Orçamento de marketing digital

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 18/06/2020 | Atualizado em 04/07/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 12 minutos

Quem vive sem internet hoje? Ela já é um elemento indispensável na vida da maioria de nós.

Para se ter ideia, um estudo divulgado pelo Cuponation no começo de 2021 mapeou os hábitos dos brasileiros e revelou que, ao longo do ano passado, investimos, em média, 5 horas por dia em sites e programas de interação com outras pessoas.

A realidade é esta mesmo: horas são gastas navegando, vendo vídeos, acessando sites e comprando online.

Grande parte das empresas já identificaram essa corrente e investem há anos em estratégias de marketing digital.

E a sua, como está neste quesito? Siga a leitura e entenda melhor a necessidade de estar mais on do que nunca!

Conteúdo deste artigo:

Sua marca está conectada?
O que considerar antes de solicitar um orçamento de marketing digital?
Como definir objetivos no marketing digital?
O que já foi feito até agora?
Mas onde entra o ROI? A propósito, você sabe o que é isso?
Um exemplo para entender ROI na prática
Quais as tendências atuais para marketing digital? E o que vem por aí?
1. Mobile SEO
2. Lives e cada vez mais stories nas redes sociais
3. Conteúdos em vídeo

Sua marca está conectada?

No mercado atual, é muito difícil uma empresa conseguir ter sucesso se tiver uma presença online nula.

As pessoas utilizam a internet como forma de conhecer produtos e serviços e encontrar organizações que supram suas necessidades.

O marketing digital é a forma de um negócio conseguir ser encontrado e visto nesse meio, chamando a atenção do público.

Quando se decide investir, uma das principais dúvidas que surge é em relação ao orçamento de marketing digital.

E aí vêm as dúvidas:

- Quanto será necessário gastar?
- Vou ter que desembolsar muito ou pouco dinheiro?
- Como eu fecho os custos da minha estratégia?

Alexandre Fattori, da Altgrupo, é enfático: “O marketing digital se destaca como uma estratégia de divulgação de baixo custo, principalmente se comparado com o marketing offline”.

E aí, como ficar fora disso?

Mídias tradicionais, como TV’s, jornais, revistas e outros meios offline demandam um investimento muito alto e que muitas vezes não é bem direcionado.

Em contrapartida, o online foca em custos menores e uma melhor segmentação de público, o que garante um retorno melhor.

Ainda assim, diversos cuidados são necessários na definição do orçamento.

Se as estratégias de marketing digital não forem bem planejadas, sua empresa pode acabar gastando muito ou não gastando o suficiente para ter bons resultados.

O que considerar antes de solicitar um orçamento de marketing digital?

Se você precisa de ajuda para montar seu orçamento de marketing digital, vamos lhe apresentar algumas dicas para isso.

O primeiro passo é, sem dúvidas, definir e analisar objetivos. Isso porque as estratégias devem ter metas claras, isto é, você deve saber onde quer chegar para então definir quais atividades executar para tal.

Essa é uma máxima extremamente importante no marketing digital também.

As ações que você vai realizar devem ser definidas a partir das metas que sua empresa possui.

Da mesma forma, o valor disponibilizado para a concretização das estratégias deve ser suficiente para colocar as ações em prática.

Ou, se for o caso, a meta deve ser determinada a partir do limite de orçamento estipulado.

Como definir objetivos no marketing digital?

Para definir objetivos, é preciso pensar a médio e longo prazos. As metas geralmente devem ser focadas em:

Fortalecimento da marca, a fim de se gerar mais visibilidade, acessos online e evidência aos produtos;

Conversão, gerando mais vendas na internet e captando leads (cadastros).

Independentemente dos objetivos, saiba que eles vão interferir de forma direta nas ações que serão necessárias.

Será preciso montar estratégias com alternativas que ajudarão a alcançar as metas. Estas táticas podem envolver SEO, redes sociais, inbound marketing, e-mail marketing, e mais.

Tenha sempre em mente que a verba disponibilizada afeta os resultados obtidos. Infelizmente, é difícil alcançar objetivos muito ambiciosos com um orçamento pequeno.

Sua empresa deve avaliar as necessidades e os gastos com outras áreas para verificar o quanto é importante aumentar ou diminuir no âmbito do marketing digital.

O que já foi feito até agora?

Qual é o histórico da sua marca em termos de marketing digital? Esta informação é muito útil para determinar o orçamento das ações que virão no futuro.

Por isso, observe que ações de marketing a empresa já realizou e que resultados elas geraram.

