A sinergia entre o marketing digital e a tecnologia produz uma série de ferramentas que auxiliam os profissionais da área a executarem melhor as suas tarefas.
Se você é produtor de conteúdo, planeja e executa campanhas de links patrocinados ou está buscando mais visualizações e volume de tráfego para seu site ou blog, continue lendo esse post.
Você vai entender melhor sobre a importância das ferramentas de palavras-chave e ainda vai receber uma lista com alguns dos principais planejadores utilizados.
Dessa forma, você terá mais conhecimento e confiança na hora de executar suas atividades.
Nesse sentido, uma das soluções mais úteis são as ferramentas de palavra-chave.
Afinal, a pesquisa pelos termos ideais para utilizar em suas campanhas de links patrocinados, de SEO ou de conteúdos para sites ou blogs é fundamental, pois permitem que você invista seus esforços em criação de conteúdo de qualidade da melhor forma possível.
Qual a função das ferramentas de palavras-chave?
Essas ferramentas de palavras-chave servem, basicamente, para identificar oportunidades de palavras-chave.
Para isso, eles analisam a concorrência e a relevância dessas palavras, sugerem termos relacionados e espionam as keywords utilizadas pelos sites concorrentes.
No geral, essas ferramentas baseiam-se em dados para entender como os usuários pesquisam pelas soluções para os seus problemas.
Vamos entender na prática como funciona essas ferramentas?
Vamos lá!
Google Keyword Planner ou Planejador de Palavra-Chave do Google
Essa ferramenta de pesquisa de palavra-chave é uma favorita há muitos anos.
Ela é fornecida gratuitamente pelo Google e seu uso é obrigatório para qualquer profissional de SEO e marketing de digital.
O planejador de palavras-chave do Google é uma excelente opção na hora de começar a planejar as suas campanhas de publicidade no Google Ads, mas também pode ser o seu melhor aliado na medida em que você cresce e produz mais conteúdos para a internet.
É fácil ver o principal benefício dessa ferramenta: você poderá puxar informações diretamente do Google, que provavelmente será o mecanismo de busca para o qual você vai otimizar seu site e também suas campanhas.
O primeiro passo é muito simples: basta escolher uma das opções e digitar sua palavra chave para começar o planejamento.
A partir daí, tudo de que você precisa aparece de uma forma clara e concisa.
Além dos termos da sua pesquisa, você verá muitas outras ideias.
Algumas vão funcionar, algumas não.
É importante sempre pensar no seu objetivo de marketing e na sua persona.
De qualquer forma, preste atenção a todas as palavras-chave.
Você pode encontrar ótimas oportunidades e novas ideias a partir das sugestões apresentadas.
Além da lista de palavras-chave, você vai ver:
- Média mensal de buscas
- Concorrência
- Lance sugerido (caso você esteja usando o AdWords
Pontos negativos
Apesar de ser do Google, ser gratuito e possuir diversas funções úteis, esse planejador também conta com algumas desvantagens.
Uma delas é a falta de especificidade no volume médio de pesquisas: nesse dado, a plataforma exibe apenas uma faixa relativa de acessos, como de 1 mil – 10 mil, 100 mil – 1 mi etc.
Outra é que ainda não é possível analisar os dados dos concorrentes devido à falta de exposição das informações de outros competidores.
Ubersuggest
O Ubersuggest fornece palavras-chave que não estão disponíveis pelo Planejador de Palavras-Chave do Google.
Com isso em mente, é importante que você faça pesquisas no Ubersuggest após verificar suas palavras-chave no Google Keyword Planner.
É muito fácil de usar: insira sua palavra-chave e clique em “buscar.”
Isso gera uma lista de palavras-chave longa o suficiente para te manter ocupado por algum tempo.
Além de uma visão geral sobre os dados da palavra-chave, você pode utilizar o menu lateral para navegar por outras funções.
Por exemplo, consiga sugestões de palavras-chave relacionadas na parte de Ideias de Palavra-chave, analise o domínio dos seus concorrentes no Analisador, ou veja dados dos sites que ranqueiam para uma palavra-chave com Análise da SERP.
Com essa abordagem organizada, você tem mais chances de examinar cada palavra-chave, sem deixar passar nada que possa ser útil para o seu site.
Além disso, a ferramenta está recebendo constantemente novas funções, e possui diversas novas funcionalidades que poderão ajudar com seu SEO no geral.
SEMRush
Uma ferramenta mais completa do que a do Google é o SEMrush.
A plataforma é um sucesso e está entre as preferidas por muitos profissionais do marketing.
Mas qual o motivo?
Ela possui as principais funções e informações do Keyword Planner, como indicar o volume de buscas (aqui, essa informação vem em números absolutos), termos relacionados de pesquisa e o CPC médio das palavras-chave.
Pontos positivos
O SEMRush mostra a competitividade dos termos buscados por meio de um sistema de pontuação, exibe uma tendência de pesquisas para as palavras-chave em questão (função do Google Trends) e indica as páginas e domínios que melhor estão ranqueando organicamente para os termos pesquisados.
Outra funcionalidade incrível do SEMrush é o seu campo de busca para analisar os concorrentes.
