Guia do Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber

inbound marketing altgrupo

Saiba o que é inbound marketing, conheça sua funcionalidade e dicas para criar uma estratégia infalível para a sua empresa

Para sua empresa prosperar no mercado, inevitavelmente, ela precisa de clientes, certo? Nos meios digitais, uma das estratégias mais usadas de atração é o inbound marketing. Continue a leitura desse post que vai te mostrar o que é, como funciona e dar dicas valiosas sobre como criar uma estratégia de inbound marketing eficiente para fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet.

 

Conteúdo deste artigo:

O que é Inbound Marketing e para que serve?

Como funciona o Inbound Marketing?

Etapas do Inbound Marketing

Inbound Marketing vs. Outbound Marketing

Como criar uma estratégia de inbound marketing eficiente?

Conte com a Altgrupo para gerar mais leads a partir de Inbound Marketing para a sua empresa


O que é Inbound Marketing e para que serve?

Podemos dizer que o inbound marketing é o conjunto de estratégias para conquistar clientes nos meios digitais, através da criação de conteúdo relevante e de qualidade, que tem o objetivo de atrair pessoas para o site da sua empresa. Por intermédio do inbound marketing, a empresa é encontrada pelos clientes de forma espontânea, atraindo os clientes potenciais para o site e blog. Ou seja, é uma importante metodologia que se baseia na atração e na oferta de uma experiência positiva.

Através das estratégias de inbound marketing é possível criar uma sólida audiência para qualquer tipo de negócio na internet. Além disso, pode-se monitorar todos os passos dos futuros clientes durante as etapas da jornada de compra. O objetivo final, claro, é gerar faturamento. E todo esse processo é bem assertivo, já que o engajamento do público-alvo com a marca costuma ser maior.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

O inbound marketing funciona exclusivamente nos meios digitais. Uma empresa precisa ser encontrada pelos clientes que procuram pelos seus serviços ou produtos na internet. Nessa estratégia, os consumidores é que vão atrás da marca e não o contrário, como acontece no marketing tradicional, conhecido como outbound marketing.

Na verdade, o inbound marketing explora todos os canais de comunicação online, como sites, blogs e redes sociais, para que as empresas sejam encontradas pelos consumidores. Para se ter uma ideia, cerca de 75% das pessoas usam a internet para fazer compras.

E é através do marketing de conteúdo, que é uma das estratégias de inbound marketing, que um negócio consegue ganhar uma maior visibilidade no Google, onde o link do seu site fica nas primeiras posições da primeira página de resultados. Os objetivos, além de gerar mais vendas, são:

• Fazer a empresa ser uma autoridade (referência) em seu nicho de atuação;
• Informar/educar e engajar o público-alvo;
• Levar o consumidor em potencial a bater o martelo.

 

Etapas do Inbound Marketing

Conheça as quatro etapas essenciais do inbound marketing que precisam ser seguidas à risca:

Atração

Quando falamos em marketing na internet, a primeira coisa que deve ser feita é a atração dos clientes. Essa é a etapa inicial do funil de vendas do inbound marketing. Consiste em procedimentos assertivos para atrair os clientes em potencial que estejam procurando produtos ou serviços no maior motor de buscas da internet: o Google. Dessa forma, todas elas devem ser direcionadas de acordo com os parâmetros desse buscador.

Conversão

A segunda etapa do inbound marketing é a conversão. Depois que o lead (cliente em potencial) foi atraído pelos conteúdos do blog da sua empresa, por exemplo, ele já cogita a possibilidade de comprar, já que acredita que suas necessidades possam ser sanadas com aquilo que você oferece. Existem estratégias de conversão para que um internauta vire, de fato, cliente do seu negócio.

Vendas

A concretização de uma venda é o principal objetivo do inbound marketing. A terceira etapa dessa estratégia é fazer o cliente bater o martelo. Mas para que isso aconteça, é preciso fazer uma boa nutrição dos leads, que nada mais é que o envio de uma série sequencial de conteúdos relacionados com o interesse que o usuário demonstrou no início do processo. Lembre-se de que o consumidor precisa estar 100% convencido de que a sua empresa é a melhor opção para ele naquele momento.

Encantar

O cliente comprou da sua empresa e a missão se dá por cumprida, certo? Errado! Depois da venda, chegou a hora de investir em uma estratégia de inbound marketing que costuma ser negligenciada por milhares de empreendedores: fidelizar e encantar. Não adianta o consumidor só comprar uma única vez da sua empresa. Ele precisa comprar sempre, para continuar gerando receita. Por isso, é necessário o uso de estratégias de fidelização.

 

Inbound Marketing vs. Outbound Marketing

Se comparamos o inbound marketing com o outbound marketing (marketing tradicional que se caracteriza por ir atrás do cliente ativamente, muitas vezes sem gerar o interesse genuíno desse possível consumidor na sua empresa), vamos ter as seguintes vantagens do primeiro em relação ao segundo:

• Mais economia para sua empresa;

• Educa e informa o público-alvo do seu negócio;

• Fideliza os clientes;

• Aumenta a credibilidade da sua marca;

• Aumento considerável da comunicação com os leads em potencial;

• Deixa as ações bem mais segmentadas;

• Aumento expressivo das possibilidades de vendas.

Em suma, o inbound marketing pode ser muito mais vantajoso e tem um excelente custo-benefício. Afinal, são milhões de possíveis clientes procurando algo na internet, todos os dias.

 

Como criar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente?

Saiba como criar uma estratégia de inbound marketing assertiva e eficiente:

Entenda o seu público-alvo

Depois que o empreendedor consegue fazer a identificação do público-alvo do seu negócio, ele precisa compreender quais são as principais necessidades dele, para que seja oferecida a solução ideal. Com esse entendimento, fica mais fácil fazer isso, já que as suas dores serão sanadas de vez com seu produtos ou serviços.

Entenda a jornada de compra

O funil de vendas, também conhecido como jornada de compras, são todas as etapas pelas quais o lead passa até que a venda seja concretizada. Por isso, o empreendedor precisa entender essa jornada de compra (muito bem) para que sejam elaboradas estratégias eficientes para que o prospect chegue até o final e se torne um cliente.

 

Conte com a Altgrupo para gerar mais leads a partir de inbound marketing para a sua empresa

Agora que você sabe o que é inbound marketing, conheceu dicas sobre esse importante assunto, bem como a importância dessa estratégia para todos os negócios que desejam ganhar mais notoriedade nos meios digitais, que tal fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet com o auxílio de uma agência de marketing digital de altíssima credibilidade no mercado? A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Aguardamos o seu contato.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.