A importância do SEO e da geração de conteúdos relevantes na internet você provavelmente já conhece.
Mas tem conhecimento também sobre o que são backlinks?
Sabia que eles representam uma das estratégias mais importantes quando o assunto é a otimização e ranqueamento no Google?
Começamos o artigo de hoje com uma constatação: se as suas táticas de SEO não passam pelos backlinks, é hora de rever o planejamento de marketing digital.
É claro que ter conteúdo de qualidade, além de boa velocidade no site e outras medidas, fazem toda a diferença, mas não são suficientes.
Os backlinks existem para gerar três fatores primordiais: relevância, autoridade e credibilidade a um site.
E se nem todo mundo sabe desfrutar das boas vantagens desta estratégia, sai na frente quem de fato a emprega assertivamente.
Afinal, quem não deseja ter uma página confiável aos olhos do Google?
Para entender melhor, siga a leitura! No post de hoje, a Altgrupo deixa você por dentro do que são backlinks e suas principais vantagens.
Conteúdo deste artigo
• Definindo os backlinks de uma forma prática
• Quais as vantagens dos backlinks?
• Tráfego
• Posicionamento orgânico
• Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?
• Como conseguir backlinks?
• Guest posts
• Divulgação de releases
• Conteúdo de qualidade em todos os seus canais
• Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns
• Conclusão
Definindo os backlinks de uma forma prática
A partir de uma visão técnica, os backlinks compõem a estratégia de linkbuilding, ou seja, a aquisição de links de outros websites.
Situando na prática, eles têm o papel de ligar um site a outro (linkagem externa), com o objetivo de potencializar a presença digital dos sites.
Isto, no entanto, acontece de forma sutil.
O importante é saber que a qualidade dos backlinks é sem dúvidas um dos fatores mais importantes para que o Google torne uma publicação bem ranqueada.
Mas neste caso, quantidade importa?
Sim! Quanto mais backlinks um site tiver, mais valor ele terá perante o Google.
Funciona assim: a longo prazo, aquele site vai se tornar uma autoridade a respeito de determinado assunto.
Em outras palavras, os mecanismos de busca passarão a entender que a página web tem relevância, isto é, fala com bastante propriedade sobre um conjunto X de palavras-chave.
Quais as vantagens dos backlinks?
Vamos ao que interessa: fazendo bom uso da estratégia de backlinks, que ganhos a sua página poderá ter?
Elencamos os dois benefícios principais.
Tráfego
Definitivamente, não há como começar por outra vantagem.
Os backlinks garantem visitas ao ambiente digital de uma marca.
Assim, visualizações e notoriedade são excelentes consequências.
Em uma comparação simples, a tática é ficar bem-visto “fora de casa” para atrair visitantes e, posteriormente, convertê-los.
E você sabe, conversão (ou conver$ão) = vendas!
Posicionamento orgânico
O posicionamento orgânico é outro motivo pelo qual devemos priorizar os backlinks, já que eles contribuem para o bom desempenho de um site nos mecanismos de busca.
Sabe aquela vontade de marcar presença nas primeiras paginas do Google? É isso!
Contudo, se um artigo do nosso site é mencionado por outro, isto significa que teremos melhores resultados. Evidentemente, você precisa estar atento ao conteúdo, que em hipótese alguma deve ser plágio.
Quando o assunto é Google e SEO, não tente trapacear.
Produza artigos relevantes e sobretudo autorais, que efetivamente responda a uma pergunta – pense sempre com a cabeça do usuário e que benefícios aquele conteúdo lhe irá garantir.
Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?
Pode ser doloroso afirmar que sim. No entanto, a verdade é que o Google dá mais importância a sites cujo número de backlinks de qualidade seja maior.
E o motivo você já conhece: os robôs entendem que aquela página de conteúdo relevante e bem “linkada”, por assim dizer, é muito mais interessante que as demais.
Como conseguir backlinks?
Agora que já ficou claro que a credibilidade e a autoridade de um endereço na internet estão ligadas à qualidade das referências externas, é hora de colocar a mão na massa.
Esta é uma tarefa que demanda tempo e uma pitada de Relações Púbicas na internet. A construção de parceiros pode não acontecer de uma hora para a outra – no entanto, tende a amadurecer com o tempo.
O importante é não desistir da estratégia.
Guest posts
Talvez você passe por uma série de guest posts ao longo de um dia de navegação na internet.
Esta é uma prática comum, que funciona como uma espécie de parceria: você oferece um conteúdo gratuito contextualizado para um site ou blog.
Em troca, haverá um link para a sua página.
Ou seja, ambas as partes saem ganhando.
Divulgação de releases
Torne o seu produto notícia e dispare os releases para veículos de comunicação ou plataformas que trabalhem diretamente com a captação de pautas para jornalistas.
Cada mídia tem sua expressão e você estará difundindo a sua marca pela internet de forma sutil e assertiva.
Conteúdo de qualidade em todos os seus canais
Quanto mais você divulga o seu produto, maior a probabilidade de ele ser compartilhado.
Por isso, use todos os meios que estão ao seu alcance.
Isso também contribui! Afinal, além de atrair o olhar do Google, o objetivo também sempre será impactar o atual e o futuro clientes.
Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns
Estas são formas muito simples e gratuitas de se obter backlinks.
Que tal ficar em evidência sutilmente colocando links da sua marca em fóruns e blogs?
Evidentemente, faça-o com ética. Não divulgue sua marca no concorrente. Selecione alguns sites que tenham contexto com o seu produto e experimente obter relevância através deles.
Conclusão
O universo do marketing na web é gigante.
Você não tem a ideia de que a cada dia parece haver mais novidade sobre otimização de sites, ferramentas de redes sociais e marketing digital como um todo?
Isto não é só impressão.
O fato é que fazer com que uma marca acompanhe tal ritmo acelerado é tarefa difícil, mas não impossível.
E você viu neste artigo que às vezes nem é preciso um grande orçamento para fazer acontecer.
Os backlinks são prova disso – às vezes boas parcerias já garantem que esta estratégia seja aplicada de forma gratuita.
Contudo, se o seu pensamento é “já entendi o que são backlinks, mas não sei por onde começar”, não se preocupe.
Aí entra o nosso trabalho!
Além de Google Partner, a Altgrupo conta com especialistas em SEO.
Dispomos de todas as ferramentas para consolidar a presença digital da sua marca.
E aí, vamos conversar? Contate-nos: 51 3557 0234. Se preferir, clique para falar conosco no WhatsApp.