Se você quer ampliar o seu time de vendas ou aprimorar o conhecimento, vale a pena apostar na leitura. Por isso, a gente selecionou os melhores livros sobre vendas, tanto nacionais, quanto internacionais, para te ajudar.
Afinal, um conteúdo escrito por um especialista em vendas vai oferecer todos os benefícios da experiência pessoal dele, sem afetar sua eficácia.
E os títulos foram escolhidos com base em temas como metodologia e táticas de vendas, psicologia comportamental, gestão de negócios, mentalidade empreendedora e de vendas.
Leia até o final e encontre a opção que mais combina com a sua necessidade!
1. Vender é humano, de Daniel Pink
O Bureau of Labor Statistics relata que um em cada nove americanos trabalha com vendas, mas o autor Daniel Pink acredita que os outros oito também trabalham.
De uma forma ou de outra, estamos todos em vendas. Esse livro oferece uma visão do século 21 sobre a arte e a ciência da venda.
Assim, com sua confiança usual em ciências sociais, pesquisas e histórias, o autor transformará a maneira como você vende: no trabalho, em casa ou na escola.
Pink oferece novos insights, porém práticos, sobre as vendas modernas, incluindo como motivar outras pessoas, tornar sua mensagem clara e persuasiva, além de como obter referências.
Não, este não é outro livro sobre vendas. Eu li muitos deles, escrevi alguns deles e posso lhe dizer: este livro está sozinho em uma categoria especial.
2. Alcançando Excelência em Vendas - Spin Selling, de Neil Rackham
Baseado em 12 anos e $1 milhão de pesquisas exaustivas, o SPIN Selling é uma leitura essencial para vendedores e gerentes de vendas.
E a nossa Head de Vendarketing, Tainah Escocard, já fez uma resenha sobre ele.
Para saber mais, leia o artigo: tudo que você precisa saber sobre o Método SPIN para melhorar sua força de vendas.
Em outras palavras, o autor resume toda a pesquisa na estratégia S.P.I.N - Situação, Problema, Implicação e Need-payoff (necessidade), que vai te ajudar a identificar e solucionar seus problemas.
Se você adora vendas, leia este livro e descubra como melhorar sua técnica.
A pesquisa por trás deste livro é exaustiva, e a técnica é tão orgânica que você pode descobrir que já está usando ela.
Nesse caso, você poderá melhorar suas habilidades.
3. Prospecção Fanática: o guia definitivo para iniciar vendas e encher o funil, aproveitando ao máximo as redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias, de Jeb Blount
Se você é um vendedor que deseja atingir seus números e se tornar um líder de vendas, não pode negligenciar seu pipeline.
Em Prospecção Fanática, Jeb Blount (um dos 30 maiores influenciadores de vendas sociais do mundo, de acordo com a Forbes) descreve como deixar de prospectar leva a um pipeline vazio, resultando em uma carreira de vendas fracassada.
Assim, ele vai ensinar os principais segredos de prospecção, como a regra dos 30 dias, a lei da familiaridade e a estrutura de prospecção de e-mail de 4 etapas.
A prospecção bem-sucedida incorpora vários toques em vários canais.
Pegue este livro para aprender como enviar mensagens de texto, enviar e-mail, ligar e envolver os compradores socialmente.
Jeb ensina como priorizar seus clientes em potencial e alavancar as vendas sociais, em seus esforços gerais de prospecção.
Se você está pensando em uma carreira de vendas ou deseja iniciar o que está fazendo em seu trabalho atual, então esse livro é para você!
4. Os Segredos da Arte de Vender, de Zig Ziglar
De um dos melhores vendedores de todos os tempos, surgiu um dos livros mais vendidos da história.
Os segredos de Zig Ziglar é um dos textos fundamentais sobre como ser um vendedor de sucesso.
O autor reúne diversos métodos testados da vida real, incluindo técnicas de fechamento, perguntas de sondagem e dicas profissionais de outros vendedores de sucesso.
Todo profissional de negócios também é um profissional de vendas, e todo profissional de vendas deve ler este livro.
O livro inclui mais de 100 maneiras diferentes de fechar negócios, dependendo da situação, e 700 perguntas instigantes para usar com clientes em potencial.
O Ziglar ensina, desde o início, que não existe espaço para o sucesso na carreira de um vendedor, se ele está indo pelo caminho rápido, em seguida, fechando a porta atrás de si.
5. Venda desafiadora: Assumindo o controle da conversa do cliente, de Matthew Dixon e Brent Adamson
Um Challenger é um perfil distinto de representante de vendas, que apresenta alto desempenho com muita consistência. E
m Venda desafiadora, os autores analisaram um estudo com vários representantes de vendas e descobriram que a construção de um relacionamento clássico pode ser prejudicial ao processo geral de vendas.
