Fique por dentro dos principais tipos de campanhas no Facebook Ads e de todas as particularidades que permeiam esse importante assunto
A Meta, proprietária das maiores redes sociais do mundo como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, para citar as principais, e faz parte da vida de milhares de pessoas, sendo, além disso, uma ferramenta importantíssima para as empresas turbinarem as suas vendas no dia a dia, com o uso de estratégias assertivas.
Mas você conhece os tipos de campanhas no Facebook Ads?
Continue a leitura desse artigo e fique por dentro desse tema, bem como de outras particularidades dessa plataforma, que se tornou indispensável quando o assunto é campanhas de vendas online nas principais redes sociais.
O que é Facebook Ads (Meta Ads) e como funciona?
Facebook Ads é a plataforma de anúncios da Meta que disponibiliza aos anunciantes uma enorme variedade de possibilidades para as empresas poderem anunciar e vender seus produtos ou serviços a partir dos mais variados formatos de anúncios nas plataformas do grupo.
A plataforma é uma das mais eficazes que existem quando o assunto é marketing digital.
Um dos grandes diferenciais do Facebooks Ads é a grande diversidade de opções de segmentação.
É possível anunciar para seus clientes, para pessoas com perfil semelhante aos dos seus clientes, para pessoas com perfil demográfico específico, para pessoas com perfil específico, para pessoas que interagiram com seu site ou realizaram algum tipo de ação no seu site (como preencher um formulário de contato ou adicionar um produto no carrinho, para ficar em 2 exemplos muito comuns).
Isso permite que os anúncios online da sua empresa sejam direcionados exatamente para as pessoas certas.
E essa gama de possibilidades acaba se traduzindo em um número muito maior de conversões.
Mas estamos apenas arranhando a superfície desta plataforma incrível.
Antes de entrar fundo nos tipos de campanhas do Facebook Ads, você precisa saber dos primeiros passos básicos para começar a anunciar nas plataformas da Meta.
A boa notícia é que estes primeiros passos são relativamente simples.
Para começar a anunciar é preciso:
- Uma conta (perfil pessoal) válida na plataforma do Facebook, é através dela que você acessa a sua conta de anúncios;
- Uma página de empresa, também conhecida como Fanpage, no Facebook (a mesma que você deseja anunciar na plataforma). Embora seja possível anunciar no Instagram sem ter uma conta nesta rede, não há como anunciar em qualquer produto da Meta (Facebook, Instagram, Messenger…), sem uma página de empresa no Facebook (Fanpage). Aqui você pode criar sua página no Facebook.
Uma boa sugestão é criar a sua conta de negócios.
Uma conta de negócios, também conhecida como Business Manager, serve para organizar e reunir os ativos relacionados ao grupo Meta como a sua página do Facebook, Instagram, WhatsApp, Pixel (código fornecido pelo Facebook para instalar no seu site e compartilhar dados com a plataforma), etc.
Além disso, é a partir da sua conta de negócios que você pode dar acesso às contas do Facebook, Instagram, de anúncios (...) de forma simples e rápida.
Dito isso, se você estiver começando e não tiver tanta intimidade assim com a plataforma, pode começar criando a sua conta de anúncios e página do Facebook.
Deixe a conta de negócios para depois pois ela não é obrigatória.
O que compõe um anúncio no Facebook Ads?
São vários os tipos de campanhas no Facebook Ads que uma empresa pode optar.
De um modo geral, essa plataforma é bastante intuitiva e oferece uma navegação agradável para o usuário.
Com o passar dos anos, as funcionalidades e o design sofreram melhorias significativas, o que deixou a experiência do anunciante ainda mais positiva.
Mas na hora de criar um anúncio online, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, determinadas etapas que compõem a construção de um anúncio precisam ser levadas em consideração.
Na verdade, elas são como peças de um quebra-cabeças, que devem ter o encaixe perfeito, para que o usuário tenha uma experiência memorável durante a interação com o anúncio da sua empresa.
Geralmente, as quatro partes que compõem qualquer tipo de anúncio no Facebook Ads são:
- Objetivo;
- Criativo;
- Público;
- Investimento.
Mesmo que você esteja ansioso para conhecer os tipos de campanhas no Facebook Ads, é preciso estar a par das variáveis que compõem um determinado anúncio dessa plataforma.
Vale a pena anunciar no Facebook Ads?
Indiscutivelmente, sim!
