O que é funil de vendas?

Você sabe tudo sobre o processo de transformação de clientes potenciais em leads?

Você sabe o que é o funil de vendas?

Caso a resposta seja negativa, saiba que no marketing digital este é um recurso extremamente útil.

Não seria errado, inclusive, dizer que toda boa estratégia de marketing (e vendas) passa pelo funil de vendas.

De uma maneira geral, pode-se dizer que o funil de vendas é o processo no qual a empresa conduz um possível cliente por várias etapas até a efetivação do negócio.

Quer saber mais? Então confira nesse artigo como ele funciona e de que maneira o funil de vendas pode ajudar sua empresa.

Conteúdo deste artigo
• O que é funil de vendas?
• Como o funil de vendas é utilizado?
o O topo do funil de vendas: descoberta e aprendizado
o O meio do funil: reconhecimento do problema e consideração da solução
o O fundo do funil: decisão de compra
• Qual a importância da persona?
• E o planejamento, como fica?
• “Por que minha marca deve usar o funil de vendas?”
• Conclusão

O que é funil de vendas?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo que visa mostrar a jornada do cliente – do primeiro contato ao fechamento do negócio.

Em outras palavras, trata-se da jornada percorrida pelo consumidor rumo ao objetivo final: a concretização da venda.

É um recurso intuitivo e muito prático para ajudar investidores a aplicarem passo a passo uma estratégia eficiente para suas empresas.

Basicamente, é formado a partir de um conjunto de etapas e gatilhos “olham” em detalhes para as personas. A propósito, falaremos mais sobre elas a seguir.

Como o funil de vendas é utilizado?

O funil de vendas é dividido em três partes. São elas:

• O topo: onde você educa e soluciona uma dúvida de quem acessa o seu blog;
• O meio: momento em que acontece a conversão dessa pessoa em lead;
• O fundo: estágio da decisão da compra.

Apesar de ser intuitivo pensar em suas definições, vamos ajudar você a entender melhor:

O topo do funil de vendas: descoberta e aprendizado

Esta é a parte mais larga, ou seja, com mais espaço para passar um volume maior de pessoas. É também conhecida por ToFu (top of the funnel).

Nesta fase, produza conteúdo de qualidade e divulgue-os em suas redes sociais, blogs e em fóruns.

Isso porque as pessoas ainda estão identificando seus desafios.

Imagine que elas têm muitas perguntas porque talvez ainda não saibam qual é o problema (digamos que apenas conhecem os sintomas).

Na visão do marketing, eles desejam conteúdo que os conduzam pelo tópico de interesse.

Por isso, você deve demonstrar todo o conhecimento que tem sobre o assunto para se tornar referência nele.

O meio do funil: reconhecimento do problema e consideração da solução

Eis o momento de buscar soluções.

O meio, por sua vez, é mais estreito do que o topo, o que impede que qualquer um passe por ele — somente aquelas pessoas que realmente se interessarem pelo que você tem a oferecer irão passar para o próximo nível.

Esse é o momento em que você vai aproximar ainda mais as pessoas da sua marca.

Esta etapa é também conhecida por MoFu (middle of the funnel).

Perceba que aqui você não está mais “conversando” com um contato desconhecido.

É esperado que o potencial cliente já tenha dado nome e externado seu problema.

Quer, portanto, solução. Cabe à empresa fornecer esta resolução.

Disponibilize um e-book gratuito, listas de vantagens, listas de comparação e informações importantes.

Em troca, peça mais informações sobre o seu visitante, como idade, interesses, formação, etc.

É no meio do funil que os leads ficam qualificados de acordo com o avanço da sua conversa com eles.

O fundo do funil: decisão de compra (agora você já sabe tudo sobre o lead)

É hora de chutar a gol.

O fundo do funil (BoFu - bottom of the funnel), ou seja, a parte inferior,é extremamente seletivo, permitindo a passagem de uma quantidade muito menor de pessoas, e aceitando apenas aqueles leads qualificados.

O seu visitante já está preparado para ouvir especificamente sobre o seu produto e serviço — falta apenas mais um incentivo para que ele realize a compra.

Produza vídeos e textos com cases de sucesso sobre a satisfação dos consumidores, faça demonstrações do seu produto e ofereça conteúdos promocionais.

