Orçamento de marketing digital para imobiliárias

Ao que tudo indicava, este seria um ano de retomada dos negócios para o setor imobiliário.

Com o otimismo dos executivos, o mercado acaba ganhando um gás de forma inerente.

Porém, a chegada da pandemia, fez tudo de volta para o campo das incertezas.

É hora de desistir e deixar para o próximo ano?

Que nada!

As empresas irão testar novas formas de vender para um consumidor que já está em busca de novas formas de comprar.

Se você está no ramo imobiliário, sabe que é um momento desafiador, mas o básico é fácil: mostrar que você não está estagnado.

Para isso, o primeiro passo é correr com a sua estratégia de marketing digital.

Ainda não possui uma?

Então siga conosco para entender melhor sobre sua importância e obter um orçamento para sua imobiliária.

Sem dúvida esta será uma estratégia que irá alavancar de cara suas ações de venda e trará uma nova cara para o seu negócio.

Para bater a concorrência e fazer mais em 2021 e além

Já está claro que você precisa de um posicionamento mais agressivo, e que ele deve começar pelo marketing digital.

Nenhuma empresa deve negligenciar essa ferramenta poderosa nos dias de hoje.

Uma boa campanha focada nos seus negócios pode fazer um belo trabalho de prospecção de vendas por você, seja com um site que ofereça boa experiência ao usuário quanto com campanhas nas redes sociais e em mecanismos de busca.

Já pensou em ter o seu negócio aparecendo para o cliente no instante exato em que ele procura pelo imóvel dos sonhos?

Essa é apenas uma das muitas possibilidades que uma estratégia inteligente de Marketing Digital pode oferecer a sua imobiliária.

Um caminho certeiro

O Marketing Digital oferece uma gama imensa de possibilidades.

Você pode trabalhar a imagem de sua imobiliária nas redes sociais, fazer campanhas de prospecção visando os clientes ideais, investir em um bom site e até mesmo fazer campanhas de remarketing para atrair clientes que já pesquisaram pelos imóveis que você quer vender ou alugar.

Outra estratégia certeira no ramo imobiliário são os e-mails marketing, além de manter um blog alimentado com conteúdos atrativos para atrair clientes.

Mas dentre tantas possibilidades, por onde começar a investir em marketing digital?

Antes de qualquer coisa, precisaremos de conhecer a jornada do nosso cliente, suas dores e felicidades ao longo do caminho.

Além disso, e com base nestas informações, definimos os nossos objetivos de marketing e vendas.

É com o foco nessas metas que o time de profissionais definirá as diretrizes em marketing digital para o seu negócio.

Onde é preciso melhorar?

O que é necessário corrigir em termos de marca antes de construir a sua presença digital?

E se você já tem uma, por que não está tendo resultados?

É preciso ter à mão essas respostas.

A jornada de compra de um imóvel

Segundo dados da inteligência do Zap, todos os usuários passam pelas seguintes etapas (de modo geral, seguindo a ordem abaixo):

Início

Análise financeira pessoal
Característica dos imóveis
Comparação entre imóvel novo ou usado
Análise sobre compra x locação
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Meio

Contato com corretores
Informações sobre localizações desejadas
Busca de imóveis em sites
Preco dos imoveis
Simulação de financiamento
Preço do m2 da região
---------------------------------------------------------------------

Final 

Informações sobre processo de compra
Informações sobre construtoras e/ou incorporadores
Informações sobre formas de pagamento

Como podemos ver, existe uma grande oportunidade de se acompanhar e ganhar o lead durante o processo de compra auxiliando-o na sua busca por informações.

Como está o atual processo de vendas e de marketing da sua imobiliária?

No parágrafo passado, vimos que 30% dos compradores entra em contato com o corretor no início do processo de vendas.

É neste ponto que estão a maioria das frustrações dos corretores e imobiliárias.

Será que as vendas estão ruins por quê os corretores estão tratando todos os leads da mesma forma, sem entender o seu estágio ou a culpa é dos leads não qualificados do marketing?

Outros dados coletados durante o IMOBI 2019 mostraram que:

- Mais de 90% dos leads são abandonados em até 72 horas;
- 47% dos leads são atendidos em até 24 horas;
- 80% das vendas são feitas para leads atendidos em até 24hrs;
- 72% dos leads abandonados jamais interagiram com um corretor;
- 90% dos leads só recebem uma tentativa de contato;
- No mercado imobiliário, é necessário uma média de 3 tentativas para conseguir fazer contato com o lead.

