Gerar leads para a sua imobiliária: Como o seu site pode auxiliar nesse processo

inbound

Primeiramente, você sabe o que são leads?

Leads são os “potenciais clientes” do seu negócio.

Mais do que isso, são pessoas que já demonstraram interesse pela sua marca ou foram impactados por ela de uma forma ou outra.

Isso nos leva ao primeiro ponto do porque é tão importante gerar leads.

1. Ter leads significa poder fazer um marketing criativo

Para que você possa considerar uma pessoa como lead, você precisa possuir alguma informação sobre ela.

Essa informação pode ser o nome, o e-mail, o telefone ou qualquer forma de contato.

Portanto, quando você gera um lead se presume que você tem um canal de contato facilitado com esse possível cliente.

Assim, por já conhecê-lo, você consegue abordá-lo de maneiras mais criativas e eficiente. E isso nos leva ao próximo ponto.

2. O plano de marketing vai ser sempre sobre a geração de leads 

Existem duas linhas principais que você pode seguir com seu marketing: outbound e inbound.

O outbound é o método “clássico”.

vA prospecção Ativa.

Funil em Y

Fonte: Reev 

Você vai ir atrás dos seus clientes, seja através de ligações, e-mails ou qualquer outra forma de prospecção (telefone?).

Já no inbound você vai criar conteúdos para atrair seus clientes — seja através de um blog, de e-books ou outros métodos.

Nos dois casos, você estará trabalhando para gerar leads. Os leads “captados” vão ser essenciais para seguir todos os passos que vem depois do primeiro contato. Como?

a. A geração de leads no outbound marketing 

No outbound marketing existem várias maneiras de obter leads.

Os cold calls são um exemplo óbvio, mas as cold mails (emails frios) também são uma maneira, entre tantas outras.

Todas as pessoas que forem “expostas” a essas maneiras de divulgação se tornarão leads do seu negócio.

Mas é importante entender que eles não serão leads qualificados.

Portanto, por mais que essa ainda seja uma maneira eficiente de se obter leads, ela não pode mais ser tratada como a única.

É preciso pensar em maneiras de qualificar sua comunicação e garantir que você está se comunicando de maneira eficiente e sem “desperdícios” — de tempo e dinheiro.

A principal maneira de resolver essa questão, é associar seu outbound marketing com um plano de inbound.

b. A geração de leads no inbound 

Enquanto isso, no inbound, os leads serão aqueles que entraram em contato através dos esforços de marketing digital, como Facebook Ads, Google Ads e até o tráfego orgànico (SEO)

Importante salientar que a maioria dos usuários que acessam o seu site não entrarão em contato.

E mais, dos leads gerados pelo Inbound, apenas 25% estão no modo comprar ativado.

Então, você precisará de um bom processo de marketing e comercial para transformar os leads em clientes.

Convertendo o visitante em lead 

Para que isso aconteça você vai precisar de um espécie de formulário, que leve a pessoa para o próximo passo — é neste ponto que acontece a conversão de usuário/visitante para lead.

Quando os usuários tornam-se lead, a próxima etapa é a pré-qualificação, para verificar se estes leads possuem o adequação ao ICP (Perfil Ideal de Cliente) da empresa.

Para verificar, é analisado se o lead possui Orçamento, Autoridade, Necessidade e Urgência por comprar em imóvel.

Você pode encontrar outras maneiras de obter leads nesse post sobre como captar e nutrir leads no mercado imobiliário.

Como ter um site ajuda na geração de leads 

Até aqui, falei sobre como gerar leads é, de forma resumida, essencial para o processo de venda de um imóvel.

Isso porque, gerando leads qualificados, é possível negociar apenas com pessoas extremamente interessadas no que você tem a oferecer.

Ou seja: você não gasta tempo com pessoas aleatórias que provavelmente não fariam negócios, de qualquer forma.

Seu site se encaixa no meio deste cenário de maneiras diversas.

Ele pode ser uma ferramenta útil de outbound e de inbound marketing.

Atraindo usuários, convertendo em leads e nutrindo seu interesse.

O papel do site 

Nesse caso você possivelmente está lidando com um lead muito qualificado.

Essa pessoa já conhece sua empresa e está procurando por ela em um mecanismo de busca.

Ela pode ter tomado conhecimento através dos esforços de outbound ou de inbound.

Esse cliente está fazendo a transição da fase de conversão para a de venda.

A importância da geração de lead vai aparecer nesse momento porque, se o seu marketing for bem estruturado, você terá muitas informações sobre seus clientes.

É preciso então usar essas informações a seu favor, obviamente.

Dependendo de qual modelo de negócio você possui, acessar o site já será a comunicação final de venda.

Portanto, é através da sua página que o lead irá realizar a última fase, de compra.

É importantíssimo, então, possuir um site que comunique de maneira eficiente seus produtos ou serviços.

Reflita sobre todo o processo de comunicação.
Sobre o que eram os conteúdos?
Por que as pessoas acessam eles?
Por que a sua empresa é a mais adequada para entregar ‘x’ produto ou serviço?

As respostas dessas perguntas precisam estar em seu site.

É lá que o lead tomará a decisão final de realizar negócios com você ou, pelo menos, de avançar na negociação.

Mas aí entra uma grande diferença.

Nos últimos parágrafos falei sobre negócios que podem ser finalizados pelo próprio cliente — se você vende roupas, por exemplo.

Contudo, quando falamos de serviços ou produtos mais dispendiosos, o site terá um papel diferente.

Vou falar sobre isso tomando o mercado imobiliário como exemplo.

O papel do site no mercado imobiliário 

Assim como eu disse antes, os clientes chegarão ao site imobiliário já muito qualificados, sabendo o que buscam, onde buscam e por que preço.

Porém, eles dificilmente estarão prontos para fechar negócio.

Esses leads estarão, no máximo, dispostos a avançar nas negociações.

No caso do mercado imobiliário eles irão querer fazer visitas, por exemplo.

A melhor maneira de agir, nesse caso, é levando as negociações para o telefone, e-mail e/ou Whatsapp (se elas já não estavam lá).

Dessa forma você entrará em uma fase muito mais pessoal e final do processo de geração de leads — e que está mais próxima da venda.

O papel do seu site, nesse caso, é facilitar esse próximo passo.

Ele precisa permitir que o lead avance para a visita, por exemplo, de forma rápida e clara.

Um sistema imobiliário pode ser um forte aliado, também, nessa fase.

Em outros mercados, você pode considerar usar um CRM, por exemplo.

Essa ferramenta vai te auxiliar a organizar os leads em potencial, seus produtos e como conectar esses dois elementos de maneira eficiente.

Seu negócio precisa de um marketing bem estruturado 

Por fim, seja qual for seu caso, o seu negócio vai precisar de um marketing e, em algum momento, de um site eficiente.

A geração de leads começa muito antes do seu site, mas é lá que ela atingirá o seu final - levando o cliente diretamente para a venda ou para muito perto da negociação.

Para tanto é essencial ter cuidado e planejar com atenção e dedicação todos os passos da geração de leads — o que inclui ter um site a altura desse objetivo.

Artigo escrito pelo parceiro Jetimob 

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