O processo é trabalhoso, requer planejamento, mas pode render ótimos resultados.
Com muita frequência, aqui na Altgrupo, nossos especialistas recebem essa pergunta: “Como fazer minha loja aparecer no Google?”.
O primeiro passo é saber que quem figura nas primeiras páginas do maior buscador do mundo investe em boas estratégias de marketing digital.
Há muito tempo, quem não é visto não é lembrado.
E em tempos de era digital, então, este ditado é ainda mais válido. Você não desconfia de empresas que não tenham referência alguma na internet? Pois é...
No artigo de hoje, ajudamos você a entender como dar visibilidade à sua loja no Google. Boa leitura!
Conteúdo deste artigo:
• Começando pelo primordial: sua marca está on?
• Como fazer minha loja aparecer no Google gratuitamente?
• Descreva o seu produto de forma detalhada
• Seja intuitivo e didático nos títulos das páginas
• Organize as URL’s
• Crie Meta Tag Description
• Proporcione boa navegação ao usuário
• Coloque a sua empresa nos produtos do Google
• Investir em conteúdo de qualidade (e com muita relevância) é crucial!
• Planeje um orçamento para o Google Ads
• Integre tudo: conecte o seu site às redes sociais
• Sobre a Altgrupo
Começando pelo primordial: sua marca está on?
Não há como ter sucesso online se sua presença digital é inadequada.
Pegando o seu comportamento enquanto consumidor como exemplo: quantas pesquisas por dia você faz no Google?
E antes de adquirir um produto ou contratar um serviço?
Todos usamos a internet como forma de buscar soluções a problemas e encontrar respostas.
E é por isso que sim, se você busca “como fazer minha loja aparecer no Google”, parabéns!
Este é o caminho certo mesmo.
Alexandre Fattori, diretor da Altgrupo, comenta: “Todos querem aparecer no Google.
Mas um bom posicionamento requer muito trabalho.
E engana-se quem pensa que é preciso um investimento alto. Temos bons casos que comprovam isto por aqui”.
Como fazer minha loja aparecer no Google gratuitamente?
É possível aparecer no Google de graça, sim.
Para isso, estamos falando sobre o chamado tráfego orgânico, impulsionado pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Entre os conteúdos aqui da Altgrupo, este sempre merece evidência.
O SEO é um conjunto de estratégias que objetivam aumentar as chances de o Google entender que o site é relevante e que, portanto, deve ser apresentado entre os primeiros resultados da pesquisa.
Além da responsividade (quando o conteúdo se adapta ao formato de tela do dispositivo utilizado para a sua visualização), existem alguns pontos importantes a que a tática de SEO do site da sua loja deve se ater.
Por isso, é necessário compreender os passo de como fazer sua loja virtual aparecer no google.
Veja a seguir.
Descreva o seu produto de forma detalhada
Este é um quesito importantíssimo para que o Google perceba a sua página.
Dedique-se a explicar todos os detalhes do produto: o que é, para que serve, para quem se destina.
Por exemplo, no caso de roupas, explore o estilo, o tamanho, as cores, os tecidos, os detalhes, e por aí vai.
Sempre que possível, aplique palavras-chave que os usuários costumam usar para fazer as pesquisas nos buscadores.
Temos um artigo aqui no blog que trata justamente disto.
Não se esqueça de dar nome às imagens que usará no site.
Sabe quando você salva o arquivo de imagem com qualquer nome?
Reveja este comportamento. Isto também faz toda a diferença.
Seja intuitivo e didático nos títulos das páginas
O ranqueamento do Google prioriza páginas organizadas e bons textos de descrição.
Além disso, prefere dar relevância a bons títulos.
Você pode usar e abusar da criatividade, criando chamadas curtas e adequadas para cada página.
Desta forma, o consumidor saberá exatamente qual conteúdo encontrará em cada seção.
Organize as URL’s
As URL’s são importantes. Por isso, dê a elas nomes relevantes e adequados.
Assim, os buscadores entenderão que a palavra tem relação com o conteúdo da página. Seja objetivo e vá direto ao ponto.
Crie Meta Tag Description
A Meta Tag Description é a descrição em texto que fica logo abaixo do nome da página nos resultados do Google.
Serve para explicar mais sobre aquele conteúdo. Ele é ótimo enquanto prévia, isto é, antes mesmo de clicar, o usuário já tem ideia do que será abordado.
