Neste cenário de grandes transformações e pouca fidelidade às marcas e empresas, a pergunta que fica é: como fidelizar clientes? Ao longo dos anos, a maneira como as pessoas consomem produtos e realizam compras mudou muito.
Você se lembra das chamadas cold calls? Aquelas ligações feitas por empresas de telemarketing oferecendo um produto ou serviço que, muitas vezes, você nem usa!
Essa forma de venda intrusiva ficou no passado. O Inbound Marketing chega com a intenção oposta. Ele é uma forma de marketing que se encaixa nas necessidades do consumidor, de acordo com os seus desejos.
Para saber o que é inbound marketing e como ele vai ajudar a fidelizar os seus clientes, separamos tudo o que você precisa saber. Acompanhe!
O que é inbound marketing?
O Inbound é uma metodologia de marketing que se tornou famosa através da empresa Hubspot.
Ele funciona focando em relacionamento e na criação de conteúdo relevante para o público, com o objetivo de solucionar dúvidas e ajudar no processo de compra.
Querendo ou não, o inbound marketing já vem sendo utilizado por profissionais de marketing há um bom tempo, mesmo que de forma inconsciente!
As ferramentas do inbound
Na internet, o usuário tem total controle sobre quais mensagens ele deseja ver, com quem ele quer interagir e quais são os canais mais interessantes.
Como o foco é em relacionamento e criação de conteúdo, algumas ferramentas são indispensáveis para uma estratégia de sucesso. Blogs, por exemplo, são essenciais! É uma maneira muito boa de compartilhar conteúdo relevante para o seu público e ainda ser achado nas buscas do Google.
Praticamente todas as ferramentas utilizadas no marketing digital são úteis ao inbound, como as redes sociais, e-mail marketing, blogs e e-books — com o objetivo principal de gerar leads, ou seja, atrair oportunidades de negócio com mais possibilidades de realizar uma compra.
São esses usuários que, através do seu conteúdo e relacionamento, se interessam pelo seu produto e sabem como ele pode ajudá-los.
Como fidelizar clientes
Mas, na prática, como fidelizar os clientes? Grande parte do método Inbound está na criação de conteúdo relevante para o público.
Esse conteúdo procura ajudar na solução de uma dúvida e é o primeiro passo para a criação de um relacionamento.
Ao entender que a sua empresa está disposta a ajudar e se mostrar útil, o cliente fica mais aberto a consumir seus conteúdos, fornecer o endereço de e-mail e se tornar uma lead.
Além disso, a sua marca se posiciona como referência no mercado, o que é muito bom para conquistar novos clientes. Os outros canais usados para o marketing digital ajudam a reforçar essa fidelização.
As redes sociais são excelentes para interagir e o e-mail é uma ferramenta de nutrição muito interessante — através dele, é possível compartilhar mais conteúdo e dar dicas que vão ajudar as suas leads.
O Inbound Marketing traz à tona uma nova forma de se comunicar com o seu público, acompanhando a mudança na maneira que eles consomem produtos e serviços.
Você pode começar agora mesmo! Crie um blog, compartilhe conteúdo relevante e se relacione através das redes sociais.
Mãos a obra!