O Facebook é a maior rede social do mundo: são mais de 900.000 logins por minuto e, no Brasil, estima-se que 8 entre 10 pessoas tenham um perfil na rede.
Com tantas oportunidades de negócio, o Facebook é, com certeza, uma ótima ferramenta para encontrar o seu público e aumentar suas vendas.
Em qualquer segmento, a venda é consequência de um bom relacionamento.
E, assim como toda rede social, o princípio do Facebook é estimular relacionamentos.
Por isso, ele é considerado uma ferramenta tão eficaz na comunicação das empresas com seus clientes.
Mas, com tantas empresas presentes no Facebook, incluindo grandes multinacionais com milhares de fãs, como encantar clientes e converter esse relacionamento em vendas?
Encontre seu alvo
Com tanta gente conectada, é impossível atingir todo mundo.
Você pode descobrir, por meio de pesquisas ou da sua base de clientes atual, qual o comportamento e perfil das pessoas que possuem maior probabilidade de se interessarem pelo seu produto/serviço e então comunicar para usuários que têm os mesmos interesses.
Uma dica é usar o Facebook Audience para pesquisar
Segmentação na Fanpage
Nas configurações da Fanpage (página profissional no Facebook), você pode selecionar o “Público preferido para a Página”, escolhendo localização, idade e interesses.
Isso ajuda a segmentar o público mais relevante para sua empresa.
Segmentação em anúncios
Existem muitas opções de segmentação para os anúncios patrocinados, inclusive a criação de “público semelhante” ou lookalike, que permite encontrar pessoas com o mesmo comportamento e interesses dos seus melhores clientes.
A dica é fazer upload de sua lista de clientes (e-mail ou celular) e criar um um público semelhante. Para saber mais:
Seja relevante
Há uma frase, muito interessante e verdadeira, usada para explicar o comportamento do consumidor, que diz que “as pessoas só compram de quem elas conhecem, de quem elas gostam ou de quem elas confiam”.
Ninguém espera comprar nas redes sociais, as pessoas estão lá para se relacionar ou se entreter, e o próprio Facebook faz de tudo para possibilitar isso aos usuários: ele reduz o alcance de páginas com informações falsas, com chamadas caça-cliques e com anúncios explícitos - até mesmo para incentivar o investimento das empresas em anúncios pagos.
Para conquistar a confiança do seu público, você precisa entregar algo de valor para ele. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é com o marketing de conteúdo.
Publique algo que seja tão ou mais interessante que as informações compartilhadas por outras páginas e pessoas.
Quanto devo investir?
Organicamente, o Facebook entrega suas publicações para um pequeno público de pessoas que seguem sua página, portanto, para uma estratégia completa de marketing digital, o ideal é investir tanto em publicações orgânicas (gratuitas), quanto em publicações e anúncios pagos.
Orgânico
O investimento para atrair tráfego orgânico será de tempo, com pesquisa e planejamento. Com ele, você vai gerar relacionamento, engajamento e identificação com a sua marca.
Por isso, é muito importante que você fique atento à qualidade das publicações: é por meio do conteúdo que sua empresa será percebida como autoridade e confiável pelo público.
Pago
As interações pagas são muito importantes para captar os clientes que ainda não conhecem sua empresa.
Você pode criar um anúncio, institucional ou para campanha específica, ou impulsionar uma publicação, para atingir as pessoas que ainda não te seguem.
É possível estipular um valor máximo de investimento por dia ou por campanha e ir ajustando conforme os resultados obtidos.
Ideias para uma Fanpage incrível e vendedora
- Complete todas as informações da página: Sobre, Endereço, Telefone, Site etc;
- Publique fotos autorais e de boa qualidade;
- Faça vídeos curtos com legenda;
- Explore formatos diferentes: livephotos, transmissões ao vivo e fotos em 360º;
- Não perca o timing: use os acontecimentos atuais para criar posts;
- Estimule a interação: faça perguntas, jogos e enquetes;
- Faça textos curtos e atrativos;
- Use emojis relacionados ao post;
- Use suas palavras-chave como hashtags;
- Fique atento aos horários em que sua audiência está online;
- Use a seção de Ofertas como uma vitrine para seus produtos;
É importante saber que uma das grandes vantagens do Facebook - e de outras ferramentas de marketing digital - é a possibilidade de testar as ações e ajustá-las ainda durante as campanhas, o que otimiza o investimento e traz ainda mais resultados.Não tem erro!
Criando a segmentação adequada e oferecendo conteúdo de qualidade, você vai fortalecer o relacionamento com seus seguidores e aumentar as vendas pelo Facebook.