Automação de marketing para E-commerce: saiba tudo sobre essa estratégia

automacao de ecommerce-min

Quando se tem um e-commerce é necessário táticas para divulgar os produtos ou serviços da marca.

Neste cenário, a automação de marketing surge para trazer resultados e facilitaro trabalho dos empreendedores e funcionários.

Hoje, o consumidor está cada vez mais exigente, esperando respostas para suas dúvidas em poucos segundos e por meio de alguns cliques no celular ou no computador.

Por isso, vamos abordar os benefícios e como a automação de marketing para o e-commerce pode se tornar um grande aliado das lojas virtuais.

A ascenção das lojas virtuais durante a pandemia

O aumento das vendas do ecommerce trouxe inúmeras oportunidades e, também, concorrência.

crescimento do ecommerce

É fundamental, neste cenário, investir na personalização do ecommerce, em estratégias que diversifiquem a aquisição de clientes e, principalmente, a compra repetida.

É exatamente, neste momento, que a automação para e-commerce surge.

O que é automação de marketing para lojas virtuais e quais os seus benefícios?

Automação de marketing pra lojas virtuais nada mais é do que a sequência de ações realizadas por uma determinada plataforma de maneira automatizada, ou seja, sem que seja necessário uma pessoa realizando essas ações.

A automatização de ações repetitivas oferece uma oportunidade de incremento de produtividade bem como de possibilidade de testes e aprendizagem ágil.

Dentro do marketing digital, a automação é uma realidade concreta para diversos segmentos devido aos seus inúmeros benefícios:

Otimização do tempo e do trabalho;
Nutrição de leads;
Acompanhamento das campanhas da marca;
Mais vendas;
Redução de custos.

Além de tornar a rotina dos funcionários mais ágil, a automação de marketing traz inúmeras oportunidades para engajar sua audiência e base de clientes, facilitando o mais importante: a compra repetida.

Ferramentas de automação de marketing para e-commerce

O universo digital é gigantesco, se você pesquisar sobre estratégias como o Instagram Ads no Google, encontrará milhoes de resultados e informações.

E isso não muda quando falamos sobre ferramentas de automação de marketing.

São inúmeras as ferramentas que existem e com diferentes funções para tornar o seu dia a dia mais prático, sendo assim, separamos algumas das mais eficazes e usadas para te ajudar. Confira:

Chatbots para lojas virtuais

Os chatbots são muito usados nos blogs e sites de vendas das marcas, por intermédio deles o cliente consegue solucionar um pequeno problema ou esclarecer uma dúvida de maneira imediata.

Quando pesquisamos sobre como anunciar no Google Ads recebemos uma resposta imediata da plataforma com o resultados da nossa dúvida, o chatbot funciona da mesma maneira.

Assim que o usuário digita sua dúvida, ele é respondido de maneira automática e imediata pela ferramenta, o que dispensa a presença de uma pessoa do outro lado da tela para atender este cliente.

Disparo de e-mails automatizados para ecommerce

Você, que trabalha ou possui um e-commerce, sabe muito bem a importância do e-mail marketing para o aumento das suas vendas, não?

Emails de ofertas (principalmente), informações e conteúdos segmentados por recenticidade (compras ou visitas à loja nos últimos 30, 60, 90dias), categoria (tipos de vinhos, eletrônicos, vestuário) ou com foco em Up-Sell e Cross-Sell podem fazer maravilhas ao seu negócio.

Agora imagina automatizar estes emails com base nessas e outras ações específicas do usuário?

Abandonou carrinho? Email personalizado e automatizado.

Checkout? Email personalizado e automatizado.

Cadastrou na loja? Email personalizado e automatizado.

Não compra nada há 30 dias? Email personalizado e automatizado.

O preço do produto caiu? Email personalizado e automatizado.

Estas são apenas algumas opções.

Dificilmente o cliente acessa um produto em um site de compras e já o adquire na hora, muitas vezes ele apenas dá aquela olhada, veririca o frete e sai da loja sem clicar em nada.

Com a automação de marketing e plataformas como o Google Tag Manager, é possível acompanhar o passo a passo desse cliente dentro da sua loja e saber o que fazer para levá-lo até a ação de compra.

Análise de métricas

Analisar as métricas e os resultados de um e-commerce é tão importante quanto saber como funciona o Facebook Ads para criar campanhas de divulgação para a sua marca, e na automação de marketing é possível acompanhar isso todos os dias.

Por meio de plataformas como o Google Analytics, você tem acesso a relatórios diários sobre todos os movimentos e resultados do seu e-commerce, sabendo o que está dando certo ou errado e o que precisa ser mudado.

Gerenciamento de postagens para ecommerce

Não é novidade para ninguém o poder das redes sociais na hora de atrair clientes e realizar mais vendas, um e-commerce entende a necessidade de um perfil da marca nas redes sociais e a diferença que isso traz para os resultados da empresa.

Segundo dados ds Sprout Social:

"Depois de seguir uma marca nas redes sociais, 91% dos usuários visitam o site, 89% vão comprar um produto da marca e 85% vão recomendá-la a um amigo ou parente."

Apesar de toda a importância, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível parar para postar um conteúdo em determinada rede.

Por isso, dentro do conceito de automação de marketing também existem plataformas que realizam essas publicações por você.

Por intermédio delas, é possível escolher o dia e horário da sua publicação e agendar que a própria plataforma realizará a publicação por você.

É o caso da MLabs.

Ferramentas de automação de marketing para lojas virtuais

RD Station

Ferramenta brasileira pioneira em automação de marketing.

Possui entre os diferenciais a facilidade de gerenciar as campanhas, o CRM integrado, planos para diferentes capacidades de investimento.

As opções de landing pages. e pop-ups são muito boas.

Acesse este artigo e entenda como funciona a RD Station.

Active Campaign

Uma ferramenta americana mas com forte entrada no mercado nacional.

As opções de segmentação e automação são infinitas.

Outro diferencial é que a ferramenta possui foco especial no segmento de ecommerce e cobrança em real.

As landing pages são o ponto fraco.

Além disso, pode ser uma ferramenta com uma curva de aprendizagem um pouco maior.

active campaign

Considerações finais

A automação de marketing surgiu para tornar a rotina de empresas e e-commerces mais prática e alavancar resultados de maneira surpreendente, mostrando que é possível sim contar com a tecnologia para ter sucesso e visibilidade no meio digital.

Quer saber como a automação pode ajudar sua loja virtual?

Confira nosso artigo sobre como fazer a sua loja virtual vender mais.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.