Auditoria de campanha de Google Ads

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 26/07/2018 | Atualizado em 04/07/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 3 minutos

Passo 1:  Configure as conversões na conta

Um estudo recente mostrou que apenas 29% das contas de Google Ads (Adwords) rastreiam conversões da forma correta. Criar conversões na sua conta de Ads deveria ser a primeira coisa a fazer, do contrário, como você sabe se o esforço está dando resultado? Mas é preciso cuidar, apenas criar conversões não resolve o problema. Pior do que não ter configurado o acompanhamento de conversões é tê-lo errado, acreditando que sua campanha está performando super bem quando, na verdade, não está.
 
Um dos erros mais comuns é ter o acompanhamento de conversões em todas as páginas do site e não na página de sucesso, o que significa que toda vez que alguém clicar no anúncio e a página do site carregar contabilizará uma conversão. UGH!
 
O próximo passo após a configuração do acompanhamento de conversões é fazer a integração do Google Ads (Adwords) com a conta do Google Analytics. Fazendo isto, você ganhará acesso a informações importantes para comparar a performance das campanhas de Adwords com outros canais como Orgânico, Social, etc.
Verifique nesta etapa questões como localização, se o seu site performa melhor em desktop ou celular, considere também ajustar um lance para estes dispositivos.
 

Passo 2: Tenha poucas palavras-chave por grupo de anúncios

 Após o passo 1, chegou a hora de ajustar e avaliar os grupos de anúncio. De acordo com um estudo da CXL, a sua CTR (taxa de cliques) aumentou 28% quando o índice de qualidade (simplificando, podemos dizer que é uma métrica que avalia a qualidade dos anúncios), subiu de 5 para 7 usando grupos de anúncio mais específicos.
 
SKAGs são muma excelente forma de aumentar o índice de qualidade das campanhas. Eu já falei bastante sobre elas, mas se ainda tiver alguma dúvida, pode ler este artigo: Acesse e leia.
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Limite a 5 palavras-chave por grupo de anúncio.
 

Passo 3: Tenha, no mínimo, 3 anúncios em cada grupo de anúncios

 Verifique quantos anúncios você possui dentro dos grupos de Adwords.
 
Posso dizer tranquilamente que os anúncios são a segunda coisa mais chata de fazer na conta de Adwords (depois falo qual é a primeira). Mas eles são uma das partes mais importantes para o sucesso da campanha.
 
Segundo o Google, para ter uma boa performance, cada grupo de anúncios deveria ter entre 3 a 5 anúncios. De qualquer forma, nenhum grupo de anúncios deveria ter menos de 3 anúncios.
 
Outra dica importante é colocar benefícios, palavras-chave e call-to-actions dentro de cada anúncio.
 
 

Passo 4: Negative termos de busca

Evite rasgar dinheiro, negative os termos de busca
 
Um estudo mostrou que a média de dinheiro desperdiçado nas campanhas de Adwords é de 61%. SIM, um absurdo! E o principal motivo para isto é que as pessoas não negativam os termos de busca.
 
Elas gastam este montante de dinheiro por não negativarem termos de busca errados que estão acionando os anúncios. Uma experiência me mostrou isto na prática. Uma imobiliária cuja conta de Adwords era administrada por outra agência quando assumimos possuía mais de 15mil reais RASGADOS ao longo de 1 ano com termos errados.
 
Focando em "lojas para alugar", seus anúncios estavam sendo clicados por pessoas procurando por "lojas para alugar fantasia".

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