Com inúmeras possibilidades dentre as estratégias de
marketing digital, se torna fundamental saber como calcular o ROI.
Embora alguns profissionais ainda relutem um pouco, somente assim podemos entender se as ações escolhidas estão ou não no caminho certo.
Antes de mais nada, a sigla ROI vem do termo em inglês Return on Investment, que nada mais é do que o retorno que a uma empresa teve a partir do investimento que foi realizado.
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Calculando o ROI[/caption]
O cálculo básico é simples: ROI = (lucro do investimento - custo do investimento) / custo do investimento.
O grande problema é que o real cálculo sobre o retorno depende de uma série de análises, e é nesse momento que aqueles empresários que relutam um pouco podem se prejudicar.
Caso uma campanha de marketing digital não tenha
metas muito bem definidas e um acompanhamento feito de perto, existe uma grande chance de falhar.
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Metas[/caption]
A primeira etapa do cálculo do ROI é conhecer claramente suas metas. E, veja, não são poucos os objetivos possíveis mediante uma campanha digital.
Veja abaixo algumas delas:
- Aumentar as visitas do site;
- Aumentar as vendas;
- Aumentar o número de leads;
- Aumentar o número de seguidores.
O mais importante é que esses objetivos sejam claros e adaptados para números reais.
- Aumentar as visitas do site em 200%;
- Aumentar as vendas em 20%;
- Aumentar o número de leads em mil;
- Aumentar o número de seguidores em 5 mil.
O segundo passo é definir quanto você quer gastar com investimentos.
É importante ressaltar que, no início de um projeto, naturalmente, é preciso investir um pouco mais.
Conforme seu projeto vai tomando forma, vira uma máquina que funciona com menos dinheiro e mais acompanhamento.
É muito importante entender que algumas das metas não trarão, necessariamente, um retorno financeiro, mas trarão um retorno fundamental para a empresa.
Objetivos como
aumento de cliques, comentários e engajamento em redes sociais, por exemplo, não trazem dinheiro, mas trazem valor à sua marca, o que vale muito.
Outra questão que deve ser considerada é o valor do produto.
Imagine que cada cliente conquistado tenha custado R$ 10 para sua empresa e o seu produto é uma capinha de celular de R$ 20.
Claramente esta campanha não está trazendo bons resultados.
Por outro lado, se o cliente custou esses mesmos R$ 10, mas o seu produto é um carro de R$ 40 mil, então sua campanha é um verdadeiro sucesso!
Em outra situação, consideremos que o cliente que custa R$ 10 consuma uma refeição no valor de R$ 30.
Aqui a interpretação é mais aprofundada, isso porque, embora o retorno imediato seja pequeno, trata-se de um produto onde o mesmo cliente pode consumir diversas vezes, aumentando assim o ROI.
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Conquistando Resultados[/caption]
O cálculo do ROI é simples, entretanto, a interpretação dos números é quem define o sucesso do seu projeto.
Aproveite-se do fato de que o marketing digital possibilita o acompanhamento em tempo real de cada uma das suas ações.
Faça testes A/B sempre que possível e estabeleça novas metas sempre que achar necessário.
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