Otimizar um site é muito mais do que a implementação de estratégias necessárias a um bom ranqueado no Google e demais sites de busca.
O objetivo final com a otimização do site não é apenas colocar o seu site no topo dos buscadores, essa é somente a forma pela qual iremos atingir o objetivo, que é conquistar o maior número de conversões possíveis em nosso site.
Essa interpretação faz toda a diferença pois muitas vezes se desenvolve um site pensando em robôs, rastreamento, posições (...) e se esquece que será uma pessoa, de carne e osso, com diferentes objetivos e tolerâncias a frustrações que estará ali na frente do computador para realizar uma ação.
Dessa forma, podemos dizer que otimizar um site, na prática, é ir além do Google.
É criar uma boa experiência ao usuário, independente do objetivo dele; comprar, ler, escrever e etc.
Com isso em mente, temos que nos preocupar com alguns itens para oferecer uma boa experiência. Confira a seguir:
Velocidade do site para otimização:
A velocidade de um site é um requisito muito importante para oferecer uma boa experiência ao usuário, e, consequentemente, fator importante no ranqueamento de um site.
Site rápido melhora a experiência e usabilidade
De modo geral, usuários não aceitam esperar mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página.
A velocidade nos dispositivos móveis
Como você cuida dos seus usuários mobile?
De acordo com a pesquisa feita pela Statista, os smartphones são responsáveis por 70% do tráfego da web.
Além disso, um número cada vez maior tem feito suas compras via esses aparelhos.
E a experiência tem sido um fator negativo.
30% dos usuários que recebtemente compraram online via estes dispositivos afirmaram estar insatisfeitos devido a lentidão dos sites.
Confira agora algumas dicas e cuidados para melhorar a velocidade do seu site:
- Contrate um bom serviço de hospedagem: Um servidor que ofereça estabilidade e boa velocidade de resposta é essencial. Escolha com cuidado!
- GZIP: Essa é uma dica do próprio Google. O conteúdo do site (HTML, CSS e JS) é comprimido e reduzindo em até 50% do volume do site;
- Otimize as imagens: Prefira formatos novos como webp aos tradicionais PNG a JPG ou GIF;
- Elimine arquivos javascript ou CSS não utilizados no seu site;
- Cuide o excesso de plugins e widgets.
Versão mobile para otimização:
A tecnologia muda tudo em questão de meses.
Hoje o seu site pode ser acessado de lugares e plataformas que você nem imagina, como televisões.
E cada vez que um usuário acessa o seu site é uma oportunidade de conversão.
Preste atenção nos locais, dispositivos e ferramentas onde o seu site está sendo acessado e ofereça sempre uma boa experiência.
Confira algumas informações: Segundo o Facebook, o site possui mais de 1 bilhão de usuários ativos acessando de plataformas móveis como tablets e celulares, imagina se eles resolvem clicar numa postagem que vai para o seu site?
Aliás, conferiu a taxa de rejeição do seu site por dispositivo?
Aposto que se você não possui uma versão mobile do seu site as taxas de rejeição estão altas para esses dispositivos.
- 4 de 5 consumidores utilizam seus smartphones para comprar.
- 86% dos usuários utilizam seus smartphones quando estão assistindo TV
- 15% das vendas do varejo foram através de dispositivos móveis.
- A tecnologia mobile vem crescendo mais rápido do que a internet cresceu nos anos 90
- 70% das buscais locais são feitas de dispositivos móveis
- Se um usuário móvel não gostar do seu site, há 40% de chance de ele visitar o site do seu concorrente
- 73% dos dispositivos de busca móveis desencadeiam ação e conversão adicional.
CheckList de SEO
Antes de qualquer coisa você precisa analisar se o seu site possui tudo que é necessário para um bom ranqueado, se não você já começa atrás.
Elementos Html:
Title tag:
- Não maior que 60 – 80 caracteres
- Palavras-chave importantes no começo
- Cada title tag deve ser única
Meta Description Tag:
- Não maior que 155 caracteres
- Cada descrição deve ser única
- Boas descrições afetam a taxa de cliques nos sites de busca
Imagens:
- Nomes de imagens: Cuidado com o nome das suas imagens. Nada de “xvdfd.png”. Coloque suas palavras-chave nos nomes das imagens.
- Alt: Reforce as palavras-chave novamente nesta tag de descrição das imagens.
- Aplique as dimensões de sua imagem, mas cuidado, nada de redimensionar o seu tamanho. As imagens ficam pesadas e comprometem a velocidade do site.
