É incrível pensar que em plena era do spam, o email marketing continua sendo uma ferramenta útil. Sim, e continua mesmo. E não apenas útil, utilizando-a da forma correta, ela pode ser um dos canais mais produtivos em aquisição de clientes e receitas. Mas para utilizar o email marketing de forma correta é necessário levar em consideração:
- Utilizar métricas únicas para mensurar os resultados obtidos com a ferramenta.
- Rastrear tudo que envolva a sua campanha
- Ter uma lista de emails consistente
- Boa ferramenta de disparo
Na postagem de hoje, vamos aprender a como analisar os resultados das campanhas de email marketing. Certifique-se de possuir uma boa estratégia de tracking para suas campanhas de email marketing que te possibilite cruzar as informações obtidas na mensagem e no site. Você pode dividir a análise da campanha em três partes:
- Resposta de campanha
- Comportamento no site
- Resultados pro negócio
[caption id="attachment_1681" align="aligncenter" width="910"]email marketing[/caption]
Resposta de campanha
Envolve a parte inicial da experiência do consumidor. Essas métricas serão obtidas pela sua ferramenta de disparo de email.
Taxa de entrega (delivery rate):
É a métrica que aponta os números de emails entregues. Basicamente responde a pergunta; Temos alguma chance de sucesso? Ela é interessante, mas não fornece muitas informações; muitas empresas compram listas de email fazendo com que a mensagem seja entregue, mas, a grande maioria, direto para as pastas de spams onde não tem nenhuma chance serem abertos.
Taxa de abertura (open rate):
É a taxa de emails abertos sobre o número de emails enviados. Seja cauteloso na avaliação dessa métrica, muitos emails tem filtros e bloqueios de imagens; a pessoa abre mas pode não ver o que a mensagem contém.
Taxa de cliques da mensagem (Click-to-Open rate ou CTOR)
Essa métrica é ótima para avaliar a qualidade de sua lista de email marketing e da relevância e pertinência de sua mensagem. Segmentar essa métrica é realmente poderoso. Você pode avaliar o que gera maior engajamento: textos, imagens, chamadas, assuntos (...), além de comparar clientes de diferentes localizações.
Comportamento no site
Poucos profissionais de marketing mensuram o que acontece quando o visitante vindo da campanha de email marketing chega ao site. Essa é uma fonte dourada de informações sobre como os consumidores estão interagindo com a sua página e o que pode ser melhorado.
Taxa de rejeição (bounce rate)
Obtém-se a taxa dividindo o número de visitas provenientes da campanha de email marketing que visitaram apenas uma página do site, pelo número de visitas totais vindas da campanha de email marketing. A taxa de rejeição é uma das melhores métricas para se avaliar um investimento online. De que adianta ter uma taxa de 100% de abertura do email, cliques e visitas se 99% sai na mesma página que entrou? A não ser que você tenha uma bela promoção, as pessoas já conheçam a sua empresa/site e o cliente compre de primeira, uma taxa de rejeição alta é um péssimo indicador.Essa métrica ajuda você a encontrar oportunidades para melhoramentos em páginas do site e calls to action.
Duração da visita (Length of Visit)
Métrica que acompanha o percentual de visitas que dura "X" segundos. Essa métrica é muito importante para empresas e sites de conteúdo como blogs, portais de notícias. Você pode também utilizar para sites de comércio eletrônico, como? Se você tem a informação de que leva 8 minutos em média para a pessoa entrar no seu site, avaliar opções, escolher o produto, cadastrar e comprar, acompanhe esse número. Você pode criar uma conversão para visitas com duração de 8 minutos. [caption id="attachment_510" align="aligncenter" width="625"]Análise web[/caption]
Resultados pro Negócio
Marketing de gente grande, em última instância, trata-se de avaliar o que traz resultados para o negócio. A seguir algumas métricas-chave que você não pode deixar de avaliar nas suas campanhas:
Taxa de Conversão (goals)
Você deve medir a taxa de conversão e segmentar como um doido varrido. Seja prático avaliando as causas de pouca performance. Você pode criar goals (conversões) específicos para o seu negócio, desde compras efetuadas até duração de visita, visitas com duração "x", visitas com "x" visualizações de páginas (...).
Receita gerada por email enviado (Average revenue per email sent)
Essa é uma ótima métrica pois ela salienta a produtividade da campanha. Se você disparou uma promoção para 10.000 pessoas e teve um retorno de R$ 1.300,00 em compras, significa que você obteve R$ 7,69 por email enviado. Note também que você pode mudar a métrica de avaliação: Receita gerada por email aberto, receita gerada por email clicado (...).
Rentabilidade da campanha de Email (Email Campaign Profitability)
Muitos profissionais de marketing passam horas medindo as receitas geradas pelas ações e pouco tempo analisando a rentabilidade das campanhas. Isso acontece pois, segundo Avinash Kaushik, é difícil entender os verdadeiros custos envolvidos. No caso das campanhas de email marketing, é preciso avaliar todos os custos da campanha; custo de comprar a lista (por favor não o faça!), da ferramenta de disparo, do profissional que criará a arte, a promoção (...). Mas isso não deve impedir de tentar mensurar rentabilidade com a receita. Você pode se surpreender. Campanhas potencialmente vistas como desperdício podem ter uma rentabilidade boa, e vice-versa. Para finalizar a postagem é importante salientar, email marketing funciona, você só precisa resistir à tentação de incomodar os seus clientes. Deixe sempre a mostra a opção dele se descadastrar da lista, seja relevante no seu conteúdo, enfim: Trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.