Entendendo o posicionamento estratégico e sua importância para as empresas

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 01/09/2015 | Atualizado em 03/07/2020

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 4 minutos

Sumário

Posicionamento estratégico é um termo conhecido mas pouco entendido, na prática, pelos empresários.

Dessa forma, usaremos uma outra estratégia para ajudar você a entender e construir o de sua empresa, pois sempre é mais fácil entender um conceito novo ou mais abstrato quando associamos a situações já conhecidas.

Quer ver?

Se lhe pedissem para escolher entre definir o que é posicionamento estratégico ou falar de uma empresa que você acha marcante, qual você escolheria?

A segunda alternativa provavelmente seria escolhida por você e pela grande maioria dos mortais (com exceção de profissionais de marketing).

Até mesmo o dono de uma empresa talvez gaguejasse ao responder sobre o posicionamento da sua própria empresa, entretanto, falaria como ela esta sendo avaliada e julgada no mercado, seus diferenciais, etc., com desenvoltura. 

Quando criança eu achava as aulas de um modo geral muito chatas (quebrava propositalmente a ponto dos lápis para me levantar e ir até o lixo apontá-los) e essa sensação me acompanhou até que, já formada, passei a ter autonomia para escolher os temas do meu interesse e aí virei uma estudiosa e dedicada aos assuntos de meu interesse.

Ainda hoje me pergunto por que não se ensina história contando histórias?

Foi este método que uma professora particular empregou comigo e me conquistou.

A equação matemática virava uma ida ao mercado, qualquer tema ela trazia para uma situação prática, aplicável no dia a dia.

No fim, eu estava gostando de estudar. Hoje como consultora de empresas, continuo usando a metodologia da simplificação e fazendo analogias.

Como a deste artigo, que trata do posicionamento estratégico, mas prefiro iniciar falando sobre a personalidade que todos temos.

Somos diferentes, não existe nenhum ser humano igual a outro, cada um tem a sua personalidade.

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que definem uma pessoa, identificando e estabelecendo suas diferenças com os outros.

As empresas também são diferentes, cada uma tem a sua marca, que é a personalidade de uma empresa e que também é formada por suas diferentes características, experiências,  produtos e serviços.

As personalidades mais atraentes são das pessoas que conseguem ser autênticas. Como se costuma dizer, são “elas mesmas”. As pessoas que são verdadeiras se mostram mais confortáveis consigo, são espontâneas sem ficar se preocupando com a opinião dos outros e, deste modo, agradam mais. Até porque não é tão difícil perceber quando uma pessoa esta “tentando ser o que não é”.

Uma pessoa pode ser alta ou baixa, ter os cabelos loiros, ruivos ou ainda pretos, os olhos podem ser verdes, azuis, castanhos.

Psicologicamente, pode ser uma pessoa extrovertida ou introvertida, impaciente, inseguro, sensível, colérico (...), e ainda tem as crenças e valores (e por aí segue).

Calma, você não precisa ser psicólogo para tratar a personalidade da sua marca. Seguem algumas dicas:

1) Defina a missão, visão e valores da sua empresa;

2) Entenda como a sua empresa se diferencia dos seus concorrentes;

3) Questione-se: Ela tem no seu DNA uma busca por fazer mais com menos?

Tem preços competitivos ou é dedicada a oferecer as melhores opções de produtos e serviços?

É super especializada em um produto ou serviço? Isto é, sua estratégia de posicionamento é de custos, diferenciação ou de foco?

Não se esqueça, posicionamento estratégico não é uma coisa a ser inventada, mas sim, definida. Se você é tipo mignon, não adianta fazer que nem Napoleão, que tentava sempre parecer mais alto é só ficava ridículo.

Seja verdadeira e você conquistará o seu espaço.

Conclusão

Como última, e talvez mais importante orientação, seja você mesmo.

Mas capriche na auto avaliação e para não ter erro, peça feedback ao mercado, olhe os seus números e indicadores: as recomendações dos clientes são positivas? Retenho meus talentos? 

Tenho boa reputação? Estou tendo resultados? Boa sorte!


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