As páginas de perguntas frequentes também são boas alternativas para fisgar o consumidor.

Aqui, os seus leads qualificados passam para as fases de proposta e negociação.

Contudo, o funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes.

Qual a importância da persona?

Este artigo da Alt ajuda você a criar uma persona consolidada para o seu negócio. Clique para conferir.

Resumidamente, para que todas as estratégias aplicadas sejam efetivas, é muito importante que você tenha preestabelecido quem é a sua persona — ou seja, um personagem fictício com características que tenham relação com o seu negócio, serviço ou produto.

Esta persona vai além da definição de público-alvo, que é mais abrangente. Ela deve ter definido um nome, profissão, idade, área de atuação e interesses.

Dessa forma, sempre que você for criar uma campanha ou colocar em ação alguma estratégia, você se baseará nessa persona, pois é quem você deseja atingir.

E o planejamento, como fica?

É possível definir a estrutura do funil trabalhando com etapas. Vamos considerar as seguintes fases por onde o cliente pode passar até chegar ao fundo do funil:

Prospecção: Chamamos de prospecção o ato de procurar por clientes em potencial. É a fase inicial do funil.
• Qualificação: Com esse público identificado, é hora de avaliar suas possibilidades, através do conhecimento de suas necessidades.
• Apresentação: Sabendo dos interesses desse público, sua empresa pode divulgar o produto e explicar o que ele pode trazer como benefício.
• Maturação: Neste estágio, o cliente tem condições para avaliar se realiza ou não a compra de seu produto.
• Negociação: É a fase em que sua empresa oferece uma possibilidade melhor para o cliente, como um desconto do preço do produto, por exemplo.
• Fechamento: É hora de fechar negócio. Nessa altura, o ideal é facilitar questões como tipos de contrato, forma de pagamento, entre outras.
• Pós-venda: A última etapa diz respeito a ações realizadas depois da concretização de um negócio.Assim, é importante acompanhar o cliente, de modo a oferecer a assistência adequada para que a confiança seja mantida.Isso é importante para reter esse cliente e possivelmente vê-lo influenciar outros. Quando sua empresa tem uma estratégia capaz de orientar os clientes por todo o processo de vendas, fica mais fácil organizar cada ação.

Já deu para perceber que o funil de vendas é uma ferramenta bastante significativa, já que guia o cliente com segurança por meio de vários etapas, não é mesmo? Mas vamos ser ainda mais enfáticos.

“Por que minha marca deve usar o funil de vendas?”

É simples: usar esta ferramenta é benéfico não apenas para os clientes potenciais como também para a receita da empresa.

Há claramente a criação de um vínculo, uma lealdade entre marca e consumidor.

Já parou para pensar que o seu cliente já chega “calibrado”? Ele certamente se sentirá grato por estar recebendo informações (e solucionando problemas) antes mesmo de fechar qualquer negócio com a sua empresa.

É fato que um funil ajuda a passar as mensagens na hora certa. E o cliente não tem do que reclamar, uma vez que ele está sendo “agraciado”.

Conclusão

Você viu neste artigo que a parte de cima do funil de vendas, a metade e a parte de baixo definem de que informações seus leads em cada etapa de uma jornada de compra.

Está mais do que claro que um bom funil de vendas significa o modo como os clientes veem e interagem com a sua marca.

Portanto, trata-se de uma excelente medida da saúde da sua marca, por assim dizer.

É por meio do funil que você consegue enxergar oportunidades e inclusive prognosticar faturamentos.

É uma ótima ferramenta para integrar equipes de marketing e de vendas.

Mas se tudo isso pareceu um tanto quanto complexo, não se preocupe.

Atualmente, há bons softwares e plataformas que ajudam você a entender e estruturar o funil da sua empresa.

A Altgrupo tem expertise com funis de venda em jornadas de compras dos mais variados segmentos: clínicas odontológicas, imobiliárias, estabelecimentos comerciais e muito mais.

Somos viciados em resultados e podemos ajudar a sua marca a ter presença consolidada na web. Vamos conversar? Contate-nos: 51 3557 0234.Se preferir, clique para falar conosco no WhatsApp.

 


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