O que são backlinks e qual a importância para uma estratégia de SEO?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 08/12/2021 | Atualizado em 09/08/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 6 minutos

A importância do SEO e da geração de conteúdos relevantes na internet você provavelmente já conhece.

Mas tem conhecimento também sobre o que são backlinks?

Sabia que eles representam uma das estratégias mais importantes quando o assunto é a otimização e ranqueamento no Google?

Começamos o artigo de hoje com uma constatação: se as suas táticas de SEO não passam pelos backlinks, é hora de rever o planejamento de marketing digital.

É claro que ter conteúdo de qualidade, além de boa velocidade no site e outras medidas, fazem toda a diferença, mas não são suficientes.

Os backlinks existem para gerar três fatores primordiais: relevância, autoridade e credibilidade a um site.

E se nem todo mundo sabe desfrutar das boas vantagens desta estratégia, sai na frente quem de fato a emprega assertivamente.

Afinal, quem não deseja ter uma página confiável aos olhos do Google?

Para entender melhor, siga a leitura! No post de hoje, a Altgrupo deixa você por dentro do que são backlinks e suas principais vantagens.

Conteúdo deste artigo
Definindo os backlinks de uma forma prática
Quais as vantagens dos backlinks?
Tráfego
Posicionamento orgânico
Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?
Como conseguir backlinks?
Guest posts
Divulgação de releases
Conteúdo de qualidade em todos os seus canais
• Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns
Conclusão

Definindo os backlinks de uma forma prática

A partir de uma visão técnica, os backlinks compõem a estratégia de linkbuilding, ou seja, a aquisição de links de outros websites.

Situando na prática, eles têm o papel de ligar um site a outro (linkagem externa), com o objetivo de potencializar a presença digital dos sites.

Isto, no entanto, acontece de forma sutil.

O importante é saber que a qualidade dos backlinks é sem dúvidas um dos fatores mais importantes para que o Google torne uma publicação bem ranqueada.

Mas neste caso, quantidade importa?

Sim! Quanto mais backlinks um site tiver, mais valor ele terá perante o Google.

Funciona assim: a longo prazo, aquele site vai se tornar uma autoridade a respeito de determinado assunto.

Em outras palavras, os mecanismos de busca passarão a entender que a página web tem relevância, isto é, fala com bastante propriedade sobre um conjunto X de palavras-chave.

Quais as vantagens dos backlinks?

Vamos ao que interessa: fazendo bom uso da estratégia de backlinks, que ganhos a sua página poderá ter?

Elencamos os dois benefícios principais.

Tráfego

Definitivamente, não há como começar por outra vantagem.

Os backlinks garantem visitas ao ambiente digital de uma marca.

Assim, visualizações e notoriedade são excelentes consequências.

Em uma comparação simples, a tática é ficar bem-visto “fora de casa” para atrair visitantes e, posteriormente, convertê-los.

E você sabe, conversão (ou conver$ão) = vendas!

Posicionamento orgânico

O posicionamento orgânico é outro motivo pelo qual devemos priorizar os backlinks, já que eles contribuem para o bom desempenho de um site nos mecanismos de busca.

Sabe aquela vontade de marcar presença nas primeiras paginas do Google? É isso!

Contudo, se um artigo do nosso site é mencionado por outro, isto significa que teremos melhores resultados. Evidentemente, você precisa estar atento ao conteúdo, que em hipótese alguma deve ser plágio.

Quando o assunto é Google e SEO, não tente trapacear.

Produza artigos relevantes e sobretudo autorais, que efetivamente responda a uma pergunta – pense sempre com a cabeça do usuário e que benefícios aquele conteúdo lhe irá garantir.

Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?

Pode ser doloroso afirmar que sim. No entanto, a verdade é que o Google dá mais importância a sites cujo número de backlinks de qualidade seja maior.

E o motivo você já conhece: os robôs entendem que aquela página de conteúdo relevante e bem “linkada”, por assim dizer, é muito mais interessante que as demais.

Como conseguir backlinks?

Agora que já ficou claro que a credibilidade e a autoridade de um endereço na internet estão ligadas à qualidade das referências externas, é hora de colocar a mão na massa.

Esta é uma tarefa que demanda tempo e uma pitada de Relações Púbicas na internet. A construção de parceiros pode não acontecer de uma hora para a outra – no entanto, tende a amadurecer com o tempo.

O importante é não desistir da estratégia.

Guest posts

Talvez você passe por uma série de guest posts ao longo de um dia de navegação na internet.

Esta é uma prática comum, que funciona como uma espécie de parceria: você oferece um conteúdo gratuito contextualizado para um site ou blog.

Em troca, haverá um link para a sua página.

Ou seja, ambas as partes saem ganhando.

Divulgação de releases

Torne o seu produto notícia e dispare os releases para veículos de comunicação ou plataformas que trabalhem diretamente com a captação de pautas para jornalistas.

Cada mídia tem sua expressão e você estará difundindo a sua marca pela internet de forma sutil e assertiva.

Conteúdo de qualidade em todos os seus canais

Quanto mais você divulga o seu produto, maior a probabilidade de ele ser compartilhado.

Por isso, use todos os meios que estão ao seu alcance.

Isso também contribui! Afinal, além de atrair o olhar do Google, o objetivo também sempre será impactar o atual e o futuro clientes.

Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns

Estas são formas muito simples e gratuitas de se obter backlinks.

Que tal ficar em evidência sutilmente colocando links da sua marca em fóruns e blogs?

Evidentemente, faça-o com ética. Não divulgue sua marca no concorrente. Selecione alguns sites que tenham contexto com o seu produto e experimente obter relevância através deles.

Conclusão

O universo do marketing na web é gigante.

Você não tem a ideia de que a cada dia parece haver mais novidade sobre otimização de sites, ferramentas de redes sociais e marketing digital como um todo?

Isto não é só impressão.

O fato é que fazer com que uma marca acompanhe tal ritmo acelerado é tarefa difícil, mas não impossível.

E você viu neste artigo que às vezes nem é preciso um grande orçamento para fazer acontecer.

Os backlinks são prova disso – às vezes boas parcerias já garantem que esta estratégia seja aplicada de forma gratuita.

Contudo, se o seu pensamento é “já entendi o que são backlinks, mas não sei por onde começar”, não se preocupe.

Aí entra o nosso trabalho!

Além de Google Partner, a Altgrupo conta com especialistas em SEO.

Dispomos de todas as ferramentas para consolidar a presença digital da sua marca.

E aí, vamos conversar? Contate-nos: 51 3557 0234. Se preferir, clique para falar conosco no WhatsApp.

 


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.