Se você utiliza o Google Analytics, popular ferramenta para análise de tráfego, origem de acessos e outros comportamentos relacionados com páginas da web, certamente reparou que, nos últimos dias, a origem de visitas através de palavra-chave teve um aumento considerável no número de "(not provided)" até que este se tornou predominante, deixando as outras palavras, em comparação com ele, com uma baixa quantidade de origens de visitas para o seu site.
[caption id="attachment_1964" align="aligncenter" width="910"]Segurança para lojas virtuais[/caption]
Mas, o que significa este "(not provided)"?
Para entender o (not provided) vamos falar um pouco sobre a busca segura do Google, lançada, de forma beta, no mês de junho de 2010. Inicialmente, esta busca segura era ativada manualmente pelos usuários logados que, ao realizarem pesquisas, eram questionados se desejavam utilizar a busca segura (utilizando o protocolo https://) ou a "tradicional" (utilizando o http://) com a diferença entre eles de que, utilizando a forma segura, a busca é encriptada e não armazena nenhuma informação sobre o usuário.
Em 2011, mais precisamente no mês de outubro, o Google foi ainda mais agressivo e passou a redirecionar de forma automática todos os usuários logados em seus serviços (como Gmail, Google Plus, YouTube e etc) para a busca segura, sem permitir que estes escolhessem pesquisar ou não desta forma.
E ontem, finalizando este "ciclo" da busca segura, o Google mudou todas as pesquisas feitas para a Busca Segura. O serviço Not Provided Count prevê que, de acordo com os dados analisados, no dia 05 de Dezembro de 2013 o (not provided) corresponderá a 100% do tráfego orgânico dos sites analisados.
Fonte: 5seleto.com.br