Para fazer isso, basta colocar os domínios que você quer avaliar para verificar, por exemplo, as palavras-chave que melhor ranqueiam os sites desses competidores e os backlinks dessas páginas.
Pontos negativos
Já conhece aquela história de que nada bom é de graça?
Pois então, esse é o grande problema do SEMRush.
Embora ele possua uma versão gratuita, ela é bastante limitada pois só permite que o usuário faça uma quantidade máxima de pesquisas diárias e um número limitado de palavras-chave relacionadas exibidas.
A versão premium também não tem um preço muito barato (a partir de $99 por mês), mas quem paga também tem um arsenal de informações à disposição.
Soovle
Aposto que você já utilizou a função de autocompletar do Google para gerar palavras-chave ou sugestões de títulos para posts de blog, não é?
Se você já usou esse truque no passado, vai adorar o que o Soovle tem a oferecer.
Basicamente, essa ferramenta de pesquisa de palavra-chave gratuita fornece sugestões de autocompletar de uma variedade de origens, não só do Google.
Além de você poder usar a ferramenta para ver as sugestões do Google, existem muitas outras fontes, incluindo Yahoo, Bing, YouTube, Wikipedia e Amazon.
O primeiro passo que você precisa fazer é selecionar a fonte.
O Google é a opção padrão, mas você pode alterar, clicando em uma das muitos outros ícones abaixo da caixa de pesquisa.
Os resultados de pesquisa não são os mais avançados, mas você provavelmente vai encontrar algumas sugestões e ideias que podem fazer sentido para suas campanhas.
Uma busca por “marketing digital”, por exemplo, mostra as seguintes sugestões do Google:
Os resultados sofrem alteração conforme você vai mudando a fonte.
A melhor forma de usar o Soovle é experimentar uma variedade de palavras-chave, prestando atenção aos resultados de cada fonte.
Usar o Soovle é fácil: basta inserir uma palavra-chave e examinar os resultados.
A ferramenta é simples, eficiente e vai te dar várias ideias de palavras-chave.
Moz Keyword Explorer
O Keyword Explorer é uma das extensões de ferramentas gratuitas da Moz para SEO.
Ela tem características similares com as outras opções já apresentadas aqui no texto, especialmente do SEMrush.
São funções muito parecidas, como a indicação de termos relacionados, dados de concorrência e volume de buscas e pontuação de dificuldade para pesquisas orgânicas para as palavras-chave.
Pontos positivos
O grande diferencial desta ferramenta da Moz é a questão da pontuação e o que a torna uma das mais confiáveis no mercado.
A ferramenta pontua um termo em uma escala de 0 a 100, sendo que quanto maior o número, maior a dificuldade para ranquear bem para aquela palavra-chave nos mecanismos de busca.
A plataforma também exibe uma pontuação de 0 a 100 para oportunidade e potencial para as palavras-chave pesquisadas.
Além disso, ela exibe o Domain e o Page Authority das páginas mais bem ranqueadas por palavra-chave.
Pontos negativos
A desvantagem também já é conhecida: pesquisas limitadas.
Seu plano gratuito se limita a duas pesquisas diárias por usuário.
Mas, é possível ter acesso aos recursos completos na versão gratuita pelo período de teste (30 dias).
A versão paga não é lá das mais baratas (99 dólares mensais), no plano Standard.
A ferramenta é super intuitiva, você acessa o link: https://moz.com/explorer e digita o termo que você quer pesquisar.
Será necessário fazer o login para acessar.
Após ativar sua conta clicando em um link de verificação enviado para o seu e-mail, você já pode iniciar as suas pesquisas gratuitas na ferramenta (limitadas a 20 pesquisas no mês).
WordStream
O Wordstream é uma ferramenta para pesquisa de palavra-chave que oferece 30 buscas gratuitas.
Ela é muito parecida com o planejador de palavras-chave do Google, além de ser uma das ferramentas mais amigáveis ao usuário e super intuitiva na hora de realizar as pesquisas.
Assim como acontece com todas as outras ferramentas, primeiro você deve inserir uma palavra-chave.
Você também pode escolher um setor de atuação e país para refinar sua busca.
A partir daí, você terá acesso a uma lista de palavras-chave:
Dica extra: Se você estiver disposto a compartilhar seu endereço de e-mail, as palavras-chave poderão ser enviadas diretamente para a sua caixa de entrada. Mais uma facilidade da ferramenta.
Aproveite para explorar mais recursos: você pode utilizar todo o conjunto de ferramentas gratuitas disponibilizadas no site.
Conclusão
Com base na lista de ferramentas que foram apresentadas, uma coisa precisa ficar clara: você não precisará aprender a mexer em todas elas!
A intenção foi mostrar as características e os prós e contras de cada plataforma e, com isso, facilitar sua vida na hora de escolher as ferramentas que mais se encaixem com suas demandas, seja para auxiliar no planejamento de palavras-chave para campanhas ou para colaborar na produção de conteúdos para blogs ou sites.
Faça alguns testes com esses planejadores de palavra-chave e veja qual atende melhor a sua necessidade e seja mais intuitivo.