- Associe o conteúdo do site com as imagens para ajudar aos buscadores entenderem o contexto desta.
- Utilize o lazyload, efeito que carrega as imagens no momento em que serão visualizadas no seu site, otimizando, desta forma, o carregamento da página.
Heading:
- h1,h2,h3: O texto nos cabeçalhos tem mais destaque aos mecanismos de busca do que as palavras-chave no conteúdo do site, dessa forma, utilize palavras-chave nos cabeçalhos.
- Utilizar muitos cabeçalhos dilui a importância e o peso destes pela página, por isso, como boa prática, utilize apenas uma vez a tag h1 na página. Em páginas de muito conteúdo, como um blog, utilize os cabeçalhos h2 e h3 como título de parágrafos. Os cabeçalhos h4 e h5 tem o mesmo peso que as palavras de um texto comum.
Domínio
Um ponto importante. Mecanismos de busca favorecem sites que possuem domínios antigos ou domínios com registros assegurados por longos períodos. Domínios antigos ou com longo período de registro denotam um comprometimento com o site, diminuindo as chances dele ser um spam.
Hiperlinks:
Text Link:
- Limite a 150 os links por página
- Use “nofollow” para links pagos e links não confiáveis
- Nos links imagens, a tag alt serve como texto âncora
URL Canônica:
Páginas duplicadas do mesmo conteúdo diluem a autoridade da página. Por exemplo: www.exemplo.com.br e www.exemplo.com.br/index.html. Para evitar:
- Utilize para apontar qual página deve receber a autoridade.
- ê preferência para as páginas www.exemplo.com.br
URL melhores práticas:
- Use palavras-chave descritivas nas URLs
- Utilize os redirecionamentos 301 quando mudar a URL de uma página do seu site. Ela redireciona as pessoas que clicam em links antigos (antes da mudança da URL) para essa nova página e evita os famosos 404 (página não encontrada).
- Procure por duplicação quando utilizar múltiplos parâmetros
- Quando possível, use conteúdo no mesmo subdomínio para preservar autoridade de domínio.
- Evite URL dinâmicas
Google+ Autorship:
- Testes já realizados mostram que postar seu conteúdo e vinculá-lo ao seu perfil do Google+ aumenta a otimização do seu site pois conferem mais credibilidade a ele.
- Para aparecer nos resultados de busca do Google como autor de conteúdo: Link seu conteúdo ao perfil no Google+ Google depois link o seu site na sessão “Colaborador de” do seu perfil Google+
Crie uma estratégia de Palavra-chave
Palavra-chave é uma palavra ou frase que as pessoas utilizam para pesquisar em sites de busca e assim acessar uma informação específica ou um tópico online.
Cada vez mais pessoas estão acessando, clicando, consumindo conteúdo e convertendo através dessas palavras-chave.
Você pode conseguir visibilidade tirando vantagem desse hábito dos usuários através da otimização do seu site para palavras-chave relevantes ao seu negócio.
Apesar de não ser possível avaliar quais são as melhores palavras-chave que poderão trazer o público mais relevante ao seu negócio, você pode testar e analisar o quão eficiente algumas palavras-chave estão sendo em gerar fluxo de visitas e conversões.
A seguir vamos ver como definir as melhores palavras-chave para o seu negócio. Quais são as mais relevantes e que podem maximizar as conversões no seu site.
Pesquisas de palavras-chave são eficientes maneiras de obter insights sobre o seu negócio, e ter acesso a tendências de mercado.
Vamos praticar:
1. Crie uma lista de 3 a 6 palavras-chave mais relevantes ao seu negócio.
Pense como o seu cliente pesquisaria seu serviço/produto. Não utilize o nome da sua marca. Pense de forma genérica, como uma pessoa sem preferências e prévias referências. Imagine quais palavras ou frases eles utilizariam para chegar ao seu negócio.
2. Escolha as palavras-chave avaliando a dificuldade de conquistar boas posições e relevância.
- Não pense em palavras como comuns como “roupas femininas”. Apesar de muito pesquisadas essas palavras-chave possuem uma alta concorrência e, consequentemente, um grande investimento de pesos pesados. Se você é uma PME (pequena ou média empresa), procure termos menos óbvios e lembre-se, quanto mais genérico uma palavra-chave, mais difícil é o seu ranqueamento.
