Como mostrar que seu negócio é confiável no meio digital?

seguranca

Seja por intermédio da convergência dos meios físicos e digitais ou da migração completa para o on-line, a credibilidade ainda é fator essencial para o sucesso empresarial

A atual estruturação do mercado mundial, pautada sob o contínuo progresso técnico-científico, instaurou uma série de novas exigências para os empreendimentos que atuam em ambientes digitais — a presença física, ainda necessária, também sofreu alterações, uma vez que os processos, juntamente aos meios, foram amplamente integrados.

A disseminação popular de aparelhos com acesso à internet restaurou, assim, a concepção mercantil de consumidor, atualmente, denominado “Consumidor 4.0”, que passou a controlar eficientes dispositivos de compra.

Para além das infinitas possibilidades de serviços on-line, eles oferecem mecanismos de comparação de preços, filtragens específicas e dezenas de outras facilidades.

Dessa maneira, a presença digital, antes considerada um diferencial vantajoso perante à concorrência, passou a ser tida como atributo básico, demandando, então, a construção de planejamentos e técnicas capazes de destacar determinada marca ou companhia dentro das mídias on-line, sobretudo, nos mecanismos de procura.

Otimização e ranqueamento

Uma das principais técnicas competentes em conceber confiabilidade digital é o SEO, sigla para o termo Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em tradução livre.

Ele é definido por um conjunto de diretrizes que consiste na reunião e na aplicação de propriedades valorizadas pelo Google, qualificado, assim, em colocar determinado site ou conteúdo nas primeiras posições do buscador.

É importante ressaltar que o processo transcorre de maneira orgânica, sem forçar nenhum resultado.

Uma boa estratégia de SEO considera, mediante o desenvolvimento da campanha, os conjuntos de normas e regras estabelecidos pelo Google, que confere a regularidade de cada um dos links e das URLs disponíveis na plataforma.

Acompanhando atualizações e executando as métricas convenientes, certamente o bom ranqueamento virá, seguido por uma maior credibilidade.

Além de outros fatores, as otimizações apoiam-se na utilização de palavras-chave, estudo de campo semântico, backlinks, meta descriptions, títulos, etc.

A longo prazo, o SEO apresenta-se como um verdadeiro ativo para marcas e empresas.

Conteúdos de qualidade e engajamento social

Investir na produção de bons conteúdos é essencial para consolidar sua presença on-line.

Páginas que fornecem materiais de qualidade conseguem manter os visitantes ativos por mais tempo no site, estimulando, na maioria das vezes, a busca por outros conteúdos dentro do domínio.

Os robôs do Google, responsáveis por averiguar o cumprimento das práticas impostas pelo buscador, também verificam o fluxo de visitas para aferir a reputação de determinado site.

Dessa maneira, o fato de um usuário acessar certo post e, em poucos segundos, sair da página, principalmente, em decorrência da baixa qualidade apresentada na publicação, resulta em baixos desempenhos nas pesquisas.

Portanto, é preciso atentar-se às tendências, selecionar bem as palavras-chave, inviabilizando cópias e notícias falsas.

Produzindo materiais proveitosos para os visitantes, evidenciando o relacionamento com o cliente e demonstrando preocupação com a satisfação do público, o empreendimento em questão passará a exercer um efeito de autoridade sobre o mercado.

É válido salientar a necessidade de estabelecer e firmar sinais sociais na esfera digital, ou seja, fomentar o compartilhamento de conteúdos e a interação acerca dos materiais publicados.

Para isso, é fundamental manter perfis ativos nas principais redes sociais, uma vez que o engajamento recorrente também é fator de autoridade.

A inclusão de botões de compartilhamento e a abertura para comentários gerais, por exemplo, auxiliam essa estratégia.

Proteção de dados

Um dos principais pontos capazes de influenciar a credibilidade de um domínio on-line é a segurança dos usuários, além, é claro, de ser um importante fator de ranqueamento.

Para examinar a questão, os bots analisam se as páginas estão protegidas com um certificado SSL, mecanismo que modifica o status http para https.

Ele é responsável por criptografar as informações e os dados inseridos por usuários, técnica que amplia os termos de proteção à navegação.

Alguns navegadores, como o próprio Google Chrome, emitem pop-ups de alerta quando um site não configura os aspectos de domínio seguro, característica que pode ser negativa para o processo de conversão — em sites de vendas, por exemplo, a falta de proteção ao visitante impacta diretamente sobre sua decisão de compra.

Layout responsivo

Atualmente, grande parcela dos acessos on-line ocorre via smartphones, e a tendência ainda é de crescimento.

Assim, é imprescindível garantir a responsividade das páginas e dos sites, tendo em vista a capacidade de adequação às diferentes margens de telas, como as de notebooks, tablets, computadores e celulares.

O investimento na experiência do usuário deve abranger cada detalhe, e o aspecto responsivo é, de fato, um dos principais.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.