Ferramenta de palavras-chave do Google e outras 5 opções

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 13/08/2021 | Atualizado em 17/08/2021

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 8 minutos


Quer mais tráfego? Mais visibilidade? Mais presença online?

Entenda as palavras-chave de uma vez por todas!

Você que chegou a este artigo com toda a certeza quer aprender mais sobre a ferramenta de palavras-chave do Google.

Começamos então por dizer que este é um dos pontos cruciais quando se fala em SEO (otimização para os motores de busca).

A verdade é que a escolha de palavras-chave é tão importante que ela pode comprometer o orçamento que você destina às ações de marketing digital.

Já imaginou que prejuízo investir em termos pouco assertivos?

Mas vamos ao que interessa. Ao final deste artigo, você estará quase expert no assunto.

Quer ver só? Boa leitura!

Conteúdo deste artigo

•O que são palavras-chave?
•Por que é importante focar nas palavras-chave?
•Quais os tipos de palavras-chave?
•Quantidade de buscas por palavras-chave
•Qual a função de uma ferramenta de palavras-chave?
•Análise de palavras-chave
•Google Keyword Planner
•Google Trends
•SEMrush
•Keyword Tool
•Übersuggest
•Spy Fu
•Alexa

O que são palavras-chave?

Do inglês keywords, as palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa. A realidade é que elas são autoexplicativas.

Tratam-se de termos compostos por uma ou mais palavras escritas por um usuário nos buscadores – como o Google. O objetivo é obter respostas e solucionar problemas.

No marketing, as palavras-chave são os termos que utilizamos a fim de direcionar na hora de criar nossas estratégias digitais, em páginas, blogs, posts e sites.

Isso significa que ao definir uma palavra-chave para determinada página, ao Google você passará a mensagem de que o seu conteúdo aborda assunto sobre aquele termo em específico.

palavrachave

Por que é importante focar nas palavras-chave?

Resposta fácil: todo mundo (marcas, empresas, pessoas) quer estar no topo! Que atire a primeira pedra a marca que disser que não quer aparecer na primeira página do Google.

Aliás, aqui na Altgrupo, as palavras-chave fazem parte do nosso dia a dia. Anote esta informação: não existe estratégia digital que não passe por elas.

É através dos termos que as pessoas localizam o seu site e analisam os seus produtos e serviços.

Portanto, estruturá-los corretamente fará com que sua marca consiga ficar entre os primeiros resultados das buscas – objetivo e sonho de muita gente.

E você sabe, a probabilidade de as páginas superiores ganharem cliques é evidentemente muito maior.

Por estas razões, é imprescindível usar os termos corretamente no conteúdo do seu site, bem como nas campanhas de links patrocinados – Google Ads.

Mas você deve estar se perguntando: “onde entra a ferramenta de palavras-chave?”.

Não se preocupe. Vamos abordá-la ainda neste artigo.

Siga a leitura.

Quais os tipos de palavras-chave?

Em geral, as palavras-chave podem ser separadas em três grupos, de acordo simplesmente com seu tamanho (sim, isso afeta os resultados das buscas). Desta forma, são categorizadas em:

• Head tail (cauda curta): eis a mais concorrida nas buscas. Isso porque os termos neste caso são mais simples e curtos (no máximo duas palavras). São, desta forma, mais gerais e amplas.

• Middle tail (cauda média): são as palavras-chave mais específicas. Há menor concorrência e está mais alinhada à busca do usuário.

• Long tail (cauda longa): estes são os termos bastante específicos. Têm baixa concorrência e destacam-se em razão de serem buscados por um público-alvo efetivo.

Os termos de cauda curta são mais abrangentes.

Logo, o volume de busca é maior – são ótimos para aumentar o tráfego das páginas.

O uso dos termos de cauda longa, por sua vez, traz um público já mais próximo ao processo de decisão de compra.

O volume de buscas é menos expressivo, mas é possível que tragam pessoas mais interessadas.

Portanto, o planejamento das palavras-chave sempre deve passar por um estudo minucioso dos objetivos a serem alcançados.

Quantidade de buscas por palavra-chave

A quantidade de buscas por palavra-chave é um tópico que mereceu espaço à parte por aqui.

Anote e tenha em mente: sempre considere a quantidade de buscas por palavra-chave.

Além de este ponto ser determinante na hora de escolher as mais adequadas para os seus objetivos de marketing, tem tudo a ver com os tipos de termos aos quais você deve se ater.

Entenda o porquê a seguir.

buscar palavra chave

Qual a função de uma ferramenta de palavras-chave?

