Objetivos e estratégias com o Google AdWords

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 22/08/2013 | Atualizado em 30/07/2021

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada empresa ou pessoa possui diferentes objetivos quando inicia uma campanha no Google Ads, você pode querer realizar uma venda, aumentar o número de visitas para o seu site ou a visibilidade da sua marca. Abaixo as estratégias para cada um desses objetivos.

1. Aumentar tráfego: Quer levar mais visitantes ao seu site? 

a. Mantenha uma boa lista de palavras-chave. Segundo o Google, um CTR de 1% e um índice de qualidade 5 confere um tráfego de qualidade para o site.

b. Revise seus termos de pesquisa, ou seja, as palavras-chave que estão acionando os seus anúncios.

c. Crie um excelente texto de anúncio, organizando seus grupos de anúncios por tema, produto ou meta em comum e criando listas menores (com 20 a 30 termos, por exemplo) de palavras-chave com temas bem definidos para garantir que seus anúncios sejam altamente relevantes e muito atraentes para seus clientes.

 2. Conversões: Quer que o seu cliente compre, assine, ou realize alguma atividade?

a. Preste atenção em suas conversões: É Prática, veja o que deu certo e invista mais nisso e abandone o que deu errado.

b. Preste atenção na página de destino. O mais importante é que a página de destino foque essencialmente no serviço ou produto do anúncio

3. Foco em Impressões: O seu foco é dar visibilidade para uma empresa, marca, produto/serviço ou causa?

a. Utilize o CPM (custo por mil impressões/visualizações do anúncio) como você não quer necessariamente que a pessoa clique no seu anúncio, mas apenas gerar reconhecimento, aperfeiçoe sua campanha com esse objetivo em mente.

b. Embora as impressões representem o número de clientes que visualizaram seu anúncio, o engajamento representa o interesse deles.

Eles realmente clicam no anúncio ou assistem a um vídeo? Isso significa que eles estão engajados.

Você pode usar a CTR (taxa de cliques) em campanhas da Rede de Pesquisa e conversões em campanhas da Rede de Display para avaliar o engajamento.

Use também os números de alcance e frequência para saber quantas pessoas estão expostas a seu anúncio e com que frequência elas o veem.

4. Aumentar o ROI (retorno sobre o investimento):

a. O ROI é a métrica mais importante de qualquer negócio, com ela você sabe se os seus investimentos estão sendo bem aplicados, resumindo, se está ou não ganhando dinheiro com o que você aplica.

A melhor forma de fazer isso no Google é acompanhar as conversões dos seus anúncios.

Estipule uma conversão e acompanhe quanto você gasta para que essa conversão se realize.

5. Visualização de vídeo

Um objetivo relativamente novo e que oferece muito são os objetivos de vídeo.

O Youtube é o segundo maior site de buscas, além de ter um público cada vez mais assiduo e frequente.

Em diversos casos está substituindo a TV aberta.

É uma excelente forma de gerar alcance e visualização da marca bem como leads.


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