O alcance do Facebook e Instagram é imenso, por isso, a sua empresa deve usar todos os recursos disponíveis nessa plataforma para turbinar ainda mais as vendas, através de anúncios visualmente atrativos e, sobretudo, convincentes.
É conveniente ressaltar que essa rede social fechou o primeiro semestre de 2022 com nada menos do que 127 milhões de contas ativas, somente no Brasil.
Mesmo que nem todo mundo esteja conectado diariamente, o seu negócio tem muito mais chances de vender, se marcar presença no Facebook Ads.
Para ilustrar este raciocínio, abaixo, é possível ver que, dos 7 Aplicativos mais usados diariamente pelos brasileiros, os aplicativos do grupo Meta ocupam as 3 primeiras posições: com WhatsApp, Instagram e Facebook, respectivamente.
Quais os tipos de campanhas no Facebook Ads?
Antes de mais nada, é conveniente salientar que o objetivo das suas campanhas de vendas no Facebook Ads deve estar 100% alinhado com a ação na qual a empresa deseja que os usuários realizem quando se depararem com os anúncios dela nessa plataforma.
Agora vamos aos principais tipos de campanhas no Facebook Ads:
1) Reconhecimento
Esse tipo de campanha tem o intuito de promover o reconhecimento de marca, no maior número de pessoas possíveis.
Mas lembre-se, para que isso efetivamente aconteça, não basta selecionar o objetivo da campanha.
O anunciante precisa segmentar o público correto e construir o criativo (anúncio) de forma a mostrar os diferenciais da sua empresa de uma maneira convincente e alinhada aos interesses dos seus clientes.
Resumindo, nesta campanha os seus anúncios podem aumentar o reconhecimento da sua marca na internet alcançando um grande número de pessoas.
2) Consideração
Nesse tipo de campanha, o objetivo é fazer os usuários considerarem seu negócio como uma solução interessante.
Quer um bom exemplo?
É possível criar uma campanha de leads que instigue os usuários a clicar em um anúncio e, em troca de algum benefício, enviar seus dados.
Dentro desse tipo de campanha, temos seis objetivos possíveis:
- Geração de mais tráfego;
- Maior engajamento;
- Instalações do aplicativo da sua empresa;
- Visualizações de vídeos do seu negócio;
- Geração de cadastros;
- Mensagens que estimulem a comunicação com os prospects.
3) Conversão
Quando o assunto é tipos de campanhas do Facebook Ads, essa categoria é a mais utilizada.
Aqui, o objetivo, como você deve imaginar, é fomentar o interesse dos usuários pelo seu negócio, para que eles comprem seus produtos ou serviços.
Você pode criar uma campanha de vendas para incentivar as pessoas a comprarem em sua loja virtual e/ou visitar a sua loja física ou preencher um formulário de orçamento no seu site.
Aqui, temos três objetivos possíveis.
São eles:
- Conversões;
- Vendas do catálogo de produtos;
- Tráfego para a loja física.
Viu como é necessário conhecer os tipos de campanhas no Facebook Ads para que você acerte em cheio?
5 métricas de campanhas para ficar ligado
De nada adianta conhecer os tipos de campanhas se o empreendedor não estiver a par de como analisar o seu resultado.
Então, conheça as cinco mais comuns para analisar e mensurar a performance dos seus anúncios:
- Return Over Ad Spend (ROAS)
Trata-se do Retorno sobre Gasto em Anúncios, que nada mais é do que o valor do retorno sobre todo o investimento feito em uma determinada campanha de vendas em mídias pagas.
Através desse indicador, é possível saber se o empreendedor teve um retorno satisfatório ou não.
A métrica é calculada da seguinte forma:
ROAS = ((Valor das Conversões ou receita dos anúncios - Custo dos anúncios) / Custo dos anúncios) *100
Como você pode imaginar, levantar o valor das conversões, dependendo do seu negócio, pode não ser tão simples de fazer.
Se você possui uma loja virtual é simples. Basta aplicar a fórmula:
vendas realizadas no período analisado - gasto em anúncios no período analisado / gastos em anúncios no período analisado.
Se sua empresa for de serviços e o seu foco for gerar leads para converter através da sua equipe comercial, o processo pode ser um pouco mais desafiador.
Entretanto, é fundamental calcular para conseguir avaliar o seu investimento e entender o melhor caminho a seguir.
Uma boa dica é entender:
- Quantas conversões são necessárias, em média, para realizar 1 venda?
- Qual a taxa de conversão média da sua equipe comercial?
- Qual o ticket médio do seu produto/serviço?
