Como Anunciar no WhatsApp?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 11/10/2020 | Atualizado em 10/09/2021

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 8 minutos

As listas de transmissão ainda são utilizadas para as empresas se divulgarem para clientes e prospects, mas anunciar no WhatsApp via gerenciador de anúncios do Facebook é a maneira mais eficiente de fisgar o público-alvo.

Talvez você tenha chegado até aqui por ter pesquisado não só como anunciar no WhatsApp, mas como ganhar dinheiro com este aplicativo.

Boa parte dos brasileiros passa longas horas em seus telefones celulares ao longo de um dia.

Uma parcela considerável deste período é destinada ao WhatsApp, um mensageiro instantâneo que realmente já incorporamos no nosso cotidiano.

No Brasil, o WhatsApp conta com 120 milhões de usuários, de acordo com dados de 2020.

Também pudera: o app está presente em 99% dos celulares brasileiros, de acordo com pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, de 2020, sendo que 98% usam diariamente.

Manter contato com amigos e familiares e compartilhar memes são apenas os usos triviais do aplicativo, disponível desde 2012, quando chegou para desbancar em definitivo os SMS’s.

Muita gente acessa o WhatsApp para vender, lucrar, estabelecer relacionamento com seus clientes e parceiros.

No artigo de hoje, preparamos um compilado de informações importantes se você almeja tornar o app mais rentável, através de anúncios. Confira!

Conteúdo deste artigo

Como posso fazer divulgação usando o WhatsApp?
Passo a passo para anunciar no WhatsApp
1) Tenha uma conta no Facebook Business
2) Estabeleça o objetivo do seu anúncio
3) Vá para o gerenciador de anúncios
4) Atenção ao público-alvo
5) Programe local e horário para os anúncios
6) Hora de colocar a mão no bolso – defina o orçamento
7) Escolha um formato para os anúncios
8) Programe o rastreamento da conversão

Como posso fazer divulgação usando o WhatsApp?

Em 2014, o WhatsApp foi vendido ao Facebook por mais de US$ 19 bilhões. Desde então, como já era de se esperar, com o passar do tempo, ele passou a ter mais recursos voltados a empresas.

Hoje, se você utiliza o aplicativo para manter relacionamento com clientes, é preciso saber que a modalidade “business” deve ser a escolhida, porque ela é projetada especialmente para empresas.

Desta forma, será possível organizar melhor os contatos, além de proporcionar a quem entra em contato uma experiência mais atrativa.

Disponível desde 2018 para Android e iOS, o WhatsApp Business ainda compila os dados de contato, horários de atendimento, endereço, site e até categoriza o segmento da sua empresa.

Quem chamar o número no aplicativo já terá acesso a tudo isso, a um clique.

Muito mais profissional.

Outras funcionalidades também contemplam o cadastro de respostas rápidas, para otimizar o atendimento, além de etiquetas para categorizar os clientes.

Passo a passo para anunciar no WhatsApp

É fácil construir anúncios direcionadores ao WhatsApp, isto é, você irá captar o público-alvo para que ele inicie uma conversa com sua empresa no aplicativo de mensagens. Não existe publicidade dentro do WhatsApp propriamente dito (e o Facebook já afirmou algumas vezes que esta modalidade não irá existir).

Se algum problema ocorrer durante a criação dos anúncios ou se surgirem dúvidas, o próprio fórum da rede social ajuda a solucionar.

Confira o passo a passo que preparamos para a criação de um “WhatsApp Ad”:

Tenha uma conta no Facebook Business

Uma vez estabelecida a conta no WhatsApp Business, é hora de criar uma conta de anúncios no Facebook Business.

Se você já é anunciante, melhor ainda.

Basta configurar o WhatsApp Business com a página da empresa no Facebook.

Depois, adicione o número do aplicativo na página.

Integre sua página do Facebook à sua conta do WhatsApp Business

Um passo fundamental para você conseguir anunciar no WhatsApp é integrar sua conta do WhatsApp Business à sua página do Facebook.

Estabeleça o objetivo do seu anúncio

Nenhuma novidade para quem já costuma anunciar. Assim como qualquer campanha, é preciso planejamento. Afinal, qual o seu objetivo com o anúncio?

Tráfego: focado em buscar mais público-alvo para interagir com a sua marca via WhatsApp.

Conversão: almeja fazer com que os usuários realizem conversões com sua empresa via WhatsApp.

Mensagens: para que o público inicie conversas para concluir compras, tirar dúvidas ou utilizar o seu suporte.

Se você é leigo, a gente sugere iniciar com um objetivo de tráfego.

Posteriormente, quando tiver uma boa base de dados, anuncie para estas pessoas (conversão ou mensagens), que estarão muito mais suscetíveis e dispostas a fechar algum negócio com a sua empresa.

Vá para o gerenciador de anúncios

Estabelecido o objetivo, vamos à montagem do anúncio na prática.

De novo, vale salientar que o Facebook com frequência modifica sua plataforma de anúncios.

Se rolar aquela dúvida, não hesite em buscar ajuda no próprio fórum.

