Como atrair pacientes para a sua clinica

marketing-dentista

O mercado digital tem crescido diariamente, principalmente com o aumento de profissionais que estão migrando para o empreendedorismo.

O ramo da saúde, seja em clínicas ou hospitais, sempre foi muito disputado e, hoje, com o auxílios das ferramentas de marketing digital, a concorrência fica ainda mais acirrada.

A única forma de estar a frente é através de uma comunicação diferenciada e estratégias certeiras para atrair e fidelizar os seus pacientes.

Neste artigo, iremos te ajudar nessa tarefa, tornando-a mais fácil e objetiva em seu dia a dia.

Aumente a sua presença digital

Antigamente, a forma popularmente mais utilizada para chegar até um profissional da saúde era por meio de indicação.

Isso ainda ocorre, porém - com o avanço das redes sociais - ninguém mais procura médicos em catálogos ou apenas em conversas com conhecidos.

As indicações são feitas através das redes, principalmente as que utilizam a ferramenta do marketplace.

Sendo assim, criar um site para a sua empresa é um dos pontos principais para poder estar presente na vida de até 134 milhões de pessoas com acesso à internet, conforme divulgado pela pesquisa do TIC Domicílios em 2019.

Assim, ao aumentar a sua presença digital, você aumenta as chances de aparecer para um potencial cliente, por meio de uma pesquisa relacionada a um procedimento, serviço ou produto que ofereça.

Se você atua no ramo odontológico, por exemplo, por meio de uma pesquisa por aparelho ortodôntico transparente a sua clínica irá aparecer para esse internauta, aumentando as possibilidades dele se tornar seu paciente.

Ao criar o seu site, não esqueça de características importantes, como:

- Construir um ambiente profissional;
- Se relacionar de forma direta;
- Possuir um catálogo com os procedimentos disponíveis;
- Considerar o acesso em aparelhos diversos (celulares e desktops).

Além disso, mesmo que utilize o método digital para divulgação, realize um atendimento humanizado para transmitir mais conforto e confiança para seu paciente.

Utilize as técnicas SEO

A estratégia SEO (Search engine Optimization) melhora o seu posicionamento através do uso de palavras-chaves.

Com isso, ela pode fazer com que sua clínica apareça na primeira página, chegando a um número muito maior de internautas.

Cá entre nós, mesmo com toda a evolução tecnológica, algo que não mudou é a correria. Inclusive - com a adesão delas - a velocidade da informação e a urgência da rotina se intensificaram.

Com isso, as pessoas procuram realizar pesquisas cada vez mais rápidas e obter respostas mais precisas para seus problemas.

Justamente por isso, estar na primeira página é fundamental.

Imagine o número de pessoas que procuram por quanto custa um implante dentário no Google para poder realizar pesquisas e fazer o procedimento.

O segredo dessa estratégia é escolher termos relacionados ao que o seu público pesquisa com mais frequência e que estão relacionados ao que você oferece.

Desse modo, por meio das estratégias SEO, você pode desenvolver conteúdos que serão otimizados pelo uso de palavras-chave como o implante dental, aparecendo com maior facilidade para clientes em potencial.

Invista na criação de conteúdos

A criação de conteúdo é a melhor forma para sustentar o posicionamento da sua clínica.

Para isso, ter um blog dentro do site pode ser um bom filtro entre a venda do produto e as informações sobre ele, cativando o público antes de apresentar uma solução ao problema.

Pense que ao sentir curiosidade sobre uma lente de contato dental o internauta irá procurar informações no Google, mas ainda não possui interesse de adquirir um produto, pois inicialmente quer entender o procedimento.

O blog é a ferramenta perfeita nesse momento! Pois através da informação pode-se criar a vontade de adquirir o produto e é nesse momento que você irá direcioná-lo para o seu site, percorrendo o funil de vendas.

O resultado é um número maior de clicks em seu site e leads com muito mais potencial de compra.

Esteja atento às regras do marketing médico/odontológico

Independentemente de qual seja o conteúdo desenvolvido, esteja atento aos limites impostos pelo Conselho Federal de Medicina ou odontologia.

Diferente de um corretivo ou base para maquiagem, na área da saúde você não pode utilizar imagens de antes e depois ou garantir curas junto a grandes resultados sem a realizar a avaliação do paciente.

Desse modo, esteja sempre ciente das diretrizes e estruturas de marketing que são corretas para as suas campanhas de marketing.

Use as redes sociais

Provavelmente você já deve ter percebido que o número de pessoas presentes nas redes sociais cresce dia após dia. Justamente por isso elas se tornaram ferramentas úteis para o ramo dos negócios.

As redes sociais possuem facilidade maior de conectar pessoas e ao utilizá-las você aproxima a sua clínica dos internautas ao apresentar dicas, ajudas e informações, pois isso constrói um bom relacionamento com seus potenciais compradores.

Para isso você pode compartilhar um artigo do seu blog com dicas simples de saúde dental, postar videos, responder perguntas e comentários; tudo com o intuito de se aproximar de quem está do outro lado da tela.

Contudo, cabe ressaltar que para isso você precisa analisar em qual rede social o seu público-alvo se encontra, além das ferramentas que essa rede te oferece.

Não adianta tentar se comunicar com jovens em redes obsoletas. Para esse público, o Instagram e o Facebook estão em disparada no uso, além de oferecer ferramentas de marketplace.

Ou seja, além do grande número de acessos diários nessas plataformas, o que as tornam a melhor escolha para o ramo do marketing, é possível integrar sua loja online na própria rede social otimizando o processo de divulgação.

Apostar na estratégia de Inbound Marketing também pode trazer resultados positivos para o seu negócio; pois, com ela, a sua clínica ou consultório conseguirá se posicionar como referência com mais facilidade.

Pode ser ao responder o que parece ser uma simples dúvida sobre aparelho ortodôntico, se esse mesmo internauta precisar de um profissional da saúde as chances dele recorrer aos seus serviços aumentam ao perceber que a dor foi solucionada e que você é especialista no assunto.

Colocando essas dicas em prática e utilizando de forma inteligente as estratégias de marketing, com certeza você irá atrair um número muito maior de pacientes para a sua clínica.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.