Quem já prioriza o marketing digital sabe que este é um segmento que está sempre se modificando.
Evidentemente, saem à frente as marcas que acompanham o ritmo acelerado das redes e a infinidade de estratégias que surgem a todo momento.
Quando mencionamos “lançamento de infoproduto”, o que vem à cabeça?
Embora muito se fale em “fórmula de lançamento”, nem sempre o conceito é bem compreendido.
Não se preocupe se você não sabe o que significa.
A Altgrupo, neste artigo, vai explicar tudo sobre esta estratégia que pode gerar alto potencial de lucro às empresas.
Mas antes de partirmos para o conteúdo, é importante ressaltar que as ações de marketing devem ser revistas constantemente.
Daí a importância do monitoramento.
A ausência de diversificação das ideias implica sempre nos mesmos resultados.
E você não quer estar sempre no mesmo lugar, certo? Ao infinito e além, sempre!
O que é infoproduto?
Tipos de infoproduto
O lançamento de infoproduto
Nicho de mercado
Persona
Análise da concorrência
Escolha do infoproduto adequado
Desenvolvimento do infoproduto
Edição e revisão
Priorize a apresentação
Hospede o infoproduto
Lance e divulgue muito
Lançamentos de Infoprodutos em Porto Alegre
O que é infoproduto?
Um infoproduto (ou produto digital) é um conteúdo em formato digital que pode ser distribuído na internet, de forma gratuita ou paga.
Seu objetivo é facilitar a vida da audiência, ou seja, entregar ao público um conteúdo de seu interesse, seja ajudando a resolver determinados problemas ou mesmo ensinando, transmitindo conhecimento.
Um ponto de grande valia dos infoprodutos é sua facilidade de uso, uma vez que o processo de entrega e uso ocorre completamente no meio digital.
E aqui fica a pergunta: quem não gosta de receber um conteúdo de fato relevante e que facilita a vida?
É uma estratégia inteligentíssima para pensar em pôr em prática já! Entregar valor ao seu público-alvo é recompensador (e lucrativo).
Tipos de infoproduto
Antes de partirmos para o assunto “lançamento de infoproduto”, é pertinente conhecer alguns tipos.
Existem várias possibilidades que as marcas podem criar para educar o público, chamar a sua atenção, conquistar seu apreço e aumentar os lucros.
Cada infoproduto tem características e finalidades diferentes. Contudo, de uma maneira básica, existem produtos digitais que solucionam problemas, os de acompanhamento e os de conhecimento.
Aliás, você sabia que a indústria de e-learning cresceu mais de 900% desde 2000? O estudo é da Global Market Insights, que também estima percentuais ainda mais elevados para os próximos anos.
Voltando ao assunto, o que vai determinar a criação entre um e outro é o público (a persona), o perfil da marca e os seus objetivos. Estes são os mais conhecidos:
Ebooks: livros digitais que entregam conteúdo aprofundado sobre tópicos relevantes (baixe o da Alt aqui);
Podcasts: programas em áudio, que podem entregar histórias, narrações, debates e entrevistas;
Videocasts: como o próprio nome indica, têm os mesmos preceitos dos podcasts, mas são entregues em imagens;
Webinars: muito difundidos durante o confinamento por conta da pandemia da COVID-19, os webinars são eventos digitais transmitidos normalmente ao vivo, em formato de palestras e workshops online;
Cursos online: neste infoproduto, são muitas as possibilidades, a começar pela transmissão de aulas em vídeo e disponibilização de material escrito.
Produtos de assinatura, músicas, mentorias, masterclasses
Um outro produto possível é a ferramenta, que inclusive cabe um parágrafo à parte, consiste em verdadeiras facilidades que as marcas podem disponibilizar em seus sites.
Por exemplo, boas páginas de imobiliárias dispõem de uma ferramenta de simulação de financiamento. Assim, um possível interessado em imóveis pode já sanar suas dúvidas sobre parcelamentos ali mesmo, sem deixar o site.
