O brasileiro possui entre suas maiores paixões o carro, e um dos seus hábitos mais arraigados é navegar pela internet através das redes sociais e Google, consumindo informações para lazer, entretenimento, educação, compra, etc. Cerca de 95% das pessoas utilizam a internet para pesquisar carros, 88% utilizam sites de busca como o Google e 61% assistem a vídeos sobre.
É importante começar este artigo fazendo esta análise porque fica claro a importância vital de uma presença digital competente para a venda de um automóvel. Com uma estratégia bem definida, um processo testado e avaliado continuamente e as ferramentas corretas, vender um carro pode se tornar um ato previsível.
Mas para chegar lá, é preciso começar.
O site é o primeiro ponto a ser trabalhado pois de nada adianta atrair o cliente com a estratégia correta e não conseguir trabalhar este interesse oferecendo uma boa experiência. Abaixo, confira a taxa de conversão média dos sites e avalie como está o seu.

A partir da análise taxa de conversão, podemos entender que é necessário começar de "dentro para fora", ajustando o seu site para oferecer uma ótima experiência ao usuário.
A seguir, vamos analisar os elementos que podem estar faltando no seu site que são essenciais para uma estratégia de resultado.
1- Blog
Sim, você precisa de um blog.
Ainda hoje nos pegamos conversando com o cliente e tendo que mostrar a importância de um blog para as concessionárias.
Durante o processo de compra, os clientes consideram uma média 4,6 marcas e apenas um terço compra a marca que pensava no início da compra. Por que ele muda?
Por que ele se informa. E vai buscar informações em diferentes canais.
Vamos analisar a imagem abaixo, nele podemos ver que apenas 10% dos usuários que acessam o seu site estão buscando informações comerciais para uma compra.
A maioria está em busca de informações diversas, é nessa parte que o relacionamento deve começar para criar um vínculo que resulte em vendas mais adiante.

Que tal se a sua concessionária oferecesse diversas informações relevantes sobre os seus veículos auxiliando o seu cliente durante todo o processo de venda?
Segundo a estratégia do funil de vendas, podemos encontrar clientes em 3 estágios: topo (aprendizado e descoberta), meio (consideração e intenção), fim (avaliação e compra).
O desafio do blog é produzir conteúdo que atraia, através dos sites de busca, os usuários nestes diferentes estágios. Além disso, o conteúdo precisa nutrir o interesse do lead, auxiliando-os a tomarem a decisão certa (comprar na sua concessionária, é claro).
Abaixo, confira os conteúdos que devem ser produzidos nas várias etapas do funil.
2- Landing Pages
As páginas dos modelos e marcas precisam encantar o visitante, mostrando que eles se ajustam perfeitamente ao seu estilo de vida.
Além disso, é preciso fornecer muita informação em diferentes formatos: vídeos, imagens, etc.
E não se pode esquecer dos formulários de captação do lead, que são extremamente importante para o sucesso da estratégia de venda.
Captar o lead é o primeiro passo para venda, e isso acontece no site. Colocar no site formulários de captação do lead que ofereçam a oportunidade dos leads em diferentes estágios de venda entrar em contato, já foi comprovado, aumenta não só as taxas de conversão do site e campanhas de atração, como também as vendas.
Por isso, não esqueça de colocar formulários como:
Faça um este drive,
Simule Financiamento,
Avalie o seu usado, etc.
Uma última dica bem interessante é a "prova social". Compradores de carros vão atrás de depoimentos de donos de carro, procure rechear as páginas dos modelos com depoimentos de compradores sobre seus veículos.
3- Vídeos dos Modelos
Talvez nenhum formato esteja tão em destaque no momento quanto os vídeos.
Executivos do Facebook, em um evento, chegaram a afirmar que esperam que em 1 ou 2 anos, o conteúdo da rede seja, na maioria, em formato de vídeo.
Compradores de carro amam vídeos. Invista neste formato e você não irá se arrepender.
Procure mostrar o carro de diferentes ângulos, interno e externo, converse sobre o carro, enfim. Seja criativo!
4- Automatize
A automação é uma realidade. Estima-se que em um futuro próximo, cerca de 80% das nossas atuais atividades terão algum tipo de automação.
A automação será fundamental para nutrir os leads gerados no seu site.
Mas como podemos usar automação no seu site?
Ferramentas como a brasileira
RD Station integram-se ao seu site, toda vez que um lead responde a um formulário, ele será direcionado para um determinado fluxo de automação onde receberá emails com conteúdos de acordo com o seu estágio no funil de vendas.
Implementando estas dicas, sua concessionária contará com uma grande ferramenta e um excelente suporte de vendas.
