Criar em sua empresa uma comunicação interna satisfatória é um grande desafio, não é mesmo? Normalmente, uma empresa é composta por várias áreas com conhecimentos diferentes, mas que no fim das contas trabalham com um mesmo objetivo: manter a empresa crescendo de forma saudável. Dentre todas existentes, têm duas áreas que precisam se comunicar bem e muitas vezes isto não ocorre de maneira adequada: são Vendas e Marketing. O Smarketing foi criado para ajudar neste relacionamento e garantir um processo cada vez mais assertivo e escalável.No post de hoje, conheça o que é o smarketing e qual a sua importância. Confira!O que é Smarketing?
Smarketing é uma palavra proveniente da junção de duas outras da língua inglesa: Sales + Marketing. Portanto, smarketing é um processo de integração de duas áreas, vendas e marketing, com o objetivo de criar uma comunicação mais assertiva e que um setor saiba quais são as necessidades do outro — cada um continuará a trabalhar em prol de um mesmo objetivo, mas agora de forma conjunta. Diante desse cenário, as equipes passam a ter reuniões juntas, usam os mesmos termos e alinham o que precisa ser melhorado para que as vendas cresçam de forma satisfatória.Qual o principal benefício do Smarketing?
Este alinhamento entre os times torna melhor a relação entre os funcionários das duas equipes, faz com que os colaboradores joguem juntos em prol de um mesmo objetivo e garante que as duas equipes saibam onde precisam melhorar para garantir que sejam feitas mais vendas.Como colocar em prática o Smarketing?
O primeiro passo é conversar com os times de Vendas e Marketing, mostrando que está sendo criado um processo para que todos das equipes sejam mais produtivos e certeiros dentro do funil de vendas. Com as duas equipes alinhadas, comece a traçar objetivos em comum ou no mínimo semelhantes. Logo após, crie e analise métricas de acompanhamento para as duas equipes e garanta que o desempenho seja compartilhado entre as áreas — ambas devem ter ciência e saber como está a performance de cada uma, se esforçando para ajudar com o que pode.Como aprimorar o processo?
Você pode utilizar várias técnicas para melhorar o processo de integração e fazer com que, cada vez mais, o marketing gere bons leads, a equipe comercial receba estes contatos e consiga realizar um maior número de vendas. Dentre elas, estão:Criem um padrão de nomenclatura
Falem a mesma língua, definam se um contato será chamado de lead ou de outra maneira. Você deve ter alguns nomes particulares do mercado que está inserido. Faça com que as equipes conheçam e conversem no mesmo tom dentro de sua empresa.Unifique o funil de vendas
Mostre que o funil de vendas é o mesmo para ambos. Crie regras para definir até onde vai a participação de cada um, mas faça com que todos saibam o caminho que um contato está percorrendo, desde o topo até o fundo do funil.Defina o que é um bom lead
Crie regras para definir quando um lead será enviado para vendas e deixará de ser responsabilidade do marketing. Quais os critérios para que o lead esteja no momento certo de compra?Crie uma buyer persona
Uma persona é a representação do seu público-alvo ideal. Crie uma pessoa que se parece com o seu melhor cliente. Dê um nome a ela, conte um pouco de sua vida, quais seus objetivos e preocupações. Com isto, fica muito mais fácil saber quem é um bom lead e quem não é. Compartilhe esta buyer persona com todas as pessoas da sua empresa — será através dela que todas as estratégias serão desenvolvidas. Como você pode perceber, o Smarketing é um conceito que visa unir duas equipes em prol de um objetivo: vender mais. Se é isto que sua empresa está procurando, comece a implantar este processo agora, pode ser muito vantajoso! Se precisar de alguma ajuda, temos uma consultoria que pode lhe interessar. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma ideia para complementar este post, deixe seu comentário para discutirmos a respeito!
O que é smarketing?
Por Alexandre Fattori
| 19/11/2015
| Atualizado em 06/10/2019
Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.
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