Talvez você já tenha experiência com redes sociais, e-mail marketing ou marketing de conteúdo, por exemplo. Assim fica mais fácil analisar o que será necessário fazer para suas próximas estratégias.

Aliás, se o que já foi utilizado não deu certo, vale então o investimento em novas ideias. Leve em conta, claro, as condições em que foram realizadas as estratégias anteriores.

Verifique se houve um bom planejamento, intervenção de especialistas – como uma agência a exemplo da Altgrupo, quais foram as oportunidades que surgiram com o tempo, etc.

Tudo isso influencia nos resultados. E mais: a contratação de uma boa agência digital otimiza os resultados a ponto de fazer inclusive com que você possa gastar menos. Não é uma notícia excelente?

Mas onde entra o ROI? A propósito, você sabe o que é isso?

ROI é a sigla para retorno sobre investimento (return on investment). Trata-se de uma taxa que permite verificar o retorno obtido pela marca a partir de um investimento – seja ele positivo ou negativo. 

Analisar o ROI é essencial, porque é o indicador que analisa valor investido com resultado obtido. É útil inclusive para o estabelecimento de um orçamento futuro.

Um exemplo: se suas metas forem relacionadas à venda, você pode ver o quanto foi gasto para gerar novos clientes e quantas compras foram feitas a partir disso. Assim é possível determinar o custo de cada venda.

Também se pode fazer esta conta para outros tipos de objetivos: para verificar quanto gastou para gerar cada visita no site ou no blog, gerar cada lead, conseguir cada curtida ou comentário no Facebook.

Estes parâmetros servem como base para definir o orçamento de marketing digital da sua empresa. A partir de todos estes cálculos, basta cruzar as informações para determinar o valor que precisa ser destinado às ações futuras.

Assim, resumidamente, o ROI é calculado com base nos valores de investimento e lucro, a partir da seguinte fórmula: ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Um exemplo para entender ROI na prática

Suponha que em 6 meses uma empresa tenha conseguido gerar 30 mil visitas no site a partir de ações de marketing digital diversas, como marketing de conteúdo, SEO e nutrição de leads.

A partir dessas visitas, foram efetuadas, ao todo, 8 mil vendas do produto que ela vende. Esse produto é vendido por R$ 25, com uma margem de lucro de 40%. Ou seja, o ganho total foi de R$ 200 mil, com um lucro de R$ 80 mil.

Para isso, ela gastou cerca de R$ 3.500 mensais, totalizando R$ 21 mil. Analisando esse cenário, podemos ver que foram gastos R$ 0,70 centavos por visita gerada. E qual foi o ROI obtido, afinal?

A partir da fórmula de cálculo, podemos verificar que o ROI obtido foi de 2,8 ou 280%.

Essa conta pode ser utilizada para determinar o quanto será necessário gastar para alcançar um objetivo a partir das ações que já foram realizadas.

É claro que nessa análise outros fatores externos deverão ser levados em conta, pois o mercado está sempre mudando. Porém, fazer essa observação pode ser bastante útil na hora de determinar um orçamento.

Quais as tendências atuais para marketing digital? E o que vem por aí?

Ficar de olho nas tendências de marketing digital é muito importante, mesmo porque o que as atualizações ocorrem todos os dias.

Sempre que você está atento às novidades das plataformas, será possível constantemente atualizar eventuais objetivos e estratégias.

Tudo o que for novo e útil para o seu público e realidade pode entrar no seu plano de ação de marketing digital.

A seguir, apresentamos a você três boas estratégias que estão em evidência neste momento.

Mobile SEO

Há um bom tempo, o SEO segue com grande destaque dentro do marketing digital. É notório: dificilmente você terá bons resultados com o seu site se não investir nisso.

Porém, dentro desse universo, uma das correntes que vem ganhando força nos últimos anos é o Mobile SEO.

O SEO diz respeito à otimização de sites para dispositivos móveis.

O próprio Google e outros buscadores online já valorizam bastante páginas que estejam otimizadas para o mobile. Sites ineficientes para esses aparelhos podem inclusive ser penalizados nos resultados de busca.

O número de acesso a partir de dispositivos móveis também vem aumentando bastante.

A quantidade de pessoas que possui celulares e tablets é crescente e elas utilizam esses aparelhos para navegar na internet, muitas vezes, até mais do que computadores.

Sua empresa pode se beneficiar dessa tendência seja para conseguir um número maior de visitas no site ou até para conquistar mais compras feitas a partir de celulares, por exemplo.

É importante principalmente ter um site com layout responsivo e organizar campanhas online focadas no mobile.

