Marketing digital: como funciona?

marketing digital

 

Oportunidades de negócio e fortalecimento da marca: bastaria dizermos que o marketing digital ajuda nisso. Mas não, ele vai além!

Entender como funciona o marketing digital na prática é importante antes de começar a planejar as estratégias da sua marca.

E se você acredita que nem toda marca precisa “estar on”, atenção!

Por volta dos longínquos anos 2000 (é assustador que já possamos falar assim), começava a engatinhar o que conhecemos hoje como marketing digital.

Desde então, as empresas visualizaram que precisariam investir mais neste sentido, de modo que a evolução técnica e tecnológica passou por um ‘boom’.

Apenas a nível de curiosidade, um estudo divulgado pelo Cuponation no começo de 2021 mapeou os hábitos dos brasileiros e revelou que, ao longo do ano passado, investimos, em média, 5 horas por dia em sites e programas de interação com outras pessoas.

E então, como ficar de fora desta realidade? Impossível, não é mesmo?

Grande parte das empresas já identificaram essa corrente e investem há anos em marketing digital.

A Altgrupo, por exemplo, atende marcas dos mais variados segmentos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre como funciona o marketing digital e o que ele pode fazer pela sua empresa. Boa leitura!

Conteúdo deste artigo:
Na prática, o que é o marketing digital?
Marketing digital: como funciona se uma marca estiver off?
Mas as mídias tradicionais não funcionam mais?
Quais são os objetivos do marketing digital?
Como ter boas estratégias de marketing digital?
Como saber se as estratégias de marketing digital estão dando certo?
Conclusão

Na prática, o que é o marketing digital?

De uma forma singela, mas muito verdadeira, o marketing digital nada mais é do que a versão online do marketing que há muito conhecemos – aquele ensinado por Kotler.

Neste âmbito, entretanto, são usadas ferramentas como as redes sociais, os sites, os e-mails marketing, etc.

É no ambiente web que as empresas podem se aproximar de seus públicos – e também é aí que residem as falhas de estratégias mal pensadas.

Se este campo do marketing contribui para que as empresas “falem” e “ouçam” online, é notório que primordialmente ele ajudará marcas de todos os portes na conquista por oportunidades de negócio.

Aliás, já estamos olhando para 2022.

Foi-se o tempo em que apenas grandes empresas investiam na web.

De pequenos a BIG empreendedores, todo mundo precisa estar on!

palavra online

Marketing digital: como funciona se uma marca estiver off?

A realidade, neste caso, vai ser triste.

Em quase todos os nossos artigos aqui no blog, costumamos dizer que quem não é visto não é lembrado.

Ainda mais na era digital.

A verdade é que hoje em dia, as pessoas buscam na internet o conhecimento e as referências sobre produtos e serviços.

Logo, verdade seja dita: uma empresa “off” tende ao insucesso.

Mas as mídias tradicionais não funcionam mais?

Claro que funcionam, desde que o seu público ainda as consuma.

Por outro lado, TV’s, jornais e revistas demandam um investimento muito alto e que muitas vezes não é bem direcionado.

As estratégias online têm custos menores e permitem melhor segmentação de público, o que garante um retorno mais rentável.

Temos um artigo que aborda bastante sobre o orçamento em marketing digital. Clique aqui para ler.

Contudo, o marketing digital tende mesmo a ser imprescindível se comparado às mídias tradicionais.

pessoa desligando a televisão

Quais são os objetivos do marketing digital?

Em primeiro lugar, é preciso saber que devemos pensar a médio e longo prazos.

As metas devem sobretudo estar focadas no fortalecimento da marca, a fim de se gerar mais visibilidade, acessos online e evidência aos produtos.

Além disso, também precisa priorizar conversão, isto é, o incremento das vendas na internet a partir da captação de leads (cadastros de clientes potenciais).

Listamos uma série de outras metas a que o marketing digital deve se ater:

• Compreensão do público
• Fidelização de consumidores
• Via de entrada de feedbacks
• Aprimoramento de relacionamento
• Reforço de diferenciais competitivos

Poderíamos fazer uma super lista. A propósito, todos os conteúdos que publicamos por aqui enfatizam estes itens e mais.

Como ter boas estratégias de marketing digital?

Saber como funciona o marketing digital significa entender as principais estratégias.

Antes de mais nada, saiba que nem sempre a tática X, que funciona para a empresa tal, surtirá o mesmo efeito para a sua.

Enquanto gerador de oportunidades, o marketing digital é ótimo, mas ele não faz milagres.

O primeiro passo é conhecer a fundo o seu público-alvo, estabelecendo personas e sabendo exatamente com quem se vai “falar”.

As redes sociais são ferramentas poderosas para tal.

Além disso, priorize:

• Inbound marketing e Marketing de conteúdo: a atração de cliente através de conteúdo relevante
• E-mail marketing: priorize listas consistentes
SEO: o seu site precisa estar bem posicionado no Google
• Entre outros.

Tenha sempre em mente que a verba disponibilizada afeta os resultados obtidos.

Nem sempre é fácil alcançar objetivos muito ambiciosos com um orçamento pequeno.

Sua empresa deve avaliar as necessidades e os gastos com outras áreas para verificar o quanto é importante aumentar ou diminuir no âmbito do marketing digital.

Como saber se as estratégias de marketing digital estão dando certo?

Simples. Por meio de métricas.

Ficar de olho no andamento das estratégias é importante para conduzir o orçamento de forma assertiva.

As mais utilizadas são:

• Custo por lead: quanto você gasta para gerar um novo lead/ cadastro?
• Retorno sobre Investimento (ROI): compara o quanto foi gasto com o crescimento em vendas
• Custo de aquisição de clientes (CAC): estabelece uma relação entre os gastos com marketing digital e o número de clientes
• Custo por aquisição: responsável pela geração de lead, trata-se da soma dos gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo
• Receita mensal recorrente (MRR): analisa o crescimento da empresa em termos de receita

atingir objetivos

Conclusão

Este artigo trouxe verdades dolorosas de se ler: empresas com comunicação e marketing deficitários estão fadados e perder clientes para a concorrência.

São inúmeras as estratégias disponíveis.

Basta saber conduzi-las com sabedoria.

Não é preciso um orçamento gigantesco, basta ter assertividade, definindo objetivos, estabelecendo metas, fazendo uso de indicadores-chave de performance e, principalmente, conhecendo o público-alvo.

O presente é marketing digital e o futuro, então, nem se fala.

Recentemente, publicamos um artigo no Baguete sobre o assunto. Clique aqui para ler na íntegra.

A Altgrupo é Google Partner.

Somos viciados em resultados.

Atuamos todos os dias para aprimorar a presença digital de clientes dos mais variados segmentos.

Contamos com uma equipe altamente preparada e à espera do seu briefing.

Para ajudar, se preferir, dê uma olhada no nosso simulador de resultados.

Depois, conte conosco!


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