Tomando como base o objetivo “tráfego”, siga estas etapas dentro do gerenciador de anúncios:
- Clique na aba “Campanhas” e depois em “Criar”;
- Escolha “tráfego” e para onde gerá-lo – “WhatsApp”;
- Selecione a página e aguarde que o Facebook automaticamente já enviará o tráfego para o número de WhatsApp cadastrado da página.

Atenção ao público-alvo

Sim, eis aqui a maior incidência de dinheiro direcionado à lixeira.

O mapeamento da persona de uma marca é fundamental especialmente em momento como este.

De nada adianta direcionar o anúncio para todo mundo.

Faixa etária, localização, idiomas, gênero, direcionamento detalhado e conexões são os parâmetros disponíveis para a segmentação.

Além disso, há o recurso do público personalizado. Nele, você utiliza e-mails, telefones e outras identificações para criar um público específico para quem objetiva destinar os anúncios.

Programe local e horário para os anúncios

A posição do anúncio significa escolher onde ele será exibido.

O Facebook faz sugestões de forma automática, mas você tem a opção de editar estes posicionamentos.

Stories no Instagram, feed do Facebook ou uma mescla de várias possibilidades. Neste caso, varia conforme sua estratégia.

Onde seu público marca mais presença?

Foque na resposta para esta pergunta.

Feita a escolha, é o momento de optar por como a cobrança ocorrerá, se por impressão ou cliques no link.

Nossa sugestão é selecionar clique no link, uma vez que o lead abrirá a janelinha do WhatsApp para iniciar uma conversa com sua marca.

Você também deverá escolher os horários em que seus anúncios estarão no ar. Também é aqui preciso pensar com a cabeça do público.

Em que momentos ele costuma ficar mais ativo? Lembre-se que ainda que a empresa esteja fechada em horário não comercial, você pode receber as mensagens e administrá-las no dia seguinte.

Hora de colocar a mão no bolso – defina o orçamento

O orçamento deve ser diário (é estabelecido um teto diário de gastos) ou vitalício (vigente por todo o período selecionado). Você deve selecionar datas e horários para veiculação dos anúncios.

Escolha um formato para os anúncios

Etapa criativa, este é o momento de estabelecer o tipo de arte para o anúncio.

Ele pode ter o formato carrossel, de imagem única, vídeo único, apresentação multimídia ou coleção. O Facebook é bastante didático e intuitivo nesta parte.

Importante ressaltar.

O anúncio para WhatsApp nao aparece no WhatsApp, mas nas redes sociais do grupo Facebook, como o próprio Facebook e o Instagram.

Abaixo, a imagem ilustra como o usuário é direcionado para o WhatsApp após clicar no seu anúncio na rede social.

WhatsApp anuncios

Programe o rastreamento da conversão

Esta talvez seja a etapa mais complicada, mas fique feliz: já é a última. Para que você possa monitorar os cliques e conversões dos anúncios, existem as seguintes opções:

- Pixel do Facebook: é preciso adicionar o código do pixel no site da sua empresa.
- Eventos do aplicativo: ao criar eventos no Facebook, você pode visualizar análises, verificar o desempenho dos anúncios e gerar públicos para direcionar o anúncio.
- Eventos offline: permite gerar relatórios para fazer a avaliação do nível dos clientes foram à sua empresa fisicamente, embora tenham conhecido sua marcado através dos anúncios do Facebook. Depois, é só criar anúncios segmentados para esse público.

Dicas finais

Talvez seja uma dica que você já conhece, mas não custa reforçar: o contato com o cliente ou futuro cliente deve ser alinhado.

Evite informalidades exageradas, saiba dosar a linguagem e procure ser ágil nas respostas.

Pense sempre que se um consumidor decidiu clicar e começar uma interação na sua janela de WhatsApp, significa que ele tem interesse pelo seu produto.

É o que costumamos dizer aqui: está na linha do pênalti, agora é só marcar o gol!

Além disso, se você acompanha o blog da Alt com frequência, sabe que batemos sempre em duas teclas: a do planejamento e a do conhecimento do público-alvo.

Uma vez alinhados estes dois quesitos junto à estratégia de marketing digital da sua empresa, já é meio caminho andado.

E, claro, monitoramento é primordial.

Analisar os resultados frequentemente permite mudar os caminhos a qualquer tempo, direcionando o dinheiro investido e evitando que ele fuja pelo ralo.

Sabemos que não é fácil planejar campanhas de marketing digital, porque devem ser pensadas uma série de questões, mas a boa notícia é que você e sua empresa podem contar com a expertise da Alt. Vamos tomar um café?

Em resumo:

Baixe o WhatsApp Business – perfil profissional da sua empresa.
Aproveite as funcionalidades do aplicativo, atualizando seus contatos e programando respostas prontas para otimizar tempo.
Para criar anúncios direcionados ao WhatsApp da sua empresa, é preciso criar uma conta de anúncios no FacebookAds.
O passo a passo da criação de uma anúncio no WhatsApp contempla das etapas estratégicas às criativas.
O direcionamento dos anúncios de forma assertiva presume pensá-lo com a cabeça do público-alvo (persona).


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