O poder do nicho para vender online

Nas relações pessoais, sabemos que é impossível agradar todo mundo. Na comunicação do seu negócio, isso não é diferente. Saiba como as mídias online podem te ajudar a vender mais usando o poder do nicho!No marketing tradicional, é muito comum haver confusão entre os conceitos de segmento e nicho, pois ambos são usados para denominar uma parcela do mercado, que será alvo da campanha. O marketing digital, no entanto, nos permite usar ferramentas de monitoramento, para analisar o comportamento do consumidor em tempo real, possibilitando um direcionamento mais assertivo no atingimento do potencial cliente.O nicho, portanto, é uma fatia do segmento de clientes, composta por pessoas com comportamento, características e necessidades semelhantes.Por exemplo:

MERCADO

SEGMENTO

NICHO

   Vestuário Feminino      Roupas de ginástica       Roupas de ginástica para gestantes   

Vantagens do nicho

#1 Foco

Quando você direciona seus esforços em apenas uma direção, torna-se uma autoridade na área, o que confere mais qualidade, diferenciação e valor para sua marca.Ao comunicar diretamente para sua persona, você mostra que ela é relevante para a empresa e desperta o senso de reciprocidade.

#2 Menos gasto

Na ânsia de vender mais, algumas empresas cometem o erro de tentar alcançar o maior número de pessoas possível com seus anúncios. Em contrapartida, o poder do nicho propicia que, em vez da quantidade, você anuncie apenas para pessoas com maior chance de conversão, ou seja, com foco na qualidade - consequentemente, reduzindo o cpc (custo por clique) e o cpm (custo por mil).

#3 Métricas fiéis

Os resultados apresentados são muito confiáveis para suportar as análises e traçar as novas estratégias.Os indicadores de alcance, engajamento e conversão representam a realidade da marca e a percepção dela pelo público interessado.

#4 Diversos nichos

É possível que você opte por atender mais de um nicho, desde que mensure e invista neles com a mesma dedicação.Se num dado momento você perceber que algum deles não está mais se sustentando, é hora de abandoná-lo.

Quais os riscos de anunciar para todo mundo?

  • Receber críticas infundadas: é natural e até importante receber críticas, exceto quando elas não representam a sua persona, não valorizam o seu produto e não entendem o seu propósito.
  • Declínio do ROI: quando você investe mais do que recebe ao captar um cliente, algo está errado. O Retorno Sobre Investimento deve ser sempre positivo.
  • Métricas de Vaidade: é frustrante ter milhares de seguidores e nenhuma venda ao final do mês. Lead que não converte é prejuízo!
Mantenha-os por perto!Quando restringe o público, inevitavelmente você exclui pessoas que não são seus potenciais clientes.Com estas, mantenha um relacionamento amistoso como estratégia de fortalecimento de marca e observe as reações. Caso você perceba alguma oportunidade, faça testes.

Atraia seu nicho

  1. Acompanhe a demanda
  2. Seja criativo
  3. Fale somente do que você sabe
  4. Ofereça produto de qualidade
Após, crie conteúdo de qualidade para cativar seu cliente e mostrar a ele sua autoridade.

5 formas de atingir seu nicho:

Palavra-chave de cauda longa

Adicione palavras-chave mais específicas, cujas buscas levem diretamente até você.Em vez de usar “roupas de ginástica”, use “roupas de ginástica para gestantes em Porto Alegre”.

Lookalike

O Facebook possui uma ferramenta bem completa de segmentação de público. É possível criar um público semelhante para seus anúncios, com base nos seus clientes atuais ou na concorrência.

Conteúdos Ricos

Disponibilizar materiais relevantes para o seu público faz com que eles reforcem a ideia de autoridade sobre você e, geralmente, são a melhor forma de conquistar a primeira conversão para sua empresa - de visitantes a leads.

E-mail marketing

Após conquistar o e-mail do seu lead, você pode nutrí-lo com mais informações sobre o seu nicho, com a intenção de avançá-lo na Jornada de Compra. Também pode ser um bom canal para obter mais informações sobre ele, por meio de pesquisas e interações.Importante! Não caia na tentação de comprar lista de e-mails: as pessoas vão considerá-lo como SPAM e descartarão qualquer relacionamento com sua marca.

Networking

O bom e velho networking nunca falha. Deixe seus amigos e seguidores virtuais saberem mais sobre o que você oferece. Pessoas que já o acompanham tendem a se sentir mais seguros para te ouvir e consumir sua oferta.O poder do nicho para vendas online é muito valioso para sua marca: permite que você alcance pessoas extremamente relevantes para sua marca e estabeleça um relacionamento de confiança com elas.Dentro do seu modelo de negócios atual, você consegue identificar alguns nichos para atuar?

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.