Como fazer a melhor apresentação de um imóvel à venda?

A apresentação de um imóvel à venda, seja no site, nas redes sociais ou em portais imobiliários, geralmente é o primeiro contato que um potencial cliente tem com a sua oferta, portanto, para gerar identificação, você precisa oferecer a ele a melhor experiência.Em meio a tantos anúncios imobiliários, é necessário transmitir uma mensagem completa, adequada e original, que vai te destacar e despertar no cliente o interesse de visualizar o seu produto e, quem sabe, avançar para os próximos passos - contato, visita e fechamento.Conheça algumas dicas para fazer a melhor apresentação de um imóvel para venda!A captação de oportunidades pela internet corresponde a uma fatia considerável de negócios para o mercado imobiliário, possivelmente pela facilidade na segmentação e no relacionamento, o que torna o processo de vendas mais assertivo.Alguns profissionais do segmento, porém, encontram dificuldade na migração para o digital, especialmente se mantêm a mesma estratégia de comunicação utilizada no marketing tradicional - nos classificados de jornal, por exemplo - na tentativa de conquistar conversões pela internet. A venda de imóveis pela internet passa por 3 pontos principais:
  1. Para quem o imóvel será apresentado
  2. O quê está sendo ofertado
  3. Como fazer com que a pessoa se sinta atraída pela oferta

Persona definida

O primeiro passo para vender um imóvel é conhecer o comprador ideal para ele. Qual o tipo de pessoa mais inclinada a comprar este tipo de imóvel: solteira ou casada? Com filhos ou sem? Qual sua renda familiar? Quais seus interesses de lazer?Depois de definir as características pessoais, é necessário contextualizar, ou seja, considerar a motivação para a compra do imóvel: terá um filho em breve? Quer morar mais próximo do trabalho? Deseja um bairro mais seguro?Esse conjunto de informações irá ajudá-lo a construir a melhor apresentação.Quando você entende o contexto de vida do futuro comprador, consegue direcionar a atenção ao que é essencial para ele e enfatizar as vantagens que essa aquisição trará para sua vida.Quanto mais específico for o filtro na definição da persona, maiores as chances de produzir um anúncio perfeito.

Imagens cativantes

São o ponto alto da apresentação!Antes de produzir as imagens, observe cuidadosamente cada detalhe do imóvel: certifique-se de que está bem limpo, com lâmpadas funcionando, paredes e tetos sem rachaduras, fios elétricos protegidos, pisos uniformes e tudo o que possa valorizar ainda mais a oferta.Procure fotografar ou gravar de um ângulo que mostre a maior parte do ambiente, para expressar a dimensão do espaço com maior fidelidade. Cômodos totalmente vazios, mal iluminados ou com muitos móveis dão a impressão de área menor.Muitos compradores também têm considerado as áreas comuns na hora de escolher um imóvel, por isso, caso o espaço externo possa valorizar a apresentação, também inclua essas imagens - rua, portaria 24h, o hall de entrada, playground, salão de festas, piscina etc.Para publicação na internet, escolha cores que contrastem com a plataforma utilizada - se o anúncio estiver no Facebook, por exemplo, evite utilizar tons de azul - e imprima uma identidade visual, para gerar reconhecimento da sua marca.

Descrições atraentes

Utilize gatilhos que estimulem a emoção do futuro comprador, mas seja original.Para imóveis usados, por exemplo, sugira que o proprietário descreva o imóvel - essa é uma ótima maneira de inovar, pois foge do padrão do corretor, e apresenta a visão de quem conhece profundamente o lugar.Dê atenção ao título: descreva, em poucas palavras, o que as pessoas procuram em um imóvel de forma racional e emocional, seguindo o modelo Tipo + Vantagem + Dormitórios + Localização, como “Apartamento espaçoso de 3 dormitórios no Menino Deus, em POA”.Exponha a maior quantidade de detalhes que puder: isso aproxima potenciais compradores e espanta curiosos. Descreva se inclui alguma mobília, valorize a localização e esclareça os pontos que podem ter ficado confusos nas fotos.Sempre que possível, exponha o preço e possíveis facilidades de pagamento: entrada, financiamento, troca etc. Se você conseguiu transmitir o valor que o imóvel possui, tratar de preço não será um problema.

Seja honesto

Evite omitir informações que podem causar decepção no momento da visita. Isso gera má impressão, abala a confiança do cliente e pode descredibilizar todo o seu trabalho.Procure conhecer bem o imóvel: se há necessidade de reparos, característica da vizinhança, orientação solar e outros detalhes relevantes para o público interessado.Dessa maneira, você conseguirá fazer a melhor apresentação do imóvel e fechar muito mais vendas!

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.