Marketing digital para clínicas odontológicas: atraia mais pacientes ao consultório

Com o aumento da concorrência, buscar destaque online é imprescindível para os dentistas.

Você é dentista, oferece os melhores tratamentos, utiliza as mais avançadas tecnologias, está sempre em atualização e tem uma vasta carteira de pacientes.

Ótimo! Mas ainda assim, apostamos que é seu objetivo aumentar ainda mais o fluxo no consultório ou clínica.

Acertamos?

A concorrência na área da odontologia é grande, motivo pelo qual atrair pacientes é desejo consensual dos dentistas.

E em tempos de era digital, utilizar as redes sociais tornou-se praticamente obrigação para quem quer destaque. Lembre-se do seu próprio comportamento de consumo: as referências para produtos e serviços são quase sempre buscadas via internet.

Divulgar o dentista ou as equipes, dar dicas de saúde, mostrar profissionalismo: estes e muitos outros pontos devem ser priorizados na hora de alimentar as redes de uma clínica.

Mas nem tudo é tão simples quanto parece: há questões éticas que envolvem o marketing para este segmento.

Por se tratar de saúde, é importante ter em mente alguns fatores antes de sair planejando postagens, conteúdos e campanhas de impulsionamento.

Não sabe por onde começar? A gente tem algumas dicas importantes.

Conheça e entenda seu paciente

Antes de iniciar o planejamento de comunicação e marketing, é preciso parar e traçar um perfil do seu paciente.

Existem os que buscam por aparelhos ortodônticos, tratamentos endodônticos, convênios odontológicos (...), os que visam às próteses dentárias (e por que não os transformar em clientes de implantes?) e aqueles que fazem visitas periódicas para limpeza ou questões estéticas.

Para cada público, haverá uma diferenciação na abordagem, adaptada a cada rede social.

Por exemplo, o discurso usado para fisgar um possível paciente de aparelho não pode ser o mesmo destinado às pessoas que usam próteses.

Há diferenças de perfil: os primeiros tendem a ser novos, já os últimos são veteranos.

E acredite, eles podem não estar nas mesmas redes sociais! E aí moram o desafio e a necessidade de se elaborar estratégias direcionadas.

Para conquistar clientes pela internet, é possível ter um bom site, enviar e-mails, usar e abusar de vídeos, fotos, vídeos e conteúdos consistentes em um blog.

Mas tudo isso junto?

Sim!

É possível se relacionar com os públicos fazendo bom uso de todas as ferramentas com as quais trabalha o marketing digital.

Já ouviu falar em funil de vendas?

“Não sou da área comercial, não preciso entender de vendas”. Seu objetivo é captar pacientes, vender cada vez mais tratamentos, certo?

Então é importante entender o comportamento do cliente, pensando de forma comercial, sim.

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que objetiva mostrar a jornada que um possível cliente percorreria, do primeiro contato com sua clínica ou consultório até o fechamento de um tratamento.

Em uma busca na web, as ações podem ser basicamente resumidas em quatro etapas: aprendizado (descoberta), reconhecimento do problema (“acho que preciso desse tratamento”), consideração da solução e decisão de compra.

É com base nestas fases que são construídas as melhores táticas de marketing digital. E por falar nisso, o que, de fato, se deve priorizar nesse gigante mundo online?

Site e blog

Como está o seu site?

Você monitora os acessos?

Capta os pacientes através dele (leads)?

Está sempre buscando melhorias e uma experiência mais assertiva?

Um usuário busca informação e oportunidade.

Por isso, ter uma página consistente e atrativa dá créditos à sua imagem.

Mas é imprescindível não se esquecer de torná-lo responsivo, isto é, adaptado para todos os dispositivos: celulares, computadores, tablets, etc.

E para ficar ainda melhor, um blog com atualização periódica e conteúdo de interesse de seus públicos pode ser uma excelente alternativa para conquistá-los.

Aborde não só problemas, mas prevenção: “como escovar os dentes”, “alimentos que fazem bem aos dentes” e tantos outros.

Aliás, sabia que quanto mais relevante for o conteúdo, mais o Google dará prioridade ao seu site?

É o chamado SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia que faz com que sua clínica ou consultório apareça nos resultados do buscador de forma orgânica.

Afinal de contas, quem está à procura de um tratamento tem dúvidas e adoraria vê-las sanadas a um clique, logo nas primeiras páginas.

Google

Sim!

Acabamos de mencioná-lo.

Ele não pode ser deixado de lado diante do boom das redes sociais, sob hipótese alguma.

Quem vive sem ele?

O Google está em constante atualização e hoje apresenta uma enorme plataforma de possibilidades de anúncios.

Foi-se o tempo em que somente as palavras-chave eram visadas na hora de planejar uma campanha. É hora de apostar em novos e criativos formatos!

Facebook e Instagram

É difícil encontrar uma pessoa que hoje não tenha perfil em pelo menos uma destas redes.

Todo mundo adora dar aquela espiadinha.

Como dissemos no início deste artigo, há tendências para a utilização de uma ou outra rede, dependendo do público.

Por isso, tenha certeza de que está se comunicando bem em todas elas. Use e abuse dos stories (vídeos de 15 segundos que somem em 24 horas – disponíveis no Instagram e no Facebook).

Eles têm sido mais vistos que as postagens nos feeds. Além de produzir bom conteúdo, é preciso promover campanhas de impulsionamento inteligentes e efetivas, especialmente diante das barreiras éticas impostas para marketing neste segmento.

Se você não fizer, seu concorrente o fará!

YouTube

Olhe para ele com carinho! Mensalmente, estima-se que quase 2 bilhões de pessoas acessem o YouTube.

É muito tempo assistindo a vídeos.

Por que não aproveitar e prender a atenção de um possível interessado em tratamento também nesta plataforma?

Dobre as mangas do jaleco e aperte o play na produção de conteúdo multimídia.

Você pode começar pelo seu próprio celular.

Converse com a Alt

Nós sabemos: no marketing digital, é tanta coisa que a gente fica até confuso!

Mas entendemos também que diante da infinidade de ferramentas disponíveis, é preciso deixá-las nas mãos de quem entende.

Nós da Alt temos expertise no segmento odontológico e conhecemos exatamente o perfil do público-alvo das clínicas e consultórios.

Que tal começarmos já a alavancar sua presença online?

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