Dicas incríveis para fortalecer o seu marketing no Instagram.

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 14/08/2015 | Atualizado em 07/09/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 9 minutos

A cada dia que passa o Instagram se consolida como mais uma ótima ferramenta de marketing, possuindo mais de 300 milhões de pessoas cadastradas em sua base. 

A seguir, vamos conhecer mais detalhes sobre a ferramenta e dar diversas dicas como utilizá-la para maximizar os resultados da sua empresa.

Crie a sua conta

Antes de mais nada é preciso criar a sua conta. Baixe o aplicativo para o seu smartphone IOS ou Android.

Depois disso é só preencher os seus dados.

Menu do Instagram

Menu do Instagram[/caption] Agora vamos conhecer um pouco sobre os ícones do menu, localizados na parte inferior da tela do smartphone.

O número 1 é a “home", local onde você acessa as postagens em destaque das pessoas que segue.

Ao seu lado, na "lupinha" (número 2), você pode pesquisar por pessoas e marcas, além de navegar por hashtags.

O número 3, o botão em destaque, serve para fotografar e filmar. Já o número 4 são as atualizações do seu perfil e das pessoas que você segue.

Finalmente, o número5 é onde você acessa o seu perfil, assim como as configurações do aplicativo.

Use Hashtags

Se você não sabe, as hashtags são aquelas palavras com o “jogo da velha”.

Elas servem para pessoas que pesquisam por assuntos específicos encontrem as suas fotos e vídeos.

Elas são muito importantes para a disseminação e alcance do seu conteúdo, pois o torna acessível para toda e qualquer pessoa.  

Para se ter uma ideia, de cada 10 fotos publicadas no Instagram, 8 usam hashtags.

Você pode utilizar até 30 hashtags em uma foto, mas não há a mínima necessidade disso tudo.

Para uma utilização realmente competente das hashtags, a dica é seguir as “4 regras da Hashtags”.

1- Qual o segmento ou nicho?

Se você é um restaurante de comida saudável, pense em hashtags como; saúde, comida natural, saudável.

É importante também pensar no estilo de vida do seu cliente e, através das hashtags, tentar se inserir.

2- Quem eu sou?

Essa é hashtag da marca.

É preciso ajudar seus clientes a te encontrarem e repercutirem seus produtos e serviços, portanto, utilizar uma hashtag com o nome dela é necessário. Exemplo:#suamarca #seuproduto (...).

Uma dica: se você possui uma loja física, coloque hashtags nas gôndolas, assim você começa a fixar a hashtag na mente dos clientes e estimula que eles publiquem fotos com os produtos e as respectivas hashtags.

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3- Onde estou?

Muito importante!

Muitas pessoas não sabem que a sua empresa existe e/ou nem onde se localiza.

Se a sua loja ou empresa é de Porto Alegre, publique uma foto com #PortoAlegre.

Se a sua empresa possui diversas filiais, publique uma foto na cidade de cada uma das filias e utilize uma hashtag com o nome da respectiva cidade em que a foto foi tirada.

Mas não basta apenas a cidade, coloque o bairro também.

4- O que é isto?

Essa hashtag traduz a postagem.

Se você é um restaurante de comida saudável, nesse caso poderia utilizar a hashtag #SemLactose.

 Uma dica muito importante é não escrever um texto com hashtag.

A Hashtag serve para localizar, situar aquele conteúdo.

O ideal é escrever a legenda da foto ou vídeo e somente no final colocar as hashtags

Algumas Hashtags importantes

  • #tbt ou #throwbackthursday - Toda quinta-feira, pessoas famosas ou anônimas costumam publicar fotos de criança em momentos marcantes e felizes. Essa é a hashtag
  • #sqn - O nosso famoso "só que não". Ironias e brincadeiras em geral.
  • #prontofalei - É a hashtag do desabafo e, algumas vezes, do arrependimento...
  • #partiu - Todo mundo já deve ter visto alguma postagem com essa hashtag seguido de um treino, trabalho, férias (...).

Conheça os filtros e não exagere

O legal do Instagram, principalmente para os iniciantes, são todos os filtros disponíveis.

Mas é preciso centender o momento e quanto utilizar. As vezes o melhor pode ser sem filtro nenhum.

Não é a toa que 42,9% das fotos são publicadas sem filtro.

Confira a seguir os filtros mais utilizados:

  1. Valencia - Ideal para clarear as fotos destacando levemente as cores quentes;
  2. X-Pro II - Acentua as cores e escurece as bordas. Ideal para fotos com detalhes coloridos;
  3. Earlybird - Arredonda as bordas e deixa as fotos com tons mais quentes. Confere um ar retrô às fotos;
  4. Amaro - Realça o que está no centro, com uma leve luz azulada, e escurece os cantos;
  5. Rise - Confere um aspecto envelhecido. Funciona bem com todas as fotos, pois melhora o aspecto da pele e ilumina o ambiente;
  6. Lo-Fi - Ideal para realçar os alimentos;
  7. Hefe - Confere um tom mais saturado às fotos, ideal para paisagens com nascer e pôr-do-sol;
  8. Sierra - Na minha opinião, um dos melhores filtros. Confere um ar de sofisticação às imagens.

Filtros InstagramFiltros Instagram[/caption]

Como aumentar a base de seguidores

Essa estratégia é muito similar ao do Twitter. Adicione os seguidores pró-ativamente.

Com certeza eles irão ver o seu perfil e, seguindo ou não, entrarão em contato com a sua marca.

