O setor imobiliário brasileiro sempre foi muito forte e os investimentos em propaganda e em divulgação são parte considerável das estratégias de vendas de corretores, imobiliárias e incorporadoras.
Porém, com a ascensão da internet, os clientes passaram a ser ainda mais ativos nos seus processos de busca.
Dentro desse contexto, novos conceitos e atitudes surgiram e se tornaram essenciais nas estratégias de quem trabalha com esse mercado.
Você já ouviu falar do marketing digital imobiliário? Ainda não? Então, confira o conteúdo a seguir e entenda o que é e como utilizar!
O que é o marketing imobiliário digital?
Para falarmos de marketing imobiliário digital, é preciso, primeiramente, explicar um pouco mais sobre a revolução que a internet criou na vida das pessoas.
Com a popularização das redes de conexão e dos gadgets, o jeito pelo qual as pessoas fazem compras mudou espantosamente!
Se antes, era preciso sair de casa e andar bastante para buscar informações e comparar preços, hoje tudo fica disponível na tela do computador ou até mesmo do celular.
Por essa razão, os clientes ficaram muito mais ativos nesse processo e a concorrência se acirrou. Seguindo essa realidade, os especialistas não tardaram em criar novas estratégias para divulgar seus produtos e serviços nos mais diversos nichos.
E, aproveitando a dinâmica e a velocidade do mundo virtual, os sites, os blogs, as campanhas de e-mail, os podcasts, as newsletters e outras táticas virtuais passaram a substituir com maestria panfletos, anúncios de jornal e propagandas na TV.
E assim se criou o marketing imobiliário digital: a maneira mais eficiente e barata pela qual o mercado imobiliário passou a divulgar seus produtos e serviços pela internet!
Hoje em dia, quase todo mundo que vai comprar, alugar ou vender um imóvel faz uma pesquisa nos sites de busca e isso mudou completamente a regra do jogo!
Como utilizar marketing digital imobiliário?
Utilizar o marketing digital imobiliário pode envolver várias estratégias, mas começar é mais simples do que parece! Você deve, prioritariamente, marcar presença nas redes sociais. Uma página da sua empresa no Facebook, por exemplo, é indispensável.
Por meio dela, você pode responder perguntas de clientes e anunciar seus produtos. O Instagram também está em crescimento e, por ser baseado em fotografias, pode ser uma ótima oportunidade de divulgar belos imóveis e receber divulgação espontânea.
O SEO também é primordial.
Essa sigla quer dizer Search Engine Optimization e diz respeito às estratégias para fazer com que o site da sua empresa apareça primeiro nas pesquisas de clientes no Google.
Para isso, o mais importante é fazer uso das palavras-chave mais procuradas no setor imobiliário, especialmente no nicho especifico do seu empreendimento (decoração de interiores, arquitetura, financiamento, jardinagem etc.).
Uma boa ideia é adicionar conteúdo nas suas páginas, como posts de um blog ou artigos em uma newsletter.
Por fim, outra dica bacana é o e-mail marketing!
Você deve criar uma lista de clientes qualificados com os contatos naturais que sua imobiliária já captou em seu site, nas redes sociais e até na loja física, se for o caso.
Depois, é hora de enviar mensagens que despertem interesse, como boas oportunidades de compra na região do cliente ou links para os artigos da sua newsletter, convidando o usuário a assiná-la.
O marketing digital imobiliário realmente vai ajudar minha empresa?
Certamente! Esse tipo de estratégia, além de altamente eficaz, é muito mais barata que o marketing tradicional.
Além disso, o conteúdo que você gera pode alcançar o mundo inteiro em segundos, se aproveitando da velocidade incrível do mundo virtual.
E ficará disponível pelo tempo que você bem entender! Dessa maneira, a sua marca e o seu nome sempre serão lembrados quando um cliente em potencial estiver no momento de compra ou venda de um imóvel!
Gostou do artigo? Entendeu como o marketing digital imobiliário pode ajudar a sua empresa?
Uma dicaé adquirir nosso ebook "Como vender imóveis na era digital".