Alguns produtos digitais são oferecidos para compras em plataformas como a Hotmart.
O lançamento de infoproduto
Uma vez criado o infoproduto, é chegada a hora de elaborar a estratégia para o seu lançamento.
O desejo, claro, é gerar vendas e fazer com que o público saiba que aquele produto digital está disponível.
Uma boa estratégia de lançamento precisa ser desenvolvida por etapas, conforme descreveremos a seguir.
Nicho de mercado
Nada mais é do que entender as necessidades do mercado.
É primordial estudar se o mercado em que você planeja penetrar necessita realmente daquele infoproduto que sua marca pretende lançar.
O produto digital será relevante?
Há muitos já criados no mercado?
Os meus concorrentes já têm?
Como parecem performar?
Persona
A persona é a representação fictícia criada para reproduzir as características dos potenciais clientes.
Inexistem estratégias de marketing digital que não perpassem pelas personas – elementos importantíssimos na construção de todo o plano de lançamento de infoproduto.
Sem elas, é fácil “disparar para todos os lados”, sem alvo.
E os resultados, neste sentido, com certeza serão insatisfatórios.
Tenha em mente a resposta a duas perguntas: “1- Que assuntos interessam mais esse público?”; “2- Sobre qual desses tópicos nutro maior conhecimento e seria capaz de entregar um bom conteúdo?”.
Análise da concorrência
Já falamos sobre isso na primeira etapa do lançamento de infoproduto. “Vasculhar” a concorrência é parte do planejamento.
Investigue o que empresas do seu segmento estão oferecendo em termos de produtos digitais.
Acesse plataformas como a Hotmart e a Monetizze, navegue pelas buscas do Google e entenda o que tem sido oferecido no mercado.
Assim você saberá como fazer a diferença e de fato lançar um infoproduto inovador.
Escolha do infoproduto adequado
Agora que já está estabelecida a persona, os objetivos e conhecida a concorrência, veja qual o melhor infoproduto.
Será um ebook?
Podcasts periódicos?
Um curso online?
Ou uma ferramenta que facilite a vida do cliente?
Desenvolvimento do infoproduto
Esta é uma etapa importantíssima.
Não adianta produzir um infoproduto que não seja atrativo, persuasivo e que não entregue valor à audiência.
Se for para ser assim, melhor nem entrar em campo!
Por isso, conte com a expertise de empresas experts no assunto – a exemplo da Altgrupo, Google partner.
O lema é produzir o melhor conteúdo possível sobre o tema eleito. Veja e reveja linguagem, design e pense com a cabeça do cliente. Coloque-se no lugar dele o tempo todo.
Lembre-se de considerar todos os aspectos operacionais envolvidos aqui.
Por isso, às vezes é bem mais inteligente contratar uma agência web especialista.
Edite, revise, volte, reveja, edite de novo
Antes do lançamento de infoproduto, revise mil vezes!
Faça mudanças, melhore o que já estava nota 10 e tenha certeza de que tudo está perfeitamente apresentado.
Priorize a apresentação
O seu infoproduto precisa ser ATRATIVO (assim mesmo, em letras maiúsculas).
Sem uma boa apresentação, por mais incrível que seja a qualidade e o conteúdo, ou mesmo o valor que ele ofereça, poucas pessoas se interessarão por ele a ponto de o adquirir.
Por isso, dedique atenção e se possível, uma equipe de design focada nesta etapa!
Hospede o seu infoproduto
Embora digital, o infoproduto também exige logística de pagamento, entrega e suporte.
O ideal é automatizar o processo em um único software, sempre que possível.
Analise as empresas que disponibilizam a hospedagem e contrate aquela que melhor se adequar às suas necessidades.
Lance o infoproduto e divulgue muito (mas muito)!
O lançamento de um infoproduto é trabalhoso.
E tanto trabalho não pode ser em vão.
Preste atenção ao plano de marketing do infoproduto.
