Anunciar a venda/aluguel de um imóvel no Facebook pode trazer muito retorno, especialmente por que, ao contrário do anúncio em jornais, portais ou outros veículos de massa, o Facebook permite que o vendedor segmente a oferta para o público adequado.
No entanto, o anunciante precisa estar ciente de que o objetivo principal dos visitantes no Facebook é o entretenimento e, não, a compra de um imóvel.
As propagandas estão lá, competindo pela atenção do cliente com seus amigos e familiares.
Por isso, é extremamente importante que o anúncio publicado seja chamativo e relevante para atrair o interesse da audiência.
Para saber como anunciar um apartamento no Facebook, é necessário seguir alguns passos:
1. Criar uma Fanpage
Independente se o vendedor for uma imobiliária ou um corretor de imóveis, é necessário criar uma página profissional dentro do Facebook, preferencialmente na opção Negócios Locais e na categoria Imóveis.
Alguns corretores utilizam o perfil pessoal ou até criam um perfil específico para divulgar seus negócios imobiliários, mas não é o ideal: além de limitar as conexões em 5.000 amigos, o perfil é restrito, tem baixo alcance e impossibilita a análise do consumidor e dos resultados.
2. Produzir fotos e vídeos de boa qualidade
As imagens são o principal trunfo no segmento imobiliário e devem ser produzidas com cuidado e qualidade.
Não podem ficar escuras, com baixa resolução nem desfocadas. Fotos em 360º e vídeos ao vivo geram bastante engajamento.
O propósito com o uso das imagens é valorizar a oferta, portanto, é indispensável que os ambientes estejam limpos e bem iluminados.
Adicionar frases curtas ou bordas de tons contrastantes às fotos e vídeos, ajuda a destacar o anúncio entre os demais.
3. Desenvolver conteúdo e Linguagem
Nas redes sociais, a linguagem é mais curta e informal, de forma a estabelecer proximidade com os seguidores.
Entretanto, por tratar-se de um grande investimento, as informações devem ser objetivas, mas bem completas, como cidade/bairro, descrição dos cômodos, condição de pagamento, orientações para agendamento de visita e formas de contato.
Além do anúncio, o Facebook é um campo rico para produção de conteúdo relevante, que ajude o consumidor na jornada de compra.
O vendedor pode disponibilizar informações sobre financiamento imobiliário, dicas de decoração ou curiosidades do setor, por exemplo.
4. Segmentar o público
Antes de mais nada, fuja do botão impulsionar! O botão impulsionar oferece opções muito limitadas de alcance.
Cada imóvel possui características que ajustam clientes específicos, mas quando você clica em impulsionar uma postagem, você perde o controle sobre quem você deseja impactar. O direcionamento correto garante economia no custo do anúncio e aumenta a probabilidade de conversão em venda.
Talvez não seja interessante, por exemplo, anunciar um imóvel grande, de muitos cômodos, para um jovem casal sem filhos.
As principais segmentações para venda/aluguel de imóveis, são de localização e renda. Assim, já é possível conduzir cada imóvel ao seu potencial comprador.
Ainda, é possível segmentar por idade, sexo, interesses, idioma, estado civil, filhos, escolaridade, entre outros.
5. Publicar e analisar os resultados
Ao estabelecer um orçamento e prazo para a veiculação do anúncio, o Facebook já apresenta uma estimativa de alcance.
Durante a divulgação, é importante acompanhar o desempenho e, caso seja necessário, realizar edições na campanha.
Embora existam outros meios de divulgação online de imóveis, anunciar a venda/aluguel de um apartamento no Facebook gera, possivelmente, o maior alcance.
Estima-se que 8 em cada 10 brasileiros tenham conta no Facebook, logo, a probabilidade de atingir o alvo pretendido é enorme.