Como desenvolver o melhor site para clínica odontológica

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 18/05/2019 | Atualizado em 07/06/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado odontológico não é mais o mesmo.

Anos atrás você tinha o seu paciente, fazia um bom trabalho, ele lhe indicava outros, e assim as coisas aconteciam naturalmente. Hoje não mais assim, você sabe.

Maior parte da culpa desta mudança de cenário é do grande volume de cirurgiões dentistas no Brasil. De acordo com uma publicação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) , o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, concentrando cerca de 19% dos

profissionais.

Mas como prosperar neste mercado extremamente concorrido?

A boa notícia é que, se a concorrência cresceu, o desenvolvimento econômico da década passada e a diminuição dos custos dos tratamentos odontológicos permitiram que parte da população brasileira, até pouco tempo excluída da possibilidade de cuidar do seu sorriso, tivesse acesso a estes tratamentos.

Isto representa uma excelente oportunidade.

Mas a pergunta do título se mantém: como se destacar?

A resposta está no seu site! A Altgrupo é uma agência especialista em marketing digital para o mercado odontológico.

Trabalhando com este segmento, descobrimos que uma das melhores formas de se destacar começa pelo seu site.

Por quê?

Primeiro, quando uma pessoa tem interesse em algum tratamento odontológico, ela possui diversas dúvidas e questionamentos.

Esta é uma excelente oportunidade de aparecer para o seu cliente, respondendo as suas dúvidas e consolidando a sua clínica ou consultório como especialista e ganhando a sua confiança.

Certo, mas onde entra o site, você deve estar se perguntando... 99% das pessoas que possuem dúvidas sobre qualquer assunto pesquisa no Google.

O seu site é a ferramenta na qual você deve publicar estes conteúdos, para que eles sejam indexados pelo buscador e, quando o usuário pesquisá-los encontre a sua empresa.

O efeito disto é avassalador Uma vez que a pessoa acesse o seu site, você poderá reimpactá-la em campanhas de anúncios no Google e Facebook.

É o famoso retargeting. Você pode até não saber o que é, mas com certeza já foi vítima destes anúncios.

Lembra aquele site que você acessou e começou a ver anúncios dele em tudo o que é lugar? Então...este e o retargeting.

E eles funcionam.Segundo dados do Google, campanhas de retargeting podem aumentar em até 20% as taxas de conversão das campanhas de anúncios.

Além disso, é muito mais barato anunciar para pessoas que já conhecem sua empresa (já visitaram o seu site).

Mas você não pode ter apenas um site, você precisa de um site de alta performance

É muito importante que o site da sua clínica odontológica seja otimizado para celulares. Os acessos de sites por smartphones já ultrapassaram os acessos por desktop.

Portanto, é vital que o seu site seja seja rápido nestas plataformas, e, além disso, se adapte a a estes formatos reduzidos de tela.

Mas isto não é o suficiente. É preciso que, uma vez que o usuário acesse o seu site, esse ofereça formas do visitante contactar a sua empresa que sejam compatíveis com o seu atual estágio na jornada compras.

Minha sugestão é que o seu site possua, pelo menos, estes 3 formulários de contato colocados estrategicamente na página de cada um dos tratamentos (sim, eles precisam, cada um, ter uma página única):

  • Tirar dúvida: para usuários no topo do funil, que desejam tirar dúvidas sobre o tratamento;
  • Ver preço: para usuários no meio do funil, que desejam realizar o tratamento mas estão pesquisando preços;
  • Agendar avaliação: para usuários no fundo do funil, que desejam agendar uma avaliação para iniciar o tratamento.

Ah, não esqueça do botão de WhatsApp. Item obrigatório nos sites atuais. Gostou das dicas?

Se desejar realizar uma cotação de um site para ter uma estimativa de valores, acesse a página: www.altgrupo.com.br/sites/


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