Eles também apresentaram uma metodologia para transformar os representantes de vendas médios nesses Challengers de alto desempenho.
O modelo de vendas em questão é uma metodologia de vendas que incentiva os representantes a seguir certos vendedores de alto desempenho, ao executar seus processos de vendas.
Isso significa ensinar os clientes em potencial sobre suas situações, adaptar sua comunicação para atendê-los e assumir o controle de uma venda.
6. Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões, de Roger Fisher e William Ury
Com base no trabalho e nas descobertas do Projeto de Negociação de Harvard, o livro apresenta uma estratégia comprovada para obter acordos mutuamente aceitáveis e em que todos ganham nas negociações.
Desde seu lançamento original há quase 40 anos, mais de 1 milhão de pessoas se beneficiaram com os conselhos de negociação práticos de Fisher e Ury, que podem ser usados tanto em negócios, quanto em ambientes pessoais.
Este é um daqueles livros que, ao relê-lo de vez em quando, você descobrirá cada vez mais de sua grandeza prática.
É um dos melhores livros sobre negociação que já encontramos!
7. O Livro Vermelho de Vendas, de Jeffrey Gitomer
Por aqui, temos uma leitura que se concentra na preparação, motivação e foco do vendedor, além de fornecer bons conselhos para sair do seu próprio caminho e alcançar o sucesso nas vendas.
Gitomer descreve as estratégias e respostas de uma vida inteira de vendas.
Esse livro é curto, doce e direto ao ponto. Os leitores aprenderão a se concentrar em por que as pessoas compram e por que isso é importante para o processo de vendas.
Com ilustrações e frases de efeito divertidas em cada capítulo, é fácil retornar ao livro para obter dicas úteis específicas quando você mais precisa delas.
Ele é um livro excelente que relata o tema de vendas, corretamente. Nós recomendamos ele, para qualquer pessoa que esteja envolvida em vendas e queira expandir suas técnicas para fechar mais negócios.
8. Cracking the Sales Management Code: The Secrets to Measuring and Managing Sales Performance, de Jason Jordan e Michelle Vazzana
Um título essencial para se ter na estante de qualquer escritório de gerente de vendas ou diretor de vendas.
Ele representa a análise mais abrangente de como rastrear, avaliar, definir metas e motivar a força de vendas moderna, atualmente.
Jordan e Vazzana escreveram uma das poucas verdadeiras jóias dedicadas, inteiramente, ao tópico de gerenciamento de vendas.
Jordan mergulha nas atividades críticas e métricas que os gerentes de vendas devem implementar e monitorar, para conduzir suas equipes ao sucesso.
9. New Sales. Simplified: The Essential Handbook for Prospecting and New Business Development, de Mike Weinberg
O bom senso nos diz que a força vital de qualquer empresa é sua capacidade de atrair e fechar novas contas.
Portanto, esse livro oferece uma abordagem estruturada para atrair e obter novos negócios.
Desde a identificação de clientes potenciais e construção de relacionamento até dicas sobre como ter diálogos produtivos e estabelecer confiança, esse livro está repleto de truques e técnicas para gerar novas vendas.
Procurando um guia completo para gerar novos negócios? Não procure mais.
Aqui, o autor apresenta uma fórmula comprovada para encontrar os clientes em potencial, desenvolver o relacionamento e chegar em um acordo mutuamente benéfico.
Outros pontos de destaque são as histórias, o tom irreverente e a honestidade desse livro, pois ele realmente simplifica o que você precisa fazer para conseguir novos clientes.
10. The Psychology of Selling: Increase Your Sales Faster and Easier Than You Ever Thought Possible, de Brian Tracy
Brian Tracy tem o treinamento e desenvolvimento de vendas em suas veias!
Regularmente, ele participa de palestras com milhares de pessoas e já escreveu mais de 45 livros.
Esse livro vai te ajudar a entrar na cabeça de seus clientes em potencial e também aborda o impacto psicológico que as vendas podem ter sobre o próprio vendedor (autoestima, medo do fracasso e da rejeição).
O autor motiva os leitores para alcançarem um nível mais alto no sucesso de vendas.
Aprenda a aproveitar os princípios psicológicos no processo de vendas e, ao mesmo tempo, obter uma dose de motivação pessoal.
A psicologia da venda é um retorno excelente, prático e fácil de ler, para os vendedores que são novatos e experientes.
Mais do que bom senso, ele também serve como um plano de instrução, ou roteiro para estabelecer, construir, crescer e manter uma carreira de vendas de sucesso.
Espero que tenha gostado deste post, se quiser saber mais sobre o assunto, sugiro que leia o nosso artigo sobre 7 lições do livro Hipercrescimento para a sua empresa!