Um dado importante a ser reforçado:

80% das vendas são feitas para leads atendidos em até 24 horas mas apenas 47% dos leads são atendidos neste prazo.

Antes de analisar a performance do seu parceiro futuro ou atual, ou departamento de marketing, questione:

Será que é o lead que não tem qualidade ou a sua imobiliária é que não está fazendo a lição de casa?

Orçamento de Marketing Digital para alavancar os negócios de sua imobiliária

A partir dessa análise, e diante dos resultados e caminhos apontados por ela, parte-se para uma estratégia de marketing digital voltada à dar força as suas vendas.

Como sabemos que o público não tem tempo, já é óbvio presumir que ele irá buscar por respostas para aquilo que quer no universo digital.

O que precisamos garantir é que essas respostas sejam prestadas pela sua imobiliária.

Mas essas informações precisam ser claras, objetivas, estratégicas.

É necessário oferecer ao visitante uma experiência memorável, que coloque a sua imobiliária como autoridade no assunto.  

Mas é preciso começar de algum lugar, certo?

Algumas estratégias podem colocar a sua imobiliária à frente.

Site para Imobiliária

Um bom site é a porta de entrada para muitos clientes, e também é com ele que você mostrará a seriedade de sua marca ao mercado, atrairá possíveis clientes e se mostrará relevante em sua área de atuação.

Um site funcional, organizado, acessível e de bom aspecto gera confiança, credibilidade e vendas.

Ele precisa ser bem pensado em termos de design, navegação, divulgação e ter otimização para ser encontrado nas buscas do Google.

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Facebook Ads para imobiliárias

Investindo em anúncios no Facebook e Instagram, você deixa a rede trabalhar para lhe trazer clientes.

São anúncios criados para um público específico e que será definido dentro do Facebook de forma estratégica.

Eles podem ter uma série de objetivos: captar possíveis interessados em seus serviços, tornar a sua marca conhecida no mercado, fazer com que pessoas entrem em contato com você e muitos outros.

Acesse para conhecer planos e seus valores aproximados.

Google Ads para imobiliárias

Trabalhar com anúncios no Google é uma estratégia inteligente porque oferece seus produtos e serviços às pessoas que estão buscando por ele.

Você adquire créditos e escolhe os termos que devem acionar seus anúncios. Ao fazer uma busca no Google por esses termos, o seu anúncio aparecerá para o usuário.

O crédito é descontado quando clicam nele ou a cada mil visualizações, você escolhe.

Conheça valores para anunciar no Google Ads clicando aqui.

Produção de conteúdo para imobiliárias

A produção de conteúdo é outro recurso com capacidade para alavancar sua imobiliária.

Produzir conteúdos de qualidade para o seu blog irão atrair clientes nas diversas etapas do funil de vendas.

Isso por que este conteúdo, publicado no seu site, será indexado no Google e quando as pessoas realizarem uma busca que este artigo ajuda a responder, o Google irá mostrá-lo.

É por este motivo que a produção de conteúdo é parte fundamental de um trabalho de SEO, que são técnicas que ajudam os sites a ficarem bem posicionados nos mecanismos de pesquisa de forma orgânica (não paga, como no caso do Google Ads).

Redes sociais para imobiliárias

A produção de conteúdo voltado para as redes sociais também é um ponto importante.

Apesar das redes sociais não serem um canal que se posiciona especificamente na geração de leads, elas possuem um alto poder de relacionamento e impacto de novos prospects.

Trabalhar seus imóveis nestas plataformas é fundamental.

Além de dar visibilidade para os seus produtos, estar consistentemente nas redes sociais valorizará a marca, o que é importante também para captar novos imóveis para venda/locação como também corretores.

Tenha uma boa apresentação, conteúdos interessantes, crie um posicionamento para a marca e procure diferenciar-se.

Fundamental é planejar antes de sair fazendo, ter os seus objetivos neste canal bem claros.

Até para facilitar o trabalho de parceiros, como as agências.

Mas não caia no risco de planejar e não fazer.

Para definir um orçamento deste serviço com algum parceiro, você precisará definir a volumetria (número de postagens mensais), tipos de conteúdo (vídeo, imagem), serviços extras (sessão de fotos?) bem como as plataforma.

Neste último item, sugerimos iniciar pelo Facebook e Instagram e ampliar os canais quando estes estiverem bem estabelecidos.

Landing pages para o mercado imobiliário

Utilizadas em estratégias de inbound marketing, as landing pages são páginas pensadas exclusivamente para seduzir e captar clientes em potencial.