Lives e cada vez mais stories nas redes sociais

O compartilhamento de histórias ao vivo e rápidas está cada vez mais popular entre os usuários.

O Instagram Stories é um grande exemplo disto, assim como as lives no Facebook e no YouTube – muito popularizadas no contexto da pandemia.

Você já deve ter percebido que as lives caíram no gosto do público e chamam agora a atenção das marcas.

Também por conta das mudanças mundiais a partir da pandemia, fomos obrigados a nos posicionar diante de nossos computadores para eventos e reuniões. Muitas empresas, inclusive, abandonaram seus espaços físicos.

As lives e os webinars são tendências que vieram para ficar.

O alcance de um evento online, em comparação a um presencial, é infinitamente maior.

E as marcas já estão atentas a isso.

O uso de plataformas que possibilitem boas transmissões será cada vez mais recorrente.

É possível criar anúncios ou outras formas de divulgação que podem fazer parte dos stories ou lives para tornar sua empresa mais conhecida. Com isso, você poderá se comunicar de uma forma muito mais direta e natural com seu público.

Conteúdos em vídeo

Os vídeos vieram para ficar. Estamos, sim, na era do “boom” dos vídeos.

Os acessos que este tipo de conteúdo garante é extraordinário e segue crescendo.

Prova disso é que o YouTube é o segundo maior mecanismo utilizado em pesquisas, apenas atrás do buscador do Google.

Com mais de 2 bilhões de acessos mensais, o site é o grande protagonista da era dos vídeos.

Isto só comprova que as pessoas estão consumindo mais vídeos e usando-os como forma de encontrar respostas.

Se você já utiliza Marketing de Conteúdo, uma boa ideia é incluir os vídeos como um dos formatos de materiais que você produz.

Eles vão proporcionar um conteúdo mais denso e mais facilmente consumido, o que atrai bastante o usuário.

Outra forma de se aproveitar dessa tendência é utilizando os anúncios em vídeo.

Assim eles vão aparecer para pessoas que estão consumindo conteúdo em plataformas como o YouTube.

Também é possível utilizar estratégias de merchandising e o patrocínio de influencers online – os youtubers.

Com isso você pode divulgar seu produto e serviço dentro de vídeos de pessoas que já possuem um público grande e fiel.

Recentemente, publicamos um artigo no Baguete sobre o futuro do marketing digital, no qual apontamos mais tendências.

Clique aqui para conferir na íntegra.

Conclusão

Um dos erros mais comuns que as empresas realizam é planejar mal ou não planejar de forma alguma.

Embora um planejamento não seja uma garantia de sucesso e resultados, evite dar um “chute no escuro”.

Esta pode ser a receita para o desastre.

Faz parte de uma estratégia de marketing bem feita um plano de marketing contendo:

Forecasting de resultados
Orçamentação
Cronograma das ações
Revisão trimestral de resultados

O orçamento é um dos elementos mais importantes na definição de uma estratégia de marketing digital. Ele pode limitá-la ou fazer com que ela cresça.

Verificar o que já foi feito pela empresa ou buscar outras referências é uma tarefa que vai ajudar bastante a analisar o quanto será necessário gastar para alcançar um determinado objetivo.

Você deve planejar gastar um valor que possibilite que as metas desejadas sejam alcançadas.

Tentar economizar demais quando se tem objetivos muito ambiciosos pode ser bastante prejudicial para a estratégia.

Buscar conhecer tendências e ações diferentes que ainda não foram testadas também vai ajudar a otimizar seus resultados.

É muito válido testar novas alternativas, pois isso pode acabar fazendo com que sua empresa alcance metas talvez até mais facilmente do que faria com as ações convencionais.

Tenha bastante atenção aos pontos que apresentamos ao definir seu orçamento de marketing digital.

Com um plano bem organizado, os benefícios que sua empresa vai alcançar com as ações realizadas serão ainda maiores.

Se necessário, também leve em conta a contratação de uma agência de marketing digital especializada.

Ela poderá ser de grande ajuda para montar um orçamento mais fiel e até mesmo para alcançar metas de uma forma mais satisfatória.

Se você deseja saber mais sobre marketing digital, não deixe de visitar nosso blog.

O orçamento é apenas um dos elementos essenciais no alcance de bons resultados.

Sobre a Altgrupo

Quando uma empresa tem comunicação online ineficaz, ela pode estar perdendo dinheiro.

É neste ponto que entra nosso trabalho. A Altgrupo é Google Partner. Somos viciados em resultados.

Atuamos todos os dias para aprimorar a presença digital de clientes dos mais variados segmentos.

Contamos com uma equipe altamente preparada e à espera do seu briefing.


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