A partir destes dados você poderá entender o valor gerado por cada conversão e aplicar a fórmula do ROAS.
Exemplo:
Se sua equipe comercial gera, em média, 1 venda a cada 10 conversões, e o ticket médio de cada venda é R$ 100,00 isso quer dizer que o valor médio de cada conversão é R$ 10,00.
Estes dados você pode facilmente obter trabalhando com um CRM como o Pipedrive.
Tendo o valor de conversão, agora é usar a fórmula do ROAS.
Exemplo:
Vamos supor que você anunciou no Facebook gastando 250 reais durante 1 mês e, durante este período, gerou 100 conversões e que cada conversão gera um valor de 10 reais (usando o exemplo fornecido acima).
Valor total das Conversões = Valor da conversão * número de conversões = 100 conversões * 10 Reais = 1000
ROAS = (1000 - Gasto em anúncios / Gasto em anúncios) * 100
ROAS = (1000 - 250 / 250) * 100
ROAS = 300%
Ou seja, para 1 real investido em anúncios, voltaram 3.
- Custo Por Clique (CPC)
É o valor que a sua empresa paga, em média, para cada clique que os seus anúncios tiverem ao longo de um período.
O cálculo é bastante simples.
Basta pegar o custo total de um determinado anúncio e dividir pelo total de cliques.
CPC = Gato em anúncios / Cliques
Gera um bom insight sobre o quão atrativo está o seu anúncio para a sua audiência.
Esta métrica pode ser melhor empregada para melhorar o seu criativo (anúncio).
- Custo por Mil (CPM)
Trata-se de um valor médio que o empreendedor paga para cada mil impressões do seu anúncio.
Nesse caso, chamamos de impressão cada vez que um anúncio é mostrado aos usuários, mesmo que não haja nenhuma interação.
Basta pegar o custo total do anúncio e dividir pelo total de impressões/1.000.
Gera um bom insight sobre o quão adequado está o seu anúncio para a sua audiência.
Esta métrica pode ser melhor empregada para melhorar a sua segmentação de audiência.
- Impressões
Chamamos de impressões o número de vezes que cada anúncio do seu negócio é exibido na internet.
Vale destacar que essa métrica não indica se o usuário realmente visualizou o seu anúncio.
Se aparecer para ele, é contabilizado uma impressão.
- Conversão
Essa ação talvez seja o principal objetivo de qualquer campanha no Facebook Ads.
Por exemplo, suponha que uma determinada campanha de vendas tenha como objetivo a coleta de dados dos usuários através do preenchimento de um simples formulário online.
O número de conversões será contabilizado pelo número de vezes que essa ação foi realizada.
O que é Pixel do Facebook e para que serve?
Agora que você conheceu tipos de campanhas no Facebook Ads bem como os cinco principais termos, gostaríamos de explicar um termo que é desconhecido para muitos empreendedores: o Pixel do Facebook.
Trata-se de um trecho de código na linguagem JavaScript que é colocado no site da sua empresa e que possibilita mensurar a performance dos seus anúncios por meio da plena compreensão de todas as ações que foram realizadas nele.
É possível monitorar conversões e todos os comportamentos dos usuários no seu site.
Na verdade, esse recurso dá mais segurança para o anunciante sobre o impacto dos anúncios.
É fundamental, no entanto, você saber que o impacto das regulamentações como a LGPD e as restrições em plataformas como IOS (Apple) impuseram grande desafio na mensuração pelo Pixel.
Hoje, o Facebook sugere que você trabalhe o rastreamento das suas campanhas, além do pixel, com uma forma avançada, no lado servidor.
Mas isso fica para outro artigo.
Por ora, basta que você saiba que o pixel, muitas vezes, não vai mostrar o cenário completo e que você precisa ficar atento às mudanças que estão acontecendo.
Porém, ele ainda é importantíssimo e fundamental.
De tipos de campanhas no Facebook Ads, a gente entende!
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido sobre os tipos de campanhas no Facebook Ads e proporcionado mais segurança na hora de trabalhar com suas campanhas de vendas online. Por mais que possa parecer algo desafiador, se você alinhar conhecimento e prática, tudo pode ficar mais fácil.
Mas caso prefira, pode deixar a missão de alavancar as vendas da sua empresa, para que ela prospere nos meios digitais, nas mãos de uma agência de Google Ads referência em marketing digital e de altíssima credibilidade no mercado. A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Temos a solução ideal para as necessidades do seu negócio. Vamos conversar?