Dicas de como usar o e-mail marketing para vender imóveis

Muitos corretores de imóveis e empresas do segmento imobiliário buscam constantemente aprimorar as estratégias de vendas para alcançar melhores resultados e fechar mais negócios.

Diversas estratégias de marketing digital ou offline podem ser utilizadas para ajudar a vender imóveis.

Dentre elas está o e-mail marketing, que será o meu assunto no post de hoje!

A venda de imóveis exige mais tempo para preparar o lead, dado o alto investimento e a mudança proporcionada na vida do cliente.

Neste contexto, o e-mail marketing é essencial para disponibilizar conteúdos relevantes para preparar o lead para realização da compra e mesmo para e-mails mais comerciais que visam incentivar o fechamento.

Estratégias de e-mail marketing para vender imóveis

Para executar a estratégia de e-mail marketing com qualidade, é necessário planejar diversos aspectos. Vamos conferir:

Base de contatos

A qualidade da base de contatos é o primeiro fator a ser analisado ao iniciar uma estratégia de e-mail marketing.

Antigamente, era muito comum empresas comprarem contatos.

Essa alternativa, entretanto, é extremamente negativa para a imagem da empresa, uma vez que os e-mails serão encaminhados para pessoas não interessadas.

Utilize o site da empresa e do segmento imobiliário para criar uma base de contatos sólida e realmente interessada na aquisição de um imóvel.

Segmentação

A segmentação de público é fundamental para aumentar a eficácia do e-mail marketing na hora de vender imóveis.

Crie workflows nos quais os e-mails sejam encaminhados de acordo com o interesse do potencial cliente e as características do que ele busca e da etapa na jornada do comprador na qual o usuário se encontra.

Por exemplo: segmente entre leads que pesquisaram por casas e aqueles que tem preferência por apartamento.

Há também outras informações que podem ser usadas para dividir a base de contatos para ser mais assertiva na oferta realizada, como a região que deseja adquirir um imóvel, faixa de preço e tamanho do imóvel. 

email mkt

Testes A/B

No e-mail marketing, os testes A/B permitem identificar características do e-mail que geram uma maior taxa de abertura ou de conversão.

Vários elementos podem ser responsáveis pela melhoria das métricas do e-mail, como:

  • Assunto utilizado;
  • Cores aplicadas no e-mail;
  • Linguagem usada no texto;
  • Personalização.

Ao comparar esses fatores nos e-mails enviados e analisando quais tem proporcionado melhores resultados, é possível otimizar a sua estratégia.

Personalização do e-mail marketing

Ao comparar campanhas de e-mail marketing, profissionais da área identificaram que e-mails personalizados possuem melhores taxas de conversão, pois atraem o interesse do usuário e proporcionam uma sensação de identificação e proximidade.

Esse tipo de recurso é possível por meio de ferramentas de envio de e-mail marketing.

Normalmente, essas ferramentas mostram outras métricas das campanhas de e-mail, o que faz com que sejam muito indicadas para corretores de imóveis que desejam adotar a estratégia.

E-mail responsivo

Atualmente, quase 36% dos usuários abrem e-mails nos dispositivos móveis, o que torna fundamental que, ao iniciar essa estratégia, sua empresa adote uma solução que inclua um design responsivo.

Ao ter esse cuidado, a parte representativa da base de contatos que utiliza os smartphones para acesso ao e-mail não será automaticamente desqualificada, aumentando as chances de melhores taxas de clique e conversão.

Conteúdo

Uma das táticas mais assertivas para combinar com o e-mail marketing é o marketing de conteúdo — que consiste em materiais informativos e educativos disponibilizados aos leads com o objetivo de prepará-los para a finalização da compra.

No segmento imobiliário, são vários os recursos que podem ser usados, como:

  • E-books mostrando os benefícios de determinado empreendimento;
  • Guias da região desejada;
  • Manual explicando as formas de financiamento.

Métricas

O acompanhamento das métricas é fundamental para identificar se a estratégia de e-mail marketing tem ajudado o corretor a vender imóveis.

No setor imobiliário, por exemplo, a taxa de abertura é de 18,48%, portanto, avalie se as métricas da sua campanha se aproximam das médias do mercado para identificar as oportunidades de otimização.

Além da métrica de abertura, é importante acompanhar ainda a taxa de cliques e de conversão.

Você já usa o e-mail marketing para vender imóveis ou melhorar os resultados da sua empresa? 

Recomendamos este ebook criado pela empresa Abrindo a Porta com dicas exclusivas sobre como alavancar o marketing digital da sua imobiliária ou de você, corretor.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.