Algumas ideias para realizar um aumento na base de seguidores qualificados para a sua marca:

  • Pesquisar hashtags de localização (bairros, ruas e pontos de encontro do seu target, é preciso conhecer os hábitos dos seus clientes) e analise as fotos dos seguidores que aparecem. Se preencher o perfil do seu cliente em potencial, siga.
  • Pesquisar por estabelecimentos em ruas. Essa é uma outra ótima ideia para se encontrar seguidores qualificados. Pesquisando por determinada rua no ícone da lupa você pode encontra as fotos publicadas nesses locais. Se você possui uma loja de rua, por exemplo, procure por fotos na redondeza. É muito comum encontrar também fotos de moradores em suas casas. Se você possui um restaurante, esse dado é muito relevante, já que o público desses estabelecimentos, em grande maioria, consiste nos moradores locais.

Uma outra dica é seguir a "regra 5/3/1".

A cada 5 curtidas e 3 comentários nas fotos de um usuário você  o ganha como seguidor (o seguidor é o 1 da regra).

A dica é fazer isso de forma real, com comentários sinceros.

Seja qual for a sua marca ou empresa, as pessoas irão querem se relacionar com pessoas e não robôs.

Como ver quem deixou de te seguir

Se você quiser aumentar a sua base de fãs conforme a nossa dica, pode ser necessário, de tempos em tempos, realizar uma limpeza de seguidores.

InstaFollow é o aplicativo ideal para usuários Android. Um recurso muito bom é ver os usuários perdidos, aqueles que seguiam mas deixaram de seguir com o tempo.

Se você for usuário IOS, a dica é o Followers for Instagram. Super fácil de usar. 

InstafollowersInstafollowers[/caption]

Como Analisar o resultado

Encurte a url com o bit.ly e poste links encurtados diferentes em cada rede social, dessa forma você consegue mensurar os resultados de forma mais eficiente.

Dica simples e rápida.

Anúncios no Instagram

Os anúncios no instagram são uma realidade.

Segundo o próprio Facebook: “O posicionamento de anúncios no Instagram está sendo implementado gradualmente e talvez não esteja disponível para você neste momento.” 

O anúncio do Instagram aparecerá nos feeds do Instagram das pessoas junto com as imagens compartilhadas por amigos, família e outras contas do Instagram que elas sigam.

Quando for ao ar, o anúncio será bem similar à postagem regular no instagram, mas apresentará no canto superior direito um ícone de Patrocinado.

No canto inferior direito, você verá o botão de chamada para ação que o anunciante definiu.

Quando as pessoas clicarem na chamada para ação, o famoso call to action, elas serão direcionadas para a URL do site definida na criação do anúncio.

O texto incluído ao anúncio estará diretamente abaixo da imagem, assim como hoje é o texto que os usuários escrevem logo abaixo de suas fotos e vídeos.

Qualquer usuário pode realizar anúncios no Instagram, a única exigência é ter uma conta no Instagram e no Facebook, já que os anúncios serão criados no Facebook e publicados no instagram. 

Instagram adsInstagram ads[/caption]

Como marcar pessoas

Para marcar algumas pessoas, o passo a passo é :

1- Logo abaixo da foto, selecione a opção "Marcar pessoas"

2- Clique no rosto do seu amigo  ou cliente (se ele estiver na foto) ou em qualquer lugar na tela para fazer a marcação na foto selecionada.

3- Um campo de texto vai aparecer.

Digite o nome de usuário do seu amigo ou seguidor. Conforme for digitando, o aplicativo vai mostrar as opções de usuário, selecione o nome correto e clique em salvar.

Marcar pessoas no InstagramMarcar pessoas no Instagram[/caption]

Como postar foto inteira

Não é possível publicar foto inteira no Instagram, isso já ficou perceptível à maioria das pessoas.

Mas com o aplicativo InstaSize você consegue.

Confira os passos e saiba como:

1- Abra o aplicativo e vá no rodapé para clicar no botão com o formato de um retângulo. Após, escolha qual foto você deseja publicar na câmera do seu aparelho.

2- pressione o botão InstaSize, localizado no rodapé da página, para redirecionar a foto para a sua conta no Instagram.

Em segundos, a foto estará disponível na tela do Instagram. Escolha o filtro desejado e publique.

Como deletar comentários

Para apagar comentários basta clicar no ícone de comentários (balãozinho) abaixo da foto e deslizar o comentário a ser deletado para a esquerda.

Ele irá se deslocar aparecendo a opção de lixeira. É só clicar.

deletando um comentário no Instagram

Como conversar com os seguidores pelo instagram

Para conversar com os seguidores do Instagram existe o App Instatalks .

Ele permite conversar reservadamente e está disponível para Iphone, Ipad e Android.

Como bloquear o usuário

Para bloquear algum usuário, basta clicar no ícone 3 pontos (ou reticências, se preferir) na parte superior e aparecerá a opção de bloqueio do usuário.

Bloquear usuário

Enviar imagens e vídeos para usuários específicos.

Clique na bandeja localizada no canto superior direito (a sua posição não aparece na imagem, mas ela é igual a esta bandeja na primeira imagem do quadro abaixo com o título "Instagram Direct).

Clique no “+” para abrir uma nova publicação.

Depois é só escrever o texto, selecionar quais amigos podem ver e eviar.

Enviar postagens a usuários específicos

Aplicativos interessantes

  • Iconosquare - Para você ter dados e estatísticas do seu perfil
  • Lapse It - Faz vídeos do tipo Time lapse
  • InstaFishEye - Torna a câmera do Iphone uma "olho de peixe".
  • NightCap - Resolve o problema de falta de luz por meio da captura de 15 vezes mais luz do que o normal.

Conclusão

Com essas dicas você estará apto a criar um perfil muito mais engajador e conquistar uma nova audiência para o seu negócio.

Assim como qualquer rede social, não esqueça de realizar o planejamento e avaliar o custo benefício do investimento, sempre mensurando os resultados.


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