- Uma inspiração para esse processo é a estratégia do oceano azul. Procure termos menos óbvios, saia da caixinha. Há um oceano azul, límpido e sem tubarões para aqueles que ousam pensar diferente e tem coragem de agir.
- Recomendo também o livro A Cauda Longa, de Chris Anderson. Ao invés de utilizar palavras-chave genéricas que empilharão seu site de visitas e poucas conversões (proporcionalmente falando). Pense em palavras-chave menos obvias e mais específicas, que encontrarão um usuário mais adiantado no processo de venda. Apesar do menor fluxo de visitas, você terá um número muito maior de conversões proporcionais. É a estratégia sniper x canhão.
- Definidas as palavras-chave, agora você deve incorporá-las ao seu site. Colocar essas palavras-chave em lugares específicos e estratégicos.
Recomendamos a ferramenta Moz para escolher, avaliar e implementar suas estratégias de keyword.
E relaxe, não estamos recebendo nada por isso :)
SEO e suas particularidades
SEO pode ser dividido em dois:
On-page SEO
É tudo que está ao seu alcance, no seu site, que pode ser modificado e melhorado.
Apesar de responder a apenas 25% no processo de avaliação e ranqueamento dos sites de busca, esta deve ser a etapa inicial de um trabalho de SEO pois melhora rapidamente a otimização do site.
Aqui, resumidamente, a chave é proporcionar uma boa experiência ao seu usuário e conhecer as "regras" de SEO.
Off-page SEO: autoridade de domínio (DA)
Refere-se a autoridade de um domínio (endereço de um site) na web.
A autoridade de um site é um elemento-chave para ganhar posicões mais elevadas nos resultados de busca para os termos mais competitivos.
Ela é uma pontuação de 0 a 100.
Quanto maior esta pontuação de autoridade, maior a autoridade de um domínio.
Mas como aumentar a autoridade de um domínio.
Basicamente, para aumentar a autoridade de um domínio é necessário receber links de outros sites para o seu.
Cada link conta como um ponto, passando um pouco da autoridade deste site para o seu (link juice).
Mas calma, não é qualquer link de qualquer site que passará autoridade, porém um link link de um bom site pode fazer maravilhas.
Mas o que seria um bom link para o Google?
Primeiro, o site que está realizando um link para o seu deve fazer parte do mesmo universo semântico.
Ou seja, se o seu site for um e-commerce de vinhos, um link de uma PETSHOP não vai ajudar muito, concorda?
Entretando, se você receber um link de um grabde portal de conteúdo sobre vinhos, isso será ótimo!
Outro ponto importante a se falar aqui.
Links de anúncios de um site são ignorados pelo Google.
Desta forma, publicar um banner em um site com um link para o seu site não aumentará a sua autoridade de domínio.
Como você imagina, reputação não é algo que se constrói da noite para o dia, e não se compra também, como muitos já tentaram fazer.
Porém, uma estratégia bem feita de link building poderá ajudar você.
Tenha um Blog
Um site com um blog aumenta consideravelmente as chances de ser encontrado.
Sem um blog, um site fica bem menos interessante para os usuários e para os sites de busca.
A seguir, confira 3 dicas para tornar seu blog mais persuasivo e eficiente na conquista de clientes, conversões e audiência.
Título de artigos
Crie títulos inteligentes e instigantes, desperte a curiosidade dos usuários e, claro, coloque palavras-chave para os robôs de busca.
Texto bem redigido para SEO
Cuide para que o seu texto esteja bem escrito e formatado.
Assim você torna o seu conteúdo mais fácil de ser compreendido.
Cuidado com os erros gramaticais, eles são fatores de ranqueamento (avise-me se notar algum aqui, ok?)
Conteúdo Multimídia
Adicionar conteúdo multimídia torna um texto mais divertido e fácil de ser lido.
Algumas pesquisas afirmam que textos com vídeos possuem 30% mais conversão do que aqueles sem.
Links internos
Adicione links para facilitar os leitores a navegarem profundamente em um assunto.
Seus links devem apontar para sites de terceiros ou, melhor ainda, para postagens antigas do seu próprio site.
Call-to-Action
Todo conteúdo de blog deveria ter um chamado a ação (call-to-action) para gerar leads. Você pode ver como criar chamados a ação interessantes.
Essas foram as dicas para você implementar e cuidar no seu site.
SEO é trabalho que envolve técnica, estratégia, persistência e consistência.
Para mais detalhes, navegue por nosso conteúdo.