A gente sabe que poder fazer compras por meio da internet não é nenhuma novidade.
Só para se ter uma ideia, lá no final dos anos 70, bem antes da web ter a cara que tem hoje, já existiam sistemas de compra e de venda através da rede. No entanto, mesmo depois de 4 décadas, o que não falta no mundo digital é espaço para novos e-commerces. E aí, para quem ainda não colocou os pés dentro desse comércio online, sempre tem a pergunta: como funciona uma loja virtual?
Pois foi em busca de resolver essa questão que resolvemos fazer esse post desvendando para você o que acontece por detrás das cortinas do e-commerce, além de como calcular o seu frete e como lidar com a segurança das transações dos seus clientes.
Como é a anatomia do e-commerce?
Quando fazemos um raio-X de qualquer loja virtual, o que encontramos pode ser resumido em 3 partes: o site, o sistema de vendas e o sistema de estoque.
O site é a parte mais básica: é aquela na qual você coloca seus produtos e serviços e os usuários dão uma olhada nas informações, no preço e até no valor do frete antes de resolver se vão comprar de você ou não.
Mas é claro que existem sites e sites, e por isso mesmo, fizemos um post explicando quais são os 6 requisitos de um bom site de vendas online.
A outra parte é a do sistema de vendas — aquela etapa em que o usuário informa seus dados de entrega e, claro, de pagamento.
E aí, por lidar com dinheiro, essa etapa costuma ter uma atenção especial, pois precisa passar uma sensação de segurança para quem está comprando.
Já o sistema de estoque é aquele que tira (em tempo real) algum produto do site quando ele está faltando no estoque e também avisa para o dono do e-commerce quando alguma compra foi efetivada.
Ou seja: ele precisa ser atualizado o tempo todo! Em paralelo a tudo isso, ainda existe um outro sisteminha responsável por fazer o cálculo do frete para o seu possível cliente.
Como calcular o valor do frete?
Como você sabe, não existe alguém por trás do sistema da Amazon ou do Submarino fazendo o cálculo de cada compra que é feita por lá.
Em todo bom e-commerce, o que existe hoje é um sistema que calcula o frete automaticamente toda vez que alguém se interessa em fazer uma compra.
Esse frete pode depender de algumas variáveis:
- Se o envio será feito pelos Correios;
- Se o envio será feito por uma transportadora terceirizada;
- Se o cliente retirará o produto na loja;
- Se o cliente optou por um tipo de entrega com urgência.
E é bom lembrar que essas são apenas algumas das variáveis! No entanto, para o primeiro caso, existe um aplicativo dos próprios Correios que te ajuda a fazer os cálculos de frete.
Já no segundo, no caso das transportadoras, em muitos casos as empresas também contam com seus programas — gratuitos na maioria dos casos, diga-se de passagem — para encontrar o valor do frete.
Resumindo: mesmo as pequenas e micro-empresas não precisam ficar calculando de cabeça o valor de entrega de cada compra.
Como funciona o sistema de segurança contra fraude?
Segundo alguns dados do E-Commerce Brasil, cerca de 3% a 5% das compras realizadas nos e-commerces nacionais têm origem fraudulenta.
E eu sei que esses números não alegram ninguém. Porém, é sempre bom lembrar que, justamente por causa disso, os nossos sistemas de pagamento são alguns dos mais avançados do mundo — inclusive os de intermediadores de pagamento, como PagSeguro, PayPal, Moip e o Pagamento Digital.
Esses sistemas são excelentes opções para quem está começando a entrar no mundo dos e-commerces e não quer desembolsar um bom dinheiro para montar um sistema próprio.
Fica a dica! Não perca mais tempo: procure a maneira que for mais viável para você entrar nesse mundo e comece a lucrar de vez com ajuda da internet.
Se precisar, podemos te ajudar a desenvolver a sua loja online. Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para saber de muitas outras novidades!