Como vincular a sua conta webmaster tools com a do Google Analytics

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 31/10/2014 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente, com todas as restrições impostas pelo Google através do Not Provided, toda a informação disponível é essencial. Para aproveitar isso é preciso que você conheça a Webmaster tools, ferramenta para webmasters com informações cruciais sobre como o seu site está sendo indexado pelo Google. Acesse www.google.com/webmastertools Se você ainda não tiver uma conta, basta seguir os passos para criar a sua. Uma vez logado e com a ferramenta devidamente configurada, você verá as informações do seu site: Erros de rastreamento, quem são os erros encontrados pelos Robôs do Google quando eles buscam o seu site.

Fique atento para essa parte, você deve ajudar o Google a encontrar o seu site. Problemas como página não encontrada (404) são terríveis para o SEO.

Ao lado, você também tem acesso à consulta de pesquisa, que oferece informações preciosas de palavras-chave, que é o foco do nosso post. A linha azul representa o número de vezes que o seu site apareceu nas pesquisas do Google, a vermelha, cliques efetivos. [caption id="attachment_934" align="aligncenter" width="782"]Google Webmastertools Painel Google Webmastertools Painel[/caption] Clicando em Consultas de pesquisa, você visualizará a lista de palavras-chave, com impressões (visualizações), cliques, posição e CTR (taxa de cliques). Pode ainda clicar em alguma palavra-chave para saber quais páginas de entrada do seu site estão associados a elas. [caption id="attachment_936" align="aligncenter" width="782"]Palavras-chave painel Webmaster tools Palavras-chave painel Webmaster tools[/caption] Para ter acesso a todas essas informações no seu Google Analytics clique na engrenagem localizada no topo à direita selecionando a opção Propriedade do Google Analytics.  [caption id="attachment_937" align="aligncenter" width="782"]Vinculando a Webmaster tools com Google Analytics Vinculando a Webmaster tools com Google Analytics[/caption] Você será redirecionado para a página abaixo. É só selecionar o seu site e clicar em salvar. [caption id="attachment_941" align="aligncenter" width="791"]vinculando Analytics e webmastertools vinculando Analytics e webmastertools[/caption]   Pronto, agora você estará recebendo os dados da sua conta no Google para webmasters em seus relatórios do Google Analytics. Uma outra ótima opção é SEMrush, uma ferramenta paga mas que oferece insights valiosos para o seu marketing digital. Se for necessário, para seus objetivos, um número maior e mais consistente de informações, a  ferramenta é mais do que indicada.  

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.