Inteligência comercial: conheça as estratégias que podem alavancar suas vendas

inteligencia-comercial-min

Em um sistema mercadológico super competitivo, manter um negócio bem sucedido pode exigir estudo e ação constante do empreendedor, indo além de uma grande ideia e um bom produto.

Assim, é necessário se reinventar constantemente e permanecer atualizado no mercado. Nesse cenário, a Inteligência Comercial utiliza a análise de informações para auxiliar na tomada das decisões.

Isso porque, com a inteligência de mercado (como também é chamada), as medidas adotadas no posicionamento do negócio e nas relações com colaboradores, fornecedores e cliente podem ser as melhores e mais seguras para o futuro da companhia, alcançando os melhores resultados.

A Inteligência Comercial (IC) é uma das principais ferramentas de marketing que visa auxiliar nos processos de vendas e facilitar o alcance de resultados por meio da coleta e análise de dados dessas esferas.

Por esse motivo, é considerada a forma efetiva para identificar possíveis clientes, tendências mercadológicas, oportunidades de desenvolvimento de produto e de expansão de negócios, além de avaliar a competição e monitorar os concorrentes.

Em suma, a Inteligência é o processo de coletar, observar e tratar as informações internas e externas com o objetivo de gerar novas perspectivas de ações de estratégia para a corporação.

Qual é a importância da Inteligência Comercial?

Independentemente do tamanho da empresa ou de qual é o setor de atuação, o sistema de inteligência comercial pode ser a ferramenta ideal para otimizar os processos de atendimento e venda, principalmente, para prever as tendências do mercado.

Assim, é possível desenvolver estratégias, aperfeiçoar produtos, alcançar novos clientes e estabelecer bons relacionamentos e boas experiências com o público.

No entanto, o sistema IC é também essencial para conhecer e examinar os processos e o recebimento, pelo público, da sua marca e das principais concorrências.

Desta forma, seu negócio se torna mais competitivo e sua marca mais consolidada no mercado, uma vez que se torna possível prever e evitar erros que poderiam ser perigosos para o futuro comercial.

Estratégias de negócios aplicáveis

Algumas das melhores e principais estratégias de inteligência comercial que podem ser aplicadas no seu negócio são:

Análise dos dados do cliente;
Estudar a concorrência;
Revisão e cortes das estratégias;
Desenhar processos;
Acompanhar a execução do processo;
Metrificação dos dados.

Coleta de dados

Todas as análises e estudos de mercado só serão possíveis com a coleta e o processamento efetivo dos dados.

Assim, ao coletar essas informações, o sistema auxiliará no processo de otimização da experiência de cada cliente, compreendendo melhor seu comportamento e preferências.

Com isso também é possível realizar as melhorias necessárias para agradar o público e o mercado, gerar mais lucro e até expandir o negócio.

Inclusive, é por esse motivo que tantas empresas investem grandes quantias de dinheiro na coleta de informações internas (colaboradores e processos), dos seus clientes, da concorrência e até do cenário político do local em que atua.

O conhecimento necessário para esse tipo de análise costuma envolver a coleta de informação interna KPI, do inglês Key Performance Indicator (Indicador-chave de desempenho).

Esse é um método comumente utilizado para avaliar se as iniciativas tomadas estão correspondendo ou superando as expectativas do público e a aceitação do produto, por meio de indicadores específicos e a mensuração desses dados, visando atingir um objetivo.

Dentre os aspectos que podem ser avaliados e melhorados por meio desses índices estão:

Valor médio das vendas de um período (ticket médio);
Políticas de taxas de cancelamento;
Vida útil do produto;
Nível de satisfação do cliente.

Bem como, as principais informações externas que influenciam no negócio são:

Previsão de desempenho econômico e cenário político do país de atuação;
Informações e características do público;
Tendência do segmento;
Análise da atuação e estratégias dos concorrentes.

Como coletar e examinar os dados?

Atualmente, a quantidade de informações já disponíveis e as que são coletadas diariamente podem ser grandes aliadas no processo de desenvolvimento de uma empresa.

Do mesmo modo, o volume alto de dados pode tornar muito trabalhosa a tarefa de processar todas essas informações.

Por isso, existem diversas ferramentas destinadas a auxiliar na automação dos processos de análise, tornando-a mais eficiente e prática.

Mantenha a concorrência próxima

Ao analisar os dados, é de extrema importância realizar a comparação com o concorrente.

