O que é a Taxa de Abertura?
A Taxa de Abertura contempla o percentual entre pessoas que receberam o e-mail marketing versus pessoas que abriram o e-mail.É difícil estipular uma Taxa de Abertura ideal, pois pode variar de acordo com o nicho. Porém, se você precisa de um parâmetro, tente manter-se acima de 20%.Num estudo realizado em 2016 pela Consultoria Convince & Convert, identificou-se que 21% dos usuários reportam o e-mail como SPAM, mesmo quando sabem que não é.Essa informação mostra que a Taxa de Abertura é um dos principais indicadores de performance a considerar, pois, ao abrir seu e-mail, o usuário já demonstra que está disposto a “ouvir” o que você tem a dizer.E a Taxa de Cliques?
A taxa de cliques está ligada diretamente à conversão em sua campanha, de acordo com o seu objetivo.Se você adicionou um link para enviar o usuário ao seu e-commerce, por exemplo, a Taxa de Cliques indica o quão bem sucedida foi sua campanha de e-mail marketing.Se resultou em venda ou não, é outra questão. Entretanto, uma boa Taxa de Cliques demonstra que o conteúdo do seu e-mail é relevante e capaz de captar a atenção do seu lead.#1 Use plataformas confiáveis de automação
O uso de plataformas de automação para envio de e-mails é uma ótima maneira de segmentar o seu público e analisar o resultado das ações, por meio das métricas disponibilizadas ao longo da campanha.Plataformas confiáveis como RD Station e Mailchimp também são muito importantes para que o e-mail marketing não seja identificado como SPAM pelos servidores, contribuindo diretamente para o bom resultado da Taxa de Entrega.#2 Inclua um assunto sedutor
O objetivo do Assunto é chamar a atenção do lead: entre tantos e-mails, o que vai fazê-lo abrir o seu? No mesmo estudo realizado pela Convince & Convert, 35% dos usuários informaram que abrem o e-mail com base apenas na linha de assunto.Embora não possamos determinar um tipo de assunto como ideal devido à diversidade do público, existem algumas técnicas que costumam funcionar para todos:- Use números - dá a percepção do tamanho do conteúdo
- 35 caracteres, no máximo - para não correr o risco de cortar o texto
- Use emojis, quando pertinente - imprime identificação e espontaneidade
- Questione ou desafie - estimula a interação e curiosidade