Como aumentamos em 300% a taxa de conversão de sócios no site do Internacional

O Sport Club Internacional, um dos grandes clubes de futebol do Brasil, sabe como poucos trabalhar o seu marketing. Não é a toa foi o primeiro clube do continente a atingir a marca de 100mil sócios. Mas quando a Altgrupo iniciou o trabalho com o clube, em 2016, a situação vivida era bem diferente do vitorioso passado recente. O inter estava numa situação difícil no campeonato brasileiro correndo risco de rebaixamento, o que depois, de fato, aconteceu. Mesmo assim, a meta era continuar trabalhando para manter ativos os torcedores no quadro de sócios e, se possível, aumentar o número. Antes de mais nada, como uma agência focada em performance e análise de dados, foi analisado os números e estatísticas do site e demais canais do clube.

O que foi constatado

  1. Site do clube não oferecia uma boa experiência aos torcedores interessados em realizar o cadastro como sócio: de cada 100 torcedores que tentavam fazer o cadastro no site, 95 desistiam antes de completá-lo.
  2. Todo o potencial das redes sociais poderia ser melhor utilizado para fidelização e crescimento da base de sócios.

Olhando Mais de Perto

Analisando os números, a equipe encontrou 6 etapas de cadastro que tornavam todo o processo lento, difícil e sujeito a muitas falhas e erros. Além disso, o processo era longe de simples, o que restringia o acesso a diversos públicos. Para completar, o site não oferecia boa experiência em tablets e smartphones. Apenas está alteração já eliminaria uma sobrecarga de trabalho do Centro de Atendimento ao Sócio e permitira a entrada de diversos torcedores interessados em se associar.

Solução Proposta

Simplificar ao máximo o formulário de cadastro de sócios, deixando informações não essenciais para serem preenchidas após este primeiro contato. Além disso, para aumentar ainda mais os resultados, foi desenvolvida uma campanha pelo Facebook utilizando os perfis dos sócios do clube através do público semelhante (funcionalidade do Facebook que permite alcançar públicos com perfil semelhantes a um especificado para a plataforma). [caption id="attachment_2673" align="aligncenter" width="593"]Melhoria da página de cadastro Melhoria da página de cadastro[/caption]

Resultados

Com a simplificação do cadastro de sócios no site e as campanhas de atração pelo Facebook, a taxa de conversão de sócios saltou, com uma melhora de quase 300% na taxa de conversão. Além disso, a taxa de abandono do cadastro passou de 94% para zero e as conclusões de cadastros aumentaram 95% no site. Resultados obtidos

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