As mudanças no comportamento de compra dos consumidores afetam todos os segmentos do mercado.
Antes de efetivar uma compra, o cliente busca por informações complementares.
Os setores nos quais a venda é mais complexa, como o imobiliário, foram diretamente impactados por essas mudanças, fazendo com que muitas imobiliárias investissem em um site para a venda de imóveis visando se manter competitivas no mercado.
Ainda que muitas empresas tenham adotado o marketing digital como uma alternativa para atender as novas demandas dos consumidores, é essencial conhecer quais as vantagens desta prática para que possam ser adequadamente exploradas.
or exemplo, as pesquisas nos dispositivos móveis ultrapassaram as realizadas no desktop, o que exige que o site seja responsivo para poder atender esses usuários.
Os mecanismos de busca também estão mais preocupados com mobilidade, fazendo com que sites não responsivos sejam prejudicados nas buscas. São diversos os benefícios possíveis com a adoção de uma estratégia de marketing digital e o empreendedor deve ter em vista que diferentes estratégias proporcionam diferentes resultados, como site, mídias sociais, e-mail marketing, SEO, links patrocinados para imóveis etc.
É preciso dizer também que 60% do processo de compra de um imóvel é realizado online, dessa forma, contar com um bom site não é um "algo a mais", é fator de sobrevivência.
Fortalecimento da marca
A busca por informações, seja no mobile ou no desktop, ocorre principalmente na internet e, ao ter um site que possa atender as demandas dos consumidores, a imobiliária sai na frente das concorrentes.
Ser encontrado pelos potenciais clientes é o primeiro passo para promover um fortalecimento da marca.
Há, inclusive, estudos comprovando que quanto melhor a posição de um site no Google, melhor é a percepção do usuário com relação à empresa e à marca.
E essa posição não é alcançável com um site mal feito. Um outro ponto importante de ser citado é com relação ao design.
Um site com design elegante gera credibilidade e ótima percepção do serviço oferecido.
Sem falar da obrigatoriedade de um site com fotos de qualidade, rapidez no carregamento, informações detalhadas, etc.
Oportunidade de negócio
Consumidores interessados em alugar ou comprar um imóvel realizam diversas pesquisas na internet, desde dados sobre o local de interesse, opções de financiamento, tipos de contrato, prós e contras de tipos de residência, entre outros.
Cada nova busca é uma oportunidade de ser encontrado pelo cliente e satisfazer uma necessidade, aumentando o interesse dele pela imobiliária.
Sem um bom site, a imobiliária perde a oportunidade de ser encontrada por clientes e captar o lead.
Além disso, é preciso saber que, de todos os visitantes do seu site, apenas 10% estão em processo ativo de compras (final do funil). A maioria está em outros estágios (veja a imagem abaixo).
Se o seu site não oferecer uma boa experiência desde cedo, é grande a chance do usuário nunca mais voltar. Principalmente quando estiver pronto para comprar.
Otimização da prospecção de clientes
Além de permitir que mais pessoas conheçam a imobiliária, o site permite otimizar a prospecção de clientes por meio do conteúdo que fica disponível sete dias por semana, 24 horas por dia.
O site também deve possuir chamadas para a ação que incentivem que o usuário troque os dados dele por informações mais aprofundadas sobre o empreendimento, permitindo contados futuros com esse lead.
Confira abaixo a média de taxa de conversão e avalie em qual parte da "régua" o site da sua imobiliária está.
Agilidade no trabalho dos corretores
Com o desenvolvimento de um site para a venda de imóveis, os corretores ficam mais livres para fazer aquilo que realmente importa, que é trabalhar a venda.
Com o conteúdo e o site otimizados para preparar o consumidor para fechar o negócio, o corretor tem condições de analisar a situação desse contato e abordá-lo apenas quando houver uma propensão maior à compra, economizando tempo e agilizando o trabalho desses profissionais.
Melhor custo-benefício
Muitas imobiliárias ainda investem, majoritariamente, em mídia offline, como revistas e jornais.
Entretanto, as mídias digitais, como sites, mídias sociais e outros, permitem uma mensuração infinitamente maior do ROI obtido por meio de métricas de análise mais completas.
Esse aspecto é fundamental para mensurar o retorno e promover as realocações de verba necessárias, fazendo com que o custo-benefício da estratégia seja melhor e mais palpável.
O marketing digital imobiliário, com o suporte de um site responsivo desenvolvido profissionalmente, é uma nova oportunidade de negócio para o setor que tem visto grandes mudanças no comportamento do consumidor e precisa se adaptar a essa nova realidade comercial.
Pensando em investir em um site para a venda de imóveis do seu negócio ou em outras estratégias de marketing digital que ajudem o empreendimento a crescer de forma saudável? Adquira nosso ebook "Como vender imóveis na era digital".