Copywriting: O que é e qual a importância para a performance dos anúncios?

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Descubra o que é copywriting, bem como toda a sua importância para que os seus anúncios tragam os resultados esperados

O mercado digital é extremamente competitivo, o que leva os empreendedores a investirem em técnicas cada vez mais inovadoras para conquistar mais clientes e, por consequência, aumentar o faturamento. E uma que costuma ser bastante usada é o copywriting. Apesar da escrita persuasiva existir bem antes da internet, ela ganhou uma importância ainda maior com o crescimento do marketing digital.

Continue a leitura que vamos te mostrar a importância da produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas.

 

Conteúdo deste artigo:

O que é Copywriting?

Qual a diferença entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?

Como desenvolver uma boa estratégia de copywriting?

Quais são as principais técnicas de Copywriting?

Por que apostar no Copywriting no blog da sua empresa?

Copywriting: dicas para não errar

A Altgrupo é referência em marketing digital

 

O que é Copywriting?

Podemos dizer que é uma eficiente estratégia de produção de textos com alto poder de persuasão e que tem como objetivo vender um produto ou serviço. Ou seja, a técnica de copywriting precisa convencer o leitor a realizar uma determinada ação em um site como, por exemplo, fazer um cadastro para baixar um e-book ou receber uma newsletter.

Essa metodologia costuma ser massivamente usada pelos setores de marketing e vendas para estabelecer uma comunicação com os clientes no dia a dia, através dos meios digitais. A estratégia de copywriting precisa usar, de forma assertiva, gatilhos mentais que despertem o interesse do público-alvo, para gerar o maior número de conversões possível.

 

Qual a diferença entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?

Apesar de serem conceitos bastante parecidos, existe uma diferença entre marketing de conteúdo e copywriting. O primeiro tem o objetivo de atrair, engajar e educar um cliente em potencial através da oferta de conteúdos ricos (em diversos formatos) e que tenham extrema relevância para um determinado público-alvo.

Já o copywriting, como foi mencionado acima, adota um caráter mais persuasivo, ou seja, é bem mais direto e tem o objetivo de fazer o cliente comprar algo ou realizar alguma ação. Em outras palavras, o copywriting é o diferencial para que a estratégia de marketing de conteúdo seja realmente efetiva.

 

Como desenvolver uma boa estratégia de copywriting?

Você deve ter em mente que os três mandamentos básicos de uma estratégia de copywriting são: inspirar o leitor; fazê-lo criar uma relação de confiança com sua marca e motivá-lo a ter algum tipo de ação, no que diz respeito a um produto ou serviço. Saiba como é possível desenvolver uma eficiente estratégia de copywriting:

Pesquise

Um site ou um blog só se tornam referência em um determinado assunto se oferecer conteúdos que atendam todas as necessidades do seu público-alvo. Mas como é possível saber quais são elas? Através de muita pesquisa de mercado e trabalho duro em cima das informações levantadas.

Tenha objetivos bem definidos

Todo conteúdo publicado deve ter um objetivo bem definido. A publicação dos posts em um blog, por exemplo, jamais deve acontecer de forma aleatória. O uso de um calendário editorial é importantíssimo para orientar o cliente que está passando pelas três etapas do processo de compras (funil de vendas).

Conteúdos exclusivos e otimizados SEO

Não adianta produzir conteúdos superficiais e que podem ser facilmente encontrados em sites concorrentes. Para a estratégia de copywriting surtir efeito, é preciso entregar conteúdos exclusivos e, sobretudo, otimizados com técnicas de SEO. Esses dois fatores podem garantir que um conteúdo fique na primeira página de resultados do Google.

Análise das métricas

Se você acha que depois que o conteúdo foi publicado no blog da sua empresa, o trabalho se encerrou, está completamente enganado. O empreendedor precisa acompanhar as métricas, bem como o número de acessos de cada post e se eles estão trazendo os resultados esperados. Tudo precisa ser analisado para que os devidos ajustes sejam feitos, caso necessário.

 

Quais são as principais técnicas de Copywriting?

Agora que você está mais a par sobre a estratégia de copywriting, conheça as principais técnicas dessa importante metodologia da área de marketing:

• Descubra o seu público-alvo;

• Atenção para tom da linguagem;

• Invista em títulos criativos que chamem a atenção do leitor;

• Crie uma conexão emocional com o internauta;

• Convide o leitor para a ação;

• Estabeleça comparações (à favor da sua empresa);

• Utilize números e resultados de pesquisas;

• Antecipe-se às possíveis objeções;

• Desenvolva a sua capacidade de ser persuasivo;

• Seja um contador de histórias nato;

• Faça perguntas cujas respostas são positivas;

• Use uma linguagem de fácil entendimento;

• Dê ênfase ao principal assunto do conteúdo;

• Venda a experiência de compra e os benefícios do produto.

Se você apostar em todas as técnicas de copywriting acima, as chances dos seus conteúdos fazerem sucesso e aumentarem o número de conversões (que é o que mais interessa) serão enormes.

 

Por que apostar no Copywriting no blog da sua empresa?

Conheça as sete vantagens de apostar no copywriting no blog da sua empresa e deixar a concorrência a ver navios:

• É uma opção com um excelente custo-benefício;

• O empreendedor colhe resultados positivos por mais tempo;

• Sem gastos desnecessários;

• Melhora o posicionamento no Google e a notoriedade online;

• Geração de conteúdos com mais qualidade;

• Maior possibilidade de gerar leads e aumentar as conversões;

• Mais proximidade com o público-alvo.

Uma estratégia de copywriting bem usada pode trazer todos os benefícios acima para uma empresa que a utiliza de maneira inteligente em seu blog.

 

Copywriting: dicas para não errar

Finalmente, conheça dicas de copywriting para que você não erre nessa técnica e atinja os resultados esperados em seu negócio. Olha só:

• Estimule ao máximo a sua criatividade;

• Seja uma autoridade de respeito em seu nicho de atuação;

• Tenha como atributo a capacidade de persuasão;

• Não enrole o leitor, seja objetivo;

• Crie um “senso de urgência”;

• Utilize elementos de conexão ou afinidade;

• Seja específico;

• Faça a diferença para o leitor;

• Use a reciprocidade a seu favor.

Fundamental é não confundir copywriter com textos apelativos com o único objetivo de faturar no curto prazo ou que não vão contribuir para a construção de uma boa imagem no longo prazo.

 

A Altgrupo é referência em marketing digital

Agora que você sabe o que é copywriting, conheceu dicas sobre esse importante assunto, bem como a importância dessa técnica para qualquer negócio que deseja vender mais pela internet, que tal deixar essa missão nas mãos de uma agência de marketing digital que é referência nesse assunto? A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Aguardamos o seu contato.


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