O papel da ferramenta de palavras-chave é fundamental.

Não basta apenas pensar nos termos que você pensa serem relevantes (ainda que esta também seja uma tática interessante – um pontapé inicial, digamos assim).

O fato é que as ferramentas ajudam a validar os termos de busca levantados por você.

Afinal, a palavra “X” é mesmo relevante para a persona da minha marca?

E a “Y”? Além de considerar os clientes potenciais, pensando com a cabeça deles, é preciso também levar em conta objetivos e planejamento.

Em resumo, é primordialmente por meio destas plataformas que será possível analisar os termos trabalhados, assim como:

• Ver previsões de tráfego: analisar cliques, taxas de cliques (CTR), custo médio por clique (CPC), impressões, entre outros;
• Acompanhar o volume de buscas;
• Ver e analisar possíveis sinônimos.

Tenha em mente que a competitividade é um ponto de atenção.

Palavras muito amplas tendem a atrair o público errado, além de gerar custos desnecessários.

Mas a boa notícia é que as ferramentas de palavras-chave ajudam muito no direcionamento correto em torno dos seus objetivos.

Análise de palavras-chave

No geral, as escolhas dos termos devem considerar primordialmente quatro quesitos: competitividade, custo por clique, relevância e quantidade de buscas., conforme você viu acima.

Selecionamos as ferramentas do Google e outras 5 opções para ajudar você a compreender um pouco mais das melhores plataformas da atualidade.

Confira a seguir.

Google Keyword Planner

É a ferramenta de palavras-chave gratuita do Google Ads.

Ela é ótima para ideias de novas palavras-chave, assim como grupos de anúncios, desempenho de uma lista de termos e possibilidade de criar opções ao multiplicar listas com termos relevantes.

planejadorgoogle

Google Trends

Praticamente dispensa apresentações, não é mesmo?

O Google é o Google! E no Trends é possível ver os assuntos que mais têm sido pesquisados no momento.

Ao pesquisar um tema, o Google mapeia o crescimento do interesse em função do tempo, ainda indicando pesquisas relacionadas àquele assunto.

Ainda, a ferramenta mostra resultados comparações por assunto, região e até locais de busca – Google Imagens, News, Shopping e YouTube.

googletrends

SEMrush

Ótima ferramenta, o SEMrush proporciona ao usuário informações importantes sobre a palavra em questão.

Ainda, é possível ver quais sites aparecem nos resultados do Google, a partir de cada palavra-chave definida para a sua campanha.

E que tal avaliar a concorrência? O SEMrush facilita neste ponto também.

semrush

Keyword Tool

O Keyword Tool gera 750 sugestões por palavra-chave e funciona em 83 idiomas e 129 domínios do Google.

Suas sugestões são apresentadas em ordem alfabética em frases que contam com palavras antes e depois do termo que originou a pesquisa.

keywordtool

Übersuggest

Outra super ferramenta de palavras-chave.

A Übersuggest é ótima para descobrir nichos de mercado para as estratégias de marketing digital.

Ela proporciona acessar as sugestões de palavras-chave do Google, analisando de acordo com os termos no campo de busca e verificando as tendências de busca, preços por lance e posicionamentos.

ubersuggest

Spy Fu

A Spy Fu é pioneira. Surgiu nos primórdios do SEO.

Seus recursos são muito interessantes, porque possibilitam avaliar o impacto e o valor das palavras-chave em detalhes.

spyfu

Alexa

Esta ferramenta é ótima para ver a forma como as pessoas interagem com os sites dos seus concorrentes.

Para analisar, no entanto, você precisa descobrir a segmentação de tráfego dos seus rivais.

alexaseo

Conclusão

O uso correto das palavras-chave contribui para que as empresas atuem de diferentes formas no mercado.

Para isso, é imprescindível que seja feito um estudo detalhado para levantar os termos mais estratégicos para o negócio.

Lembre-se sempre de que cada negócio é único e portanto terá os seus próprios direcionamentos. Por isso, sempre procure ser criativo e use boas ferramentas de palavras-chave.

Ainda que existam boas e intuitivas ferramentas no mercado, contar com o trabalho de especialistas gera resultados incríveis.

A Altgrupo é uma agência digital Google Partner que pode ajudar você a garantir uma presença consolidada na web.

Em nossa carteira de clientes estão os mais variados segmentos: dentistas, imobiliárias, e-commerces e muito mais.

Vamos conversar?

Temos certeza de que podemos estabelecer uma parceria estratégica de muito sucesso!


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