Elas estimulam os usuários a realizarem determinadas ações relevantes na página como baixar ebooks, planilhas,  fazer cotações, etc.

Inbound Marketing para o mercado imobiliário

Inbound Marketing é uma estratégia que oferecerá ótimos resultados para sua imobiliária, entretanto, é preciso fazer uma ressalva, talvez sua imobiliária não esteja no momento certo de implementar esta estratégia.

Explicaremos.

Antes de se "aventurar" em um trabalho de inbound marketing é preciso entender algumas etapas do serviço e ter a expectativa quanto aos resultados (prazo para ver os resultados, principalmente) para evitar frustração.

Inbound marketing é a estratégia de atração e nutrição do lead ao longo da jornada de compras através de conteúdo, que podem ser desde materiais ricos, artigos no blog até vídeos e webinários.

Podemos resumir o inbound marketing para o mercado imobiliário como a forma de atrair o lead e nutrir o seu interesse.

Quais as dificuldades?

O primeiro ponto para o inbound marketing funcionar é que o seu conteúdo seja descoberto.

99% dos sites do mercado imobiliário não tem nem 10mil acessos mensais e um SEO (otimização para sites de busca) inexistente.

Como o seu conteúdo será descoberto desta forma?

Provavelmente, você terá de investir na distribuição deste conteúdo nas redes sociais ou plataformas de anúncios.

Como o alcance orgânico das redes é muito pequeno, para acelerar o processo do seu conteúdo atingir o seu público, você terá de investir em anúncios.

Aí mora outro problema: em tempos de orçamentos apertados, você retiraria parte da verba da sua imobiliária para geração de leads para distribuir o conteúdo de inbound?

Outro ponto é sobre o prazo de retorno: com a estratégia de inbound cada vez mais consolidada e empregada, existe uma grande saturação de conteúdo.

É preciso investimento em produção de conteúdo cada vez mais completo e qualificado, além de uma estratégia competente de SEO.

O trabalho não para por ai, além destes pontos, a estratégia de inbound não é do tipo faça e esqueça.

Você precisará monitorar as taxas de abertura e cliques dos emails, atualizar as landing pages, configurar e ajustar o lead scoring conforme as taxas de aproveitamento dos leads pela equipe comercial.

É por essas e outras que o inbound marketing não é para toda e qualquer imobiliária.

É preciso entender o seu momento e, conforme for, começar devagar com as expectativas corretas.

Apesar de todas as dificuldades, quando bem realizado, com cronograma e expectativas corretas, os resultados são incríveis.

Nosso cliente ELO8 imóveis cresceu mais 200% após implementar a estratégia de inbound marketing e investir, durante 1 ano, em SEO e inbound marketing.

Elo8 case

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Avalise de onde estão vindo os leads da sua imobiliária.

Quais os canais geram mais leads qualificados (MQL)

Quais canais geral mais leads qualificados de venda.

Qual a taxa de conversão de leads em visitas.

Qual a taxa de conversão de leads em propostas.

Mensurando isso, e poucas fazem, você terá uma precisão incrível de onde concentrar seus esforços.


Marketing Digital Imobiliário

Após apresentar uma visão geral sobre os serviços de inbound marketing para o mercado imobiliário, é fundamental analisar como trabalhá-las dentro da estratégia geral da imobiliária.

Vamos analisar o período "pré-digital".

As características eram: a imobiliária possui as informações sobre os imóveis e conhecimento sobre todo o processo de compra, para acessá-las, o cliente precisa recorrer à imobiliária.

É a época do plantão de vendas e dos classificados.

As fronteiras do marketing e vendas eram bem-definidas.

antiga jornada de compras do mercado imobiliário

Hoje, o conhecimento está com o cliente.

Ele está empoderado.

Excesso de informações sobre todos os pontos envolvendo o processo de compras estão disponíveis na palma da sua mão.

O corretor está sendo desafiado, cada vez mais, pela "profissionalização deste cliente".

 Outro ponto importante, as fronteiras entre o marketing e vendas jã não é tão claro.

A culpa pela falta de vendas é da qualidade do lead ou a ineficiência da equipe comercial: este é a grande pergunta que as imobiliárias se fazem quando o resultado não vem.

jornada de compras do mercado imobiliário na era digital

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Como você pode ver, as possibilidades neste segmento são diversas.

Mas tudo que comentamos aqui é apenas a superfície do que as estratégias e ferramentas em marketing digital podem oferecer.

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