Para isso, é possível utilizar a Inteligência Comercial para aperfeiçoar os conhecimentos sobre os processos e detalhes do negócio competidor, como as fraquezas e as forças, bem como as semelhanças entre as empresas e os produtos (preços, qualidade, durabilidade, aceitação no mercado, etc).

Já existem diversos softwares de monitoração e gerenciamento de dados que podem utilizar as demandas específicas de cada empresa para entregar os resultados mais personalizados às suas necessidades e de seu público.

Essas plataformas compilam todos os dados coletados, internos e externos, em um único lugar. Assim, é possível realizar ações para se destacar com maior facilidade e rapidez.

Conheça o seu cliente

A IC permite analisar profundamente o seu público-alvo, seu comportamento, suas características, estilo de vida, necessidades e interesses.

Desta forma, é possível entregar produtos customizados aos gostos individuais e as características locais e culturais do seu público.

Essa aproximação da empresa com os clientes pode ser definitiva para tornar o seu produto o preferido do mercado, aumentando consideravelmente as vendas e, respectivamente, o lucro. Do mesmo modo, é possível favorecer a fidelização à marca

No entanto, conseguir esse tipo de informação de forma precisa e acurada pode ser uma tarefa complicada até mesmo para as empresas menores.

Por isso, recorrer a ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é essencial para a harmonização dos interesses do cliente com a empresa.

Isso porque esse sistema é um facilitador na obtenção de dados, uma vez que mantém um histórico de preferência, contatos e vendas, além de ajudar na criação de abordagens mais eficientes nas estratégias de aproximação.

Mais ainda, o software de CRM é um programa que automatiza e integra as ações necessárias, cruzando informações e permitindo a realização de análises e tomadas de decisões de marketing de forma muito mais próxima às preferências do público.

A partir dessa ferramenta, é possível gerenciar a comunicação com os clientes em potencial e administrá-los desde o primeiro contato.

Esses softwares facilitam o trabalho, pois integram os dados e geram análises gráficas, planilhas, relação de clientes entre outras funcionalidades, registrando todos os contatos e o percurso/evolução do cliente.

Integrar o CRM com a automatização tem o potencial de fazer com que os recursos tecnológicos criem relatórios e desenvolvam painéis completos que podem ser compartilhados entre os membros de uma equipe de forma ágil.

Supra as necessidades da sua empresa

Ter acesso a milhares de dados, conhecer melhor seus concorrentes e até mesmo seu público-alvo pode te auxiliar na entrega de produtos mais efetivos e que melhor satisfaçam os clientes e o mercado, afetando diretamente no lucro e no valor da empresa.

Para isso, o investimento nas melhorias diversas e ferramentas adequadas para as áreas da empresa é fundamental e uma tarefa contínua para o desenvolvimento.

Construir um negócio sem adotar as estratégias de marketing e de inteligência comercial pode representar o fracasso da sua empresa ou um atraso em relação às concorrentes, dificultando a reinvenção e a estabilidade.

Por isso investir nas estratégias de análise de dados se mostra fundamental para um adequado e constante desenvolvimento do setor.

Além disso, identificar tais aspectos de seu empreendimento, como as forças e fraquezas, permitirá entender melhor os processos necessários para otimizar e dinamizar as áreas.

Imagine que a ferramenta de CRM contribui para a identificação de que uma etapa do atendimento não está sendo tão efetiva quanto deveria.

Com a avaliação das informações obtidas e mensurações alcançadas com as demais aplicações utilizadas no negócio é possível avaliar exatamente o que vem acarretando esse ofensor, permitindo uma adequação da estratégia usada para alcançar as metas estabelecidas.

Ou seja, é possível avaliar a resposta dos clientes e dos colaboradores às estratégias que vêm sendo aplicadas, melhorando o posicionamento da marca.

Considerações finais

Por fim, pode-se perceber que a Inteligência Comercial é uma ferramenta de marketing que visa tornar as campanhas mais precisas, possibilitando uma melhor colocação da marca nas negociações com o cliente e no mercado como um todo, permitindo uma avaliação completa dos serviços, público-alvo e concorrentes.

Deste modo, a implementação da inteligência comercial é uma medida de segurança no processo de tomada de decisão nos diversos setores, sendo uma forte aliada para a prosperidade e consolidação do negócio; além de trazer mais eficácia para as estratégias utilizadas, garantindo a segurança dessas informações.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos ricos e relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias que contribuem para o desenvolvimento do negócio.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.