Cada empresa ou pessoa possui diferentes objetivos quando inicia uma campanha no Google Ads, você pode querer realizar uma venda, aumentar o número de visitas para o seu site ou a visibilidade da sua marca. Abaixo as estratégias para cada um desses objetivos.
1. Aumentar tráfego: Quer levar mais visitantes ao seu site?
a. Mantenha uma boa lista de palavras-chave. Segundo o Google, um CTR de 1% e um índice de qualidade 5 confere um tráfego de qualidade para o site.
b. Revise seus termos de pesquisa, ou seja, as palavras-chave que estão acionando os seus anúncios.
c. Crie um excelente texto de anúncio, organizando seus grupos de anúncios por tema, produto ou meta em comum e criando listas menores (com 20 a 30 termos, por exemplo) de palavras-chave com temas bem definidos para garantir que seus anúncios sejam altamente relevantes e muito atraentes para seus clientes.
2. Conversões: Quer que o seu cliente compre, assine, ou realize alguma atividade?
a. Preste atenção em suas conversões: É Prática, veja o que deu certo e invista mais nisso e abandone o que deu errado.
b. Preste atenção na página de destino. O mais importante é que a página de destino foque essencialmente no serviço ou produto do anúncio
3. Foco em Impressões: O seu foco é dar visibilidade para uma empresa, marca, produto/serviço ou causa?
a. Utilize o CPM (custo por mil impressões/visualizações do anúncio) como você não quer necessariamente que a pessoa clique no seu anúncio, mas apenas gerar reconhecimento, aperfeiçoe sua campanha com esse objetivo em mente.
b. Embora as impressões representem o número de clientes que visualizaram seu anúncio, o engajamento representa o interesse deles.
Eles realmente clicam no anúncio ou assistem a um vídeo? Isso significa que eles estão engajados.
Você pode usar a CTR (taxa de cliques) em campanhas da Rede de Pesquisa e conversões em campanhas da Rede de Display para avaliar o engajamento.
Use também os números de alcance e frequência para saber quantas pessoas estão expostas a seu anúncio e com que frequência elas o veem.
4. Aumentar o ROI (retorno sobre o investimento):
a. O ROI é a métrica mais importante de qualquer negócio, com ela você sabe se os seus investimentos estão sendo bem aplicados, resumindo, se está ou não ganhando dinheiro com o que você aplica.
A melhor forma de fazer isso no Google é acompanhar as conversões dos seus anúncios.
Estipule uma conversão e acompanhe quanto você gasta para que essa conversão se realize.
5. Visualização de vídeo
Um objetivo relativamente novo e que oferece muito são os objetivos de vídeo.
O Youtube é o segundo maior site de buscas, além de ter um público cada vez mais assiduo e frequente.
Em diversos casos está substituindo a TV aberta.
É uma excelente forma de gerar alcance e visualização da marca bem como leads.