E-mail marketing imobiliário: 5 erros para evitar!

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 25/11/2016 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 6 minutos

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para o marketing imobiliário. Com ele, a sua imobiliária poderá manter um bom relacionamento com seus clientes e divulgar os seus imóveis de forma eficiente. No entanto, alguns profissionais acabam cometendo alguns erros de e-mail marketing imobiliário que podem atrapalhar a conquista de seus objetivos. E, para que isso não aconteça com sua empresa, listamos os 5 erros que você deve evitar em sua campanha de e-mail marketing imobiliário. Vamos a eles?

1. Não segmentar suas campanhas

Um erro muito comum em campanhas de e-mail marketing imobiliário é enviar a mesma mensagem para todos os seus contatos, sem se preocupar com os interesses e com as características de seus clientes. Dessa forma, são grandes as chances de você criar campanhas desinteressantes e com pouco apelo ao público — e isso pode aumentar a sua taxa de descadastro além de diminuir a taxa de abertura de e-mails. Quanto mais segmentar sua base de contatos conforme os interesses e as características de seus clientes  melhor serão seus resultados finais. Imagine você segmentar uma mensagem sabendo: - Cidade desejada: Ex: Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Manaus, etc. - Renda do cliente: Ex: Até R$ 1.000,00, de R$ 1mil até R$ 2mil, de R$ 2mil até R$ 4mil, etc. - Profissão do cliente: Ex: Médico, professor, dentista, contador, desempregado, etc. - Idade aparente: Ex: até 25 anos, 26 a 30 anos, 31 a 35 anos, 36 a 40 anos, etc. - Perfil: Mora sozinho, casado com filhos pequenos, casado com filhos adultos, solteiro com filhos adultos, investidor, etc. Quanto mais informações você obtiver de seus clientes, melhores serão seus resultados finais. Aposte em um CRM para cadastrar seus clientes e obter os melhores resultados.

2. Criar um título ruim

O título de um e-mail é o elemento que tem mais importância na taxa de abertura de e-mails de sua empresa. É ele que vai atrair a atenção de seu cliente em sua caixa de entrada e fazer com que ele leia a mensagem de sua imobiliária. Grande parte dos emails não são lidos por falta de um título curioso ou alinhado às necessidades do usuário (segmentação). A imagem abaixo ilustra um cenário muito comum no mercado imobiliário. [caption id="attachment_2340" align="aligncenter" width="800"]Títulos chatos não chamam a atenção. Por isso, o ideal é que você tenha cuidado na hora de criar os títulos de suas campanhas de e-mail marketing imobiliário. Tente expressar de forma objetiva qual o benefício que seu cliente receberá ao abrir o seu e-mail, e não se esqueça que o título deve ter relação com o conteúdo.[/caption] Uma última dica interessante é você sempre lembrar que emails são lugares que "abrigam" diversas mensagens. Facilite o trabalho do seu cliente ao pesquisar o seu email em uma eventual busca posterior. Pense em títulos fáceis  serem encontrados na caixa de entrada.

3. Inserir muitas informações

Na tentativa de melhorar os resultados de uma campanha de e-mail marketing, muitos profissionais acabam inserindo várias informações em um mesmo e-mail. O problema é que mensagens com informações em excesso podem fazer com que seus contatos percam o interesse no seu conteúdo, pois não terão tempo para ler o e-mail por completo. Por esse motivo, é fundamental ser objetivo em seus e-mails e tentar enviar sua mensagem por meio de poucas palavras. O ideal é que cada e-mail trate de apenas um assunto, evitando sufocar o cliente com informações em excesso.

4. Não inserir CTAs em seus e-mails

Cada um dos e-mails enviados em sua estratégia deve ter um objetivo claro, seja ele a venda de um imóvel, a geração de leads ou qualquer outro. Por isso, é muito importante que todos os seus e-mails tenham um CTA bem claro, incentivando seus contatos a realizar a ação que você espera deles. Seja para conhecer os seus imóveis, acessar o blog de sua imobiliária ou baixar um e-book, inserir um CTA em todos os seus e-mails pode aumentar o sucesso de sua campanha. [caption id="attachment_2342" align="aligncenter" width="800"]Call to Action Call to Action[/caption]

5. Não personalizar seus e-mails

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação em massa que permite que sua imobiliária se comunique de forma rápida com vários clientes de sua empresa. Mas isso não quer dizer que seus e-mails precisam ser frios e impessoais. Para conquistar resultados melhores, é muito importante que você faça o seu cliente se sentir importante, pensando que aquela mensagem foi criada especialmente para ele. Uma ação simples como esta pode aumentar muito o retorno sobre o investimento de suas campanhas e gerar resultados cada vez melhores para o seu negócio.

Bônus erro fatal

Se você deseja realmente acabar com suas campanhas, a dica é comprar listas de email. Essas listas são uma bomba com emails de diferentes pessoas, a maioria não tem absolutamente nada a ver com o seu público-alvo. Além disso, se você mandar emails para pessoas não interessadas em uma larga escala há uma grande chances de entrar na lista negra dos servidores. Um lugar "escuro, frio e muito perigoso" onde a saída não é tão simples e só depois de causar um belo estrago à sua empresa. Isso porque até mesmo os e-mails normais que você envia, acabarão indo diretamente para o lixo eletrônico dos seus clientes, prejudicando suas vendas habituais. O ideal é construir listas do zero, de pessoas que conhecem o seu negócio e estão realmente interessadas no seu produto, serviço ou empresa.

Dicas finais

Para encerrar, 5 dicas finais para obter resultados fantásticos:
  • Os primeiros 4cm da arte do e-mail marketing é o que aparecerá primeiro ao leitor, portanto, coloque algum conteúdo que chame a atenção
  • Envie apenas imagens ou textos, nada de vídeos ou anexos. Se você fizer isto aumentará e muito o índice de Spam.
  • O tamanho da arte não pode ser muito largo, procure utilizar no máximo 650px.
  • Quanto mais leve a arte for melhor, fuja de arquivos com 500kb, por exemplo.
  • Fique atento à taxa de abertura e cliques dos seus emails.
Gostou deste artigo? Aproveite e conheça as vantagens de aplicar o Inbound Marketing no mercado imobiliário e conheça novas práticas para garantir o sucesso de sua imobiliária. Ebook Imobiliárias

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.