamanho)

B (Envolvimento com página do Facebook, possui 30mil de tamanho) - A 

C (Lista de leads com 70mil de tamanho) - A - B

Encontre o anúncio vencedor antes de testar diversos públicos

Um ponto importante é testar diversos imóveis e criativos antes de criar vários públicos.

Algumas imobiliárias, quando anunciam seus produtos, cometem o erro de testar um imóvel em diversos públicos.

E qual o problema?

Você nem sabe ainda se o anúncio vai peformar e já está espalhando em diversos públicos, qual é o resultado provável?

Se o criativo for ruim, você não terá tido resultados e pior, acreditará que os públicos é que são ruins.

Nossa sugestão:

Inicie com diversos criativos e imóveis, encontre os campeões e pause os ruins.

Depois disso, aí sim, duplique os conjuntos de anúncio e teste outros públicos com estes criativos.

Divulgação dos imóveis via Marketplace

Dependendo do tipo de produto que sua imobiliária trabalha, o Marketplace pode ser uma ótima opção para anunciar seus imóveis.

Este formato ainda não está disponível no Brasil, mas poderá ser lançado em breve.

Aqui você pode encontrar mais informações.

Utilize o anúncio de carrossel nas suas campanhas e postagens na página

Em nossa experiência, um dos anúncios que mais impacta é o de carrossel.

Além de facilitar a visualização, gera mais engajamento e organiza as informações do imóvel.

Quando falamos em Facebook, é preciso sempre avaliar o contexto.

Você estará dividindo a atenção do usuário com fotos e textos de amigos e parentes, além de anúncios e publicações de outras páginas.

Então, escolha bem o seus produtos, utilize as melhores fotos e ângulos dos melhores imóveis e faça o seu anúncio de multiproduto.

Se você ainda não sabe qual é o anúncio multiproduto, é este aqui embaixo. Para aprender a criar um, acesse aqui

Para vender imóveis online, analise os resultados da forma correta

Para você mensurar se está atingindo o resultado que gostaria, e até pra comparar com as outras mídias, a primeira dica é criar os links dos imóveis divulgados.

Criar links?

Eu explico.

Mídias como o Google Ads possuem uma integração muito fácil com o Google Analytics, já que pertencem á mesma empresa.

Agora, Facebook não é assim tão simples.

Para você conseguir entender e obter mais detalhes sobre suas campanhas no Facebook, você precisa acrescentar algumas informações aos links dos imóveis divulgados.

Quando uma pessoa clicar neste link, ele ira enviar algumas informações adicionais para o Google Analytics, como a campanha que gerou este clique, nome do anúncio clicado, etc.

Para criar um link, é bem simples.

O Google tem um passo a passo bem fácil e intuitivo, clique aqui para criar seus links.

Um outro ponto super importante é importar os seus custos para o Google Analytics, dessa forma ele calcula automaticamente os custos de Aquisição de clientes (CAC), ROI e uma série de outras informações importantes e permite que você compare estas métricas com diferentes canais, como o Adwords.

Para fazer isso, clique aqui e aprenda.

Espero que tenha gostado destas dicas e não hesite em enviar as suas dúvidas, comentários ou ideias!

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