Proporcione boa navegação ao usuário
É muito chato entrar em um site lento, feio e pouco funcional.
Um site de boa navegação contempla a facilidade para encontrar os produtos e serviços, que devem estar bem categorizados e visíveis.
É importante se certificar de que tudo está bem cadastrado a partir de uma lógica.
Outro ponto imprescindível é averiguar que todos os links estejam corretamente vinculados.
Coloque a sua empresa nos produtos do Google
É grátis colocar sua empresa no Google Maps, quando ela tem um endereço físico, bem como no Google Meu Negócio.
Faça cadastro em ambos, adicione informações relevantes e poste atualizações sempre que possível.
Estas são ótimas alternativas para captar público local e ficar visível nas descobertas dos usuários.
Já pensou estar no GPS de todos os motoristas que utilizam o Google para navegação? É isso!
Investir em conteúdo de qualidade (e com muita relevância) é crucial!
Se você vive se perguntando “Por que minha loja não aparece no Google?”, saiba que aqui está um dos tópicos mais importantes para tal.
Salve esta informação! Foi bem por isso que até colocamos este assunto em um parágrafo só dele.
A qualidade do conteúdo importa demais na hora do ranqueamento, porque o Google o valoriza bastante.
Assimile que o Google ama divulgar informação útil.
Sites com bons materiais mantêm os visitantes neles por muito mais tempo – e o buscador está sempre de olho nisso na hora de avaliar a reputação de um domínio.
Desta forma, uma vez que você produza textos autorais relevantes à sua persona (cliente potencial), sem dúvidas o seu posicionamento nos resultados será melhor.
Planeje um orçamento para o Google Ads
Já entrando na forma não gratuita de fazer sua loja aparecer nos buscadores, vamos falar de anúncios.
O Google Ads é o serviço de links patrocinados da marca.
Investir nele permite que o site da sua marca esteja em evidência na primeira página dos resultados de forma rápida.
Entretanto, evidentemente, isso tem um custo.
A ferramenta é bastante completa, mas avisamos: estude-a e não apenas “jogue” dinheiro lá dentro.
Segmente com sabedoria as palavras-chave, selecione formatos criativos e direcione de forma assertiva.
Lembre-se sempre que planejamento é a chave de toda e qualquer estratégia bem-sucedida de marketing digital.
Aqui no blog, temos um artigo inteirinho destinado ao Google Ads.
O serviço de anúncios do Google não é caro, tendo em vista que o sistema de pagamento é o CPC (custo por clique).
Deste modo, você só precisa pagar pelos cliques que efetivamente receber.
O segredo mesmo é investir nas palavras-chave certas, com pouca concorrência e que possam atingir o seu público-alvo.
Integre tudo: conecte o seu site às redes sociais
Nem só de Google vive uma marca no meio digital.
Os compartilhamentos nas redes sociais também são importantes e surgem como fator de ranqueamento no buscador.
Assim, tenha uma boa página no Facebook, Instagram e outras redes em que o seu cliente costuma marcar presença.
Interaja sempre, criando conteúdos relevantes e frequentes. Além da geração de tráfego, passa credibilidade e autoridade para o seu site.
Não esqueça do seu perfil no Google Meu Negócio.
Adquira em Backlinks
Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer estratégia é o investimento em backlinks.
Backlinks são links de outros sites para o seu.
Aos olhos do Google, cada backlink conta como um "voto" que aumenta a autoridade do seu site, deixando-o mais forte na competição pelos melhores resultados no Google.
Leia o nosso artigo sobre backlinks para saber como eles funcionam.
Crie sua conta no Google Search Console
A conta do Google Search Console oferece dados primordias sobre como a sua loja está indexando no Google.
Além disso, informa as palavras-chave, posições, erros, etc.
Sobre a Altgrupo
Não precisa ser nenhum expert em internet para saber que marcas consolidadas no meio digital saem na frente.
Como está o posicionamento da sua marca?
Acha que pode melhorar?
Quer começar do zero?
Sabemos que não é fácil planejar campanhas de marketing digital, mas a boa notícia é que você e sua empresa podem contar com a expertise da Alt.
Somos Google Partner, viciados em resultados e à espera do seu contato para começarmos a bombar a sua empresa online. E aí, vamos conversar?