Que o brasileiro é viciado em internet, todos nós já sabemos.
Agora, o que pouca gente já se deu conta é de como que esse vício tem mudado a forma com que fazemos as nossas compras.
Só para se ter uma ideia,segundo algumas estimativas, só em 2014 mais de 32 milhões de pessoas fizeram alguma compra de serviço ou produto através da rede.
Uma quantidade de gente suficiente para fazer movimentar mais de 40 bilhões de reaisno mercado.
No entanto, vale lembrar, que para sua empresa aproveitar duma fatia desses números ela não precisa ter só um site de vendas.
É necessário ter um bom site de vendas! Quer saber como fazer isso? Então confira a lista com 6 dicas bastante úteis que separei para você!
Ter uma boa usabilidade
Muitos empresários, quando pensam em colocar sua primeira loja virtual no ar, já miram logo no design das páginas, no visual delas.
No entanto, antes de apresentar um bom layout — e vamos falar disso daqui a pouco — é necessário que seu site tenha uma boa usabilidade. “Usabilidade? O que é isso?”
Eu explico: usabilidade diz respeito à facilidade com que o usuário navega no seu site. Algo que, se não for bem pensado, pode fazer com que uma pessoa se perca no caminho e acabe indo para um concorrente.
No quesito usabilidade, está incluindo também a velocidade do carregamento das páginas.
Carregar rapidamente
Menos de 2 segundos: esse é o tempo médio que os usuários esperam para que a página do seu site carregue antes de desistir dali e ir para outro endereço.
Portanto, se não quiser perder vendas on-line, nada de investir em servidores olhando o preço da hospedagem. Pense na qualidade!
Design que gere confiança
Muita gente se esquece de que o design nada mais é que uma extensão da identidade visual da sua empresa. Ou, em outras palavras, o design é o que passa a imagem da sua marca na internet.
O design é um elemento estético subjetivo extremamente importante. Se o design da sua loja virtual não transmitir uma boa impressão, isso, com certeza, irá refletir na percepção que os seus clientes em potencial têm do seu produto e da sua empresa.
Sem dúvidas você vai perder vendas. De olho nisso, capriche no layout de suas páginas e, novamente, invista em uma agência com bom portifólio.
Se eles conseguiram criar lojas virtuais bonitas e funcionais para os outros, pode ter certeza que irão desenvolver com a mesma qualidade para você. Pense sempre na qualidade do trabalho!
Segurança garantida
Já que o assunto é segurança, não posso deixar de falar da segurança que o seu sistema de compras passa para o usuário.
Por isso, procure obter os melhores certificados de segurança da web, com empresas confiáveis, e deixe bem claro todos eles no seu site.
Dessa forma, seu cliente terá mais confiança em fazer transações comerciais por ali e isso, como você sabe, aumentará e muito as suas vendas!
Poucas etapas para a compra
De acordo com um relatório da WebHostingBuzz, 86% dos usuários acabam desistindo de fazer uma compra quando o site de vendas não oferece algum tipo de social login — aquele login onde o usuário loga através de acesso de redes sociais como Facebook ou Twitter.
Invista nessa funcionalidade se quiser atrair mais público!
Investimento em ROPO
Quer vender on-line mas também conta com uma loja física? Ótimo!
Segundo uma pesquisa do próprio Google, empresas que apostam no efeito ROPO — “research online, purchase offline”, que em português significa algo como “procura on-line, compra off-line” — costumam lucrar 1 real nas lojas físicas para cada 1 real lucrado na loja virtual.
Basta que seu site dê cupons de desconto para compras off-line ou indique a retirada de uma mercadoria por lá!
Ah, e se você quiser saber outras dicas de como conciliar loja virtual com loja física, basta conferir o post que fizemos falando sobre sesse tema.
Viu só? Não existem muitos segredos para lucrar com seu site de vendas na web.
Basta seguir essas dicas e, claro, colocá-las o quanto antes em prática por ai.