A venda é o resultado de uma série de fatores, um processo.
E é por isso que se fala tanto em nutrir e gerar leads.
Os leads são todas as pessoas que se interessaram pelo seu serviço ou produto e é através da captação e da nutrição desses leads que conseguimos gerar demanda pro time comercial.
Leads e o funil de vendas
Quando pensamos em uma estratégia de marketing digital e em todo o conceito do funil de vendas, estamos visualizando a captação de clientes através da segmentação de interesses pelo conteúdo.
Um lead adquirido é um joio que foi separado do trigo, ou seja, é alguém que possui um grande interesse naquilo que você tem a oferecer e um alto potencial de se tornar um cliente.
Acontece que nem sempre foi assim. Geralmente, o lead foi conduzido através do funil de vendas através de todos os estágios, e partiu de um problema que ele talvez nem sabia ter até o momento em que se interessou pelo produto que você oferece!
Aumente as possibilidades
O ponto da questão é que, ao direcionar seus esforços para gerar leads ao invés de captar apenas aquelas pessoas que já têm interesse em seu produto é que você consegue atingir muito mais pessoas.
Até porque, nem sempre o seu futuro lead sabe que vai ter interesse pelo seu produto! Pense em quantas oportunidades você perderia caso deixasse de considerar essa possibilidade?
De acordo com uma pesquisa feita por Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, apenas 3% das pessoas está realmente procurando por algo para comprar, e de 6 a 7% estão abertos a propostas.
Investindo em gerar leads, você consegue iniciar um relacionamento com clientes com muito potencial, mas que ainda não estão no momento de decisão! Consegue perceber a importância?
Antecipe o contato
Além disso, quando você já inicia um relacionamento com um cliente potencial antes que ele esteja no momento de decisão, você começa a gerar autoridade e demonstrar que está preocupado em resolver os problemas dele.
Afinal, não adianta apenas gerar leads, você tem que nutrir essas leads — o que significa investir em mantê-las ativas.
Elas precisam saber que você existe e você precisa, constantemente, monitorá-las para saber qual é o melhor momento para abordá-las e oferecer o seu produto.
O que significa que, quando o momento surgir — e você ajudará este momento a surgir através de conteúdos incentivadores —, você será a opção mais óbvia e justa como escolha dentre seus concorrentes.
Afinal de contas, você já estará na mente de seu consumidor! Gerar leads é uma excelente forma de atrair mais pessoas e melhorar o seu relacionamento com seus potenciais clientes!
Uma das formas de aumentar a sua base de leads é através de uma landing page poderosa! Aproveite para ler o nosso post e conhecer mais sobre como desenvolver uma landing page voltada para a conversão. Confira!