Nossa sugestão é que ele contemple:
Criação de landing page (ou página de conversão): a landing page vai funcionar como destino final das pessoas que usarão o produto, devendo estar preparada para convencer o máximo de pessoas possível;
Boa gestão de redes sociais: nem precisaríamos mencionar, é óbvio, não é mesmo? Sua persona está nas redes. Divulgue com sabedoria os produtos digitais a ela!
Faça um bom trabalho de e-mail marketing: porque esta ferramenta funciona muito bem quando se tem um banco consistente;
Aprenda a escrever de forma persuasiva: Seu produto não venderá sozinho, por melhor que seja, para vender, você precisará de uma boa copy (escrita persuasiva para venda) e aplicar nos seus anúncios, emails e páginas de vendas. Para saber como escrever anúncios que turbinem suas vendas, leia nosso ebook Copy: Como escrever anúncios que vendem
Tráfego: É um dos pontos mais importantes para qualquer lançamento. O tráfego permite colocar seu produto na frente daqueles que podem comprar. Fazer anúncios no Google e Facebook é obrihatório;
Priorize SEO: o Search Engine Optimization (otimização dos sites) jamais pode ser esquecido. Com um SEO consistente, sites de busca como o Google ajudam a divulgar seu infoproduto organicamente.
Tipos de Lançamento
Lançamento interno
Este tipo de lançamento é caracterizado pela utilização da própria base de usuários/leads.
Como estes já estão "aquecidos", ou seja, já conhecem um pouco sobre sua empresa ou você, as chances de sucesso são consideráveis.
Lançamento externo
O lançamento externo, geralmente, ocorre depois do lançamento interno.
Basicamente, é um lançamento realizado através de parcerias.
Ele é poderoso pois utiliza a base de contatos de um parceiro, que de outra forma você poderia levar anos (ou nunca) para impactar e engajar.
Esse é o seu grande diferencial: utiliza a autoridade de um inforpodutor ou empresa para alavancar o parceiro.
Importante lembrar que este tipo de lançamento requer que o significado da palavra parceria seja bem atingido: recíprocidade.
Você compartilha o parceiro com a sua audiência e vice-versa.
Lançamento relâmpago
O relâmpago é muito usado como sinônimo de agilidade, velocidade e rapidez.
Não é a toa que é comum vê-lo como símbolo de super-heróis, por exemplo.
É justamente por isso que este tipo de lançamento possui este nome, por que sua grande característica é a velocidade.
Dura, em média, 4 a 7 dias e geralmente encerra com uma oferta impactante e clara, sustentada por benefícios e bônus extremamente tentadores.
Lançamento semente
Já o famoso lançamento semente é o ideal para os novos infoprodutores.
Tanto por serem lançamentos menos trabalhosos, quanto por permitirem testarem uma oferta que não se possui certeza de sua atratividade.
A principal característica deste lançamento é a possibilidade de vender um produto que ainda não existe ou não está pronto.
Muitos infoprodutores fazem este tipo de lançamento, vendendo e entregando um produto depois com as dores, problemas e angústias levantadas pelos clientes durante o lançamento.
Lançamento perpétuo
Como o nome diz, este lançamento é realizado para novos leads que entraram na sua lista após um lançamento interno bem-sucedido.
Por se basear em um lançamento interno já realizado, ele é mais barato, rápido e com excelentes resultados.
Lançamentos de Infoprodutos em Porto Alegre e região
O lançamento de infoproduto se dá a partir de muito trabalha, paciência e sabedoria.
Não é algo simples.
Presume muito planejamento.
Isso porque são muitas as tarefas a serem realizadas – várias delas completamente técnicas, que requerem conhecimento profundo de marketing digital e vendas.
Por isto, contar com uma empresa que entende e já realizou lançamentos bem-sucedidos pode ser uma ótima estratégia.
Na Altgrupo, atuamos para aprimorar a presença digital de clientes de diversos segmentos.
Se você procura uma agência de lançamentos, venha conhecer